Hoje em dia basta criar um produto com uma marca que caia no gosto do povo e fechar contrato com fábricas na parte mais miserável do mundo.

Nesses países miseráveis, milhares de escravos modernos vão fabricar os produtos da nossa marca por centavos em fábricas sem nome e logotipo, bem distantes das regulações e proteções, até pq ninguém quer em seu país fábricas fedorentas que apodrecem o ar, água e os corpos humanos. 



A famosa Apple faz isso com maestria de dar inveja. 

Trabalhar em fábricas com pouca automação e que devora pessoas com pouca ou nenhuma qualificação técnica? Deus nos livre!

Vocês juvenis, tem muita sorte de terem nascido nessa época em que o setor dos serviços prevalece.

Lembro até hoje do dia em que minha mãe me levou pra trabalhar na mesma fábrica que ela trabalhava.

Fiquei 4 horas diante de uma esteira, fazendo movimentos robóticos num ritmo frenético!

O local fedia de produtos químicos, poeira, barulho ensurdecedor, vibrações da cabeça aos pés que vinham de máquinas gigantescas e que com certezq danificavam o DNA das células dos nossos corpos. 

Achei um lixo aquilo, não entendi como tinha gente que passava o dia todo fazendo aquilo ou a vida toda até morrer ou se aposentar.

Deu a hora do almoço e fui embora da fábrica para nunca mais voltar, fui direto pra biblioteca municipal do bairro ler e estudar. 

Minha mãe pensou que eu era preguiçoso e não entendeu a minha "fuga" do "inferno"!

Não tem uma pessoa que trabalhou nessa fábrica em que minha trabalhou que não morreu de forma terrivel, sempre morriam de alguma molestia grave decorrente do trabalho nessa fábrica. 

Tinha também aqui no bairro, uma famosa fábrica de uma gigante química.

Meio mundo do bairro trabalhou lá, a maioria morreu de algum tipo de câncer no aparelho nasofaringeo ou pulmões. Era um fedor pestilento que emanava daquela fábrica.

Hoje no terreno abandonado dessa fábrica nem rato e insetos tem pq a terra, água e plantas estão impregnados de substâncias químicas tóxicas.

Enfim, essa fábrica química assim como muitas outras, foram embora para países da Ásia ou Eurásia.

Att Gerson Ravv