Para Pensar #10: desalentados ou desorientados? - blockchainsupertrader.com by Gerson Ravv

Tudo sobre TI-trabalho-dinheiro-mercado de trabalho-sistema-operacionais-computação e muito mais!

Novidades:

Post Top Ad

12 de jul. de 2020

Para Pensar #10: desalentados ou desorientados?

Conheço muita gente que está desempregada, a maioria já se arrastava em desemprego crônico muito antes da pandemia.

Se auto denominam como "desalentados ", acreditam que são vítimas do sistema que não valoriza seus esforços pois "fizeram " faculdade e hoje, não conseguem nem estágio não remunerado.  

Mas será que é isso mesmo?

Vamos examinar um fator que salta aos olhos sobre esses "desalentados".

Todos de cursos de humanas. Enquanto isso, sobram milhões de vagas para trabalhar com TI, desenvolvimento de sistemas, BI, Banco de dados, blockchain, inteligência artificial, machine learning, sistemas de automação, mineração de dados, etc.
O mundo mudou e muda a todo momento, a mentalidade de um desalentado mostra um desajuste da percepção deles sobre o atual mercado de trabalho.

Hoje a computação e desenvolvimento de novas formas de alterar o mundo físico dominam as atividades humanas.

O profissional da área de humanas precisa se adaptar a essa nova forma de trabalhar.



Não há mais a necessidade de ter um executor de tarefas simples e bem definidas, hoje o que o mercado mais valoriza e procura é aquele trabalhador que sabe usar as novas ferramentas tecnológicas na criação de novas ferramentas que solucionam problemas complexos e imprevisíveis que nada mais são do que o reflexo da atual sociedade tecnológica que apresenta uma dinâmica de mudanças ultra rápidas  nunca antes vivida pelo ser humano.

Um cara de humanas quer que o mundo pare de girar ou que gire mais devagar, pura ilusão!

Não existe mais o emprego padrão do passado que consistia em sentar a mesa e ficar carimbando documentos ou assinando papéis e tudo bem, hoje, ou você cria soluções e vai pra cima do problema ou você está fora do mercado. 

E você? É desalentado mesmo ou apenas está se iludindo querendo um mundo que não existe mais?

Att Gerson Ravv PS leiam meus livros por favor




16 comentários:

  1. Com o avanço da inteligência artificial, muitas profissões deixarão de existir e outras perderão muito mercado.
    E isso é um caminho ser volta.
    A pandemia já será um baque pro mercado de escritórios e quem trabalha de forma direta e indireta.
    Com a disseminação da inteligência artificial, muitas funções desaparecerão.
    O homem pobre precisa trabalhar duro e poupar. O emprego da época de nossos pais, que entrava numa empresa e passava 30 anos com atividades burocráticas, já não existe.

    Eu sou servidor público Federal. E mesmo tendo emprego "estável" tenho grande preocupação em ter renda passiva. Se (quando) o governo quebrar, tenho consciência que não mais terei emprego.
    Então uma renda passiva, que mantenha o básico, é uma questão de sobrevivência.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que até se adaptando ao mercado de trabalho, cada vez mais tecnològico e exigente, a maioria da população ficará sem alento. Tempos sombrios!

    ResponderExcluir
  3. Todas as areas estão escassaz, conheço gente formada em ciencias da computação, Engenharia e demais areas voltadas a tecnologia desempregadas, eu sou da area de T.I tambem, Redes e com a crise fiquei desempregado a empresa onde eu trabalhava mandou varias pessoas embora, a crise ta em todas as areas não só em humanas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, todas as áreas foram afetadas pela crise, mas quem tem formação e experiência em áreas tecnológicas como as citadas no texto dificilmente fica parado por muito tempo. Onde trabalho tem 209 vagas abertas para desenvolvimento, BI e suporte técnico mas cadê o povo realmente qualificado? Dois anos se passaram e poucos passam no processo e o salário é benefícios são ótimos, bem acima da média. Agora, o que um especialista em literatura, filosofia, oceanografia esperam nessa crise? Só desalento, não desmerecendo essas áreas, mas o mundo agora é outro, a dinâmica é outra e as necessidades são outras.

      Excluir
  4. Cala a boca, cara. Você só fala merda. É claro que a por** da dinâmica de trabalho é diferente.
    Mas tudo que existe no mundo hoje se deve a humanos, esses enquanto existirmos não saem de moda. Astronomia, oceanografia, filosofia, psicologia, até mesmo física, qual o propósito prático dessas disciplinas?
    Não há a priori!
    Nós pesquisamos e estudamos isso porque amamos entender o mundo, como funciona as coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não entendeu man. Longe de mim desprezar as áreas de humanas, eu mesno tenho formação em letras e literaturas. O que digo é que o trabalhador moderno precisa se adaptar à usar as novas ferramentas de produção e organização de informações, hoje é necessário saber pelo menos o básico de programação e saber usar de forma inteligente um computador, não importa a área da pessoa, por exemplo um pesquisador de linguística se souber o básico em Python, imagine como infinitas possibilidades de novas pesquisas e descobertas ele não poderia criar? Abraços e relaxe.

      Excluir
    2. Ou você aprende a escrever algoritmos ou vc será transformado numa máquina humana que obedece algoritmos inteligentes.

      Excluir
    3. sou de humanas(direito). não manjo nada de programação

      por onde deveria começar para saber o mínimo para não ser um idiota?

      Excluir
    4. Scant, não precisa saber programação, e outra pelas suas postagens você já gosta de tecnologia, agora há pessoas, geralmente de humanas, que tem dificuldade em lidar com tecnologia, por exemplo, sou professor em universidade, a maioria dos professores principalmente agora na pandemia tem dificuldades em sua aulas online

      Excluir
    5. bem, menos mal então

      valeu!

      Excluir
    6. Em 2009, quando cursava Letras, tive dois professores um de linguística e uma de Literatura: foram demitidos pq se recusaram a aprender a usar a plataforma web da Universidade para postar nossas notas e desempenho, odiavam computador e não sabiam sequer usar uma planilha simples no Excel. Os dois tinham mestrado em universidades tops do Brasil.

      Excluir
    7. outra geração de pessoas
      já deviam estar com o bolso cheio de grana

      Excluir
  5. A palavra chave para meu texto é ADAPTAÇÃO. Quando ocorreu o boom da revolução industrial na Inglaterra que se estendeu até a Escócia, decretando o fim da fiação manual de tecidos por tecelões, os tecelões que não se adaptaram a trabalhar com máquinas ou que se viram como força de trabalho do exército de reserva de desempregados , cobriram vastas extensões da Escócia com seus esqueletos pois morreram eles e suas famílias de fome. Triste e desumano, mas real, aconteceu.

    ResponderExcluir
  6. Ovelha doutrinada ensinando um monte de infeliz a ser mais um do rebanho, até o ano de 1900 éramos 1 bilhão de humanos, agora somos 8,5 bilhões o planeta não tem mais sustentabilidade e os mercados não vão absorver a demanda de mão de obra, golpes e violência irão aumentar no planeta inteiro e possivelmente a humanidade não vai ser da bem nessa, tudo é dinheiro pra ostentar, temos uma positividade tóxica, que não condiz para realidade e só interessa ao egoísmo de cada um, foi uma análise muito superficial do contexto!

    ResponderExcluir
  7. Formado em letras e literatura? Faz sentido Pobreta.

    ResponderExcluir

Obrigado por ler o blog! Obrigado por comentar! Show! Compre um dos meus ebooks na Amazon: "Merda Total!" e "Livro Supremo do Analista de Suporte". Att Gerson Ravv

Post Top Ad

Your Ad Spot