Lista de comandos básicos e mais utilizados no Linux (terminal Linux para iniciantes)


Quem já usou ou usa Linux conhece o poder devastador do poderoso Terminal Linux, operar linhas de comando poupa horas de intermináveis e irritantes cliques de mouse, sem contar que por linha de comando os processos são executados com muito mais velocidade.

Inicio hoje uma série de postagens sobre o terminal/shell do Linux com os comandos mais usados e úteis no dia a dia de quem pretende usar o Linux de forma despretensiosa e não tem o desejo de se tornar um Linux Master ou profissional do sistema, vou abordar comandos básicos que facilitam muito a vida do usuário médio que usa o sistema para trabalhar, ler, estudar ou por diversão mesmo.


Assim que terminar essa série sobre comandos Linux, vou começar outra série de textos sobre os PODERES DESCONHECIDOS do PROMPT  DE COMANDO e WINDOWS POWER SHELL do WINDOWS e o misterioso e temido REGEDIT! Aguardem que vocês vão gostar!


Você pode pesquisar por terminal em seu Linux, nos exemplos abaixo os comandos são válidos para as maiorias das distribuições, no caso em questão, recomento as distros Ubuntu, Linux Mint ou Debian para iniciantes em Linux.


Comandos básicos de Linux mais utilizados


apt-get


É um comando Advanced Packge Tool, é um gerenciador utilitário de pacotes, pode usar arquivos remotos ou instalados no equipamento para fazer atualizações ou instalações no seu sistema.

A sintaxe do apt-get seria:

apt-get (opções) (comando) (nome do pacote/arquivo)


O comandoapt-get usa lista de pacotes que verificam se os pacotes existentes no sistema precisam de atualização ou não. Por exemplo, para atualizar seu sistema, digite no terminal: 

sudo apt-get update


Sendo que SUDO seria o seu usuário "master" ou de "administrador" que vai utilizar o login e senha que você configurou durante a instalação do sistema. APT-GET o gerenciador de pacotes. UPDATE é a opção que lista os pacotes disponíveis para as atualizações.

Opções mais usadas do APT-GET


-d Baixa os arquivos e não instala deixando os arquivos na máquina para que você possa instalar depois

-s Simula a instalação de pacotes e não realiza modificações

-y Deixa setada a opção de SIM para todas as perguntas que são feitas durante o processo de instalação/remoção de pacotes: exemplo => deseja remover todos os arquivos com extensão .RPM ? Y (sim) or N (no)


Comandos mais usados com o APT-GET

dist-update Este comando atualiza automaticamente o sistema (no caso, Debian)

install Comando instala um determinado pacote que deve ser especificado pelo nome

update Comando que lista todos os pacotes disponíveis para a atualizaçãodo sistema

upgrade Comando usado para atualizar o sistema de forma segura do sistema, não instala os pacotes que podem causar conflitos e falhas nos arquivos de configuração do sistema


Exemplo: 

apt-get install (nome do pacote do navegador web)

Instalando o Firefox via repositório (Debian)

No Debian  adicionar o canal de repositório de sua preferência:


Altere o arquivo /etc/apt/sources.list, inclua a seguinte linha:


deb http://packages.linuxmint.com/ debian main upstream import

Atualize o apt-get:

apt-get update

E instale:

apt-get install firefox

O que são repositórios no Linux?


"Um repositório de software é um local de armazenamento de onde pacotes de software podem ser recuperados e instalados em um computador.

Repositórios podem ser apenas para determinados programas, como para linguagens de programação, ou para todo um sistema operacional, normalmente um sistema operacional Unix-like como o Linux. Os operadores de tais repositórios normalmente fornecem um sistema de gestão de pacotes, instrumentos destinados à pesquisa para instalar ou manipular pacotes de software a partir de repositórios.Linguagens de programação como Perl , Python e Ruby possuem repositórios que estendem a funcionalidade da linguagem de programação. Distribuições de Linux usam programas para baixar pacotes de repositórios, como apt para Debian e derivativos como o Linux Mint e o Ubuntu, yum e DNF utilizado em sistemas baseados no Fedora Linux, pacman em sistemas Arch Linux, entre outros. Como cada distribuição tem diferentes colaboradores, filosofias e motivações, seus repositórios podem ou não conter certos softwares.(1)

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Reposit%C3%B3rio_(software) 06/03/2021


Enfim, aguardem que nos próximos textos vamos nos aprofundar mais no Shell do Linux  e vamos aprender sobre como UNAME e FILTROS DE TEXTOS.






Att Gerson Ravv

Interessado em poesia, previsões apocalípticas e textos sobre nosso decadente estilo de vida moderno e miserável???

Leia agora mesmo em EDIÇÃO BILÍNGUE PORTUGUÊS E INGLÊS: TRISTEZA AMERICANA E MAL PRESSÁGIOS EM 2021 - POESIA PREMONITÓRIA SOBRE OS EUA E O MUNDO EM 2021