Para Pensar #5: o país atrasado e pobre na febre da Bolsa - blockchainsupertrader.com by Gerson Ravv

Tudo sobre TI-trabalho-dinheiro-mercado de trabalho-sistema-operacionais-computação e muito mais!

Novidades:

Post Top Ad

18 de jun. de 2020

Para Pensar #5: o país atrasado e pobre na febre da Bolsa

Estou realmente preocupado com essa febre maníaca que tomou conta do assalariado médio nacional: a febre da Bolsa. 
Somos bombardeados por todos os meios de comunicação o dia todo com mensagens de analistas, gurus, mitos e personalidades famosas dizendo sobre o mágico sistema de "ganhar" dinheiro, muito dinheiro com investimentos. 

"Ganhar", está aí uma palavra que não combina nem um pouco com a palavra "Dinheiro".

No mundo das finanças, não existe o "ganhar" mas sim o "tomar".



Lembro de um outro patrão meu, muito bem sucedido em tudo o que fazia, um verdadeiro ÁTILA REI DOS HUNOS nos negócios, ele costumava usar a metáfora: "Preciso TOMAR o dinheiro desse povo (clientes) de alguma forma mais agressiva e efetiva Gerson!".

Hoje, o que ouvimos por aí sobre dinheiro podem perceber, sempre tem a palavra "ganhar" no meio.

Milhões de canais no YouTube nascem do dia para a noite com a mesma temática.

Analistas com cara de gente recém saída da adolescência pregam entusiasmados sobre investimentos, ações, trader, lucros, dividendos e outras entidades do celestial mundo das finanças.

Desconhecidos até ontem se tornam gurus respeitados de uma massa subempregada que não deve ganhar nem dois salários mínimos mensais. 

Cursos, palestras e livros sobre investimentos  vendem como água no deserto, ninguém mais quer trabalhar, todos querem ver o DINHEIRO trabalhando para eles...

Para pensar: em um país quebrado por décadas de populismo esquerdista e liberalismo de meia tigela, com leis tributárias insanas, com uma massa de assalariados mortos de fome e microempreendedores MEI de subsistência que nunca verão seus negócios escalando para além da subsistência, até onde essa febre e entusiasmo com o mundo das finanças se sustentará?

Minha carteira de ações/investimentos  até o momento sem os tesouros e Cdbs: 



Att Gerson Ravv 





9 comentários:

  1. O lado bom disso é que as pessoas começam a dar mais valor ao dinheiro, pelo menos um amigo meu que vivia torrando o salário com mulher e bebida, depois que começou a investir fez as contas de tudo que ele gastava com coisas inúteis e mudou muito suas atitudes em relação ao dinheiro, agora ele prefere comprar 10 ações de empresa x ao invés de gastar tudo em uma noite de festa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, educação financeira é necessária no Brasil, tem muitos influenciadores que não são pilantras e inspiram e direcionam os leigos para a educação financeira. Isso é bom pois o brasileiro em geral não sabe nada e não economiza, mas também acredito que uma maioria ingênua será escalpelada, devorada por diversas razões.

      Excluir
    2. Problema do brasileiro é a preguiça de estudar, preferem comprar um curso do que pesquisar, hoje em dia tem tudo na internet de graça e ainda assim o pessoal paga, tipo o curso do enganando moura que era vendido a 1k, ai realmente um cara que ganha 2 salários compra um curso desses achando que vai ficar milionário, não tem milagre. Amigo meu comprou um curso de day trade e pegou férias para colocar em prática, estava pensando em sair do emprego e viver de day trade, pois o guru do curso garantia resultado, depois de 30 dias ele só tomou fumo, mudou de ideia rapidinho, e nem conseguiu o ressarcimento do curso.

      Excluir
  2. Eu invisto em ações desde 2010. Minha carteira se resume a basicamente bradesco, itau, elétricas, Ambev e b3. A partir de 2018 que adicionei fii de logística e shoppings na carteira. Justamente no fii que tô com prejuízo bonito.
    Sempre comprei ações no fracionário.
    Comecei com 3k que ganhei na justiça e mais 500 por mês. Hoje coloco mensalmente 1,4k, em torno 30% do salário líquido.
    Meu foco não é preço, mas renda.
    Ano passado foi o primeiro ano que o os reinvestimentos superaram os aportes.
    Tem muita gente entrando na bolsa por causa da queda dos juros. A maioria vai se ferrar, comprando empresas sem nenhum fundamento.
    Mas eu sinceramente estou preocupado em ter uma renda de fontes diversificadas a longo prazo.

    ResponderExcluir
  3. brasileiro é burro
    sempre foi assim
    não vai mudar
    educação aqui é tratada como lixo
    a elite sabe lucrar com a ignorancia alheia


    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalho com uma pessoa que "investiu" 200 k em um fundo de banco, típico fundo criado só para especulação irresponsável e crash mesmo, fundo que venceria em 15 anos e não renderia muito pelas estimativas, pois não é que um ano depois o pobre homem precisou pegar esse dinheiro e perdeu praticamente 90 k ou mais já que havia uma cláusula no contrato que mostrava isso. Educação financeira é fundamental para não cair no papo de gerente de banco.

      Excluir
    2. Isso é sério ? Coitado do sujeito ! R$ 200.000,00 não é pouco dinheiro !
      Gerson sabe dizer qual a fonte desse dinheiro ?

      Excluir
    3. Foi uma rescisão de uma empresa em que ele trabalhou por 30 longos anos. Imagina vc como o cara ficou depressivo. Até envelheceu do dia pra noite.

      Excluir

Obrigado por ler o blog! Obrigado por comentar! Show! Compre um dos meus ebooks na Amazon: "Merda Total!" e "Livro Supremo do Analista de Suporte". Att Gerson Ravv

Post Top Ad

Your Ad Spot