Sem habilidades sociais você será triturado - blockchainsupertrader.com by Gerson Ravv

Tudo sobre TI-trabalho-dinheiro-mercado de trabalho-sistema-operacionais-computação e muito mais!

Novidades:

Post Top Ad

6 de out de 2019

Sem habilidades sociais você será triturado

A importância de desenvolver habilidades de comunicação e sociabilidade


Todos nós sabemos da importância de ter uma boa comunicação com os outros, sem o desenvolvimento da fala, comunicação e sociabilidade o ser humano jamais teria evoluído.

É comum ler aqui na blogosfera relatos de leitores que dizem que não possuem o dom da sociabilidade, não se sentem bem no meio de falastrões e gente comunicativa em geral.

Alguns ingênuos sonham em estudar engenharia ou qualquer área da TI para não ter que lidar com humanos e somente mexer e interagir com "máquinas" e objetos...

Grande ilusão e ingenuidade! Em qualquer área ou meio, sempre teremos que nos comunicar com outras pessoas envolvidas nos projetos e atividades da empresa.

A Teoria da Comunicação diz que apesar de tão antigo, o ato de falar, de comunicar, é tão complexo e delicado que um simples ruído entre interlocutor e ouvinte pode distorcer completamente a mensagem e causar problemas de compreensão e interação. 

Porque os tagarelas e falastrões são tão valorizados no mundo corporativo? Vou contar para vocês: por causa de um negócio chamado de REDUNDÂNCIA.

Na teoria da comunicação, redundância significa:

"Redundância é todo elemento da mensagem que não traz nenhuma informação nova. Um recurso para chamar a atenção e neutralizar possíveis ruídos que sendo assim, deve ser repetido as frases ou informação julgadas essenciais para o receptor" 

Entre a pessoa que fala e a pessoa que escuta, podem ocorrer ruídos ou incidentes que podem fazer a mensagem ser alterada, portanto, quem fala mais, tende a repetir a mesma mensagem de diferentes formas fazendo com que a comunicação tenha menos chances de ser perdida.



Ninguém gosta de caladões e esquisitões: a importância da linguagem corporal


Mas nem só de comunicação verbal oral nos comunicamos nas empresas e na vida em geral, antes de abrir a boca ou digitar uma mensagem de e-mail ou whatsapp, nós enviamos mensagens com nossos CORPOS, a linguagem corporal, a postura, acaba dizendo muito sobre nós.

Um betoso todo travado, rígido e caladão, naturalmente vai causar um pré bloqueio de entrada de comunicação nas outras pessoas, isso é terrível pois isso vai afundando o pobre beta caladão num buraco.

Produtividade é importante mas não é 100%

Sabemos que pessoas caladonas, mais introspectivas no geral, podem ser mais produtivas que os tagarelas, mas como vimos acima, a comunicação humana é muito mais que palavras faladas e escritas.

Mas hoje em dia, com o avanço das tecnologias de comunicação e  automação otimizando nossas atividades diárias quase ao nível robótico, o elemento humano está cada vez mais valorizado ao contrário do que se pensa no senso comum. 

O elemento humano com QUALIDADE DE COMUNICAÇÃO E SOCIABILIDADE está cada vez mais sendo procurado dentro das empresas: não adianta a pessoa querer se igualar com as máquinas e sistemas autômatos: como a maior parte do trabalho pesado e enfadonho está sendo feito por máquinas e sistemas inteligentes, o fator humano é fundamental para o sistema continuar evoluindo.

Agora, praticamente supervisionamos máquinas e sistema inteligentes, um clique e colocamos para funcionar milhões de funções que nossos antepassados levariam séculos para concluir, máquinas e sistemas só conhecem a linguagem de máquinas, só interpretam cliques, daí a importância de ter um empregado que saiba se comunicar com qualidade e eficiência com seus COLEGAS DE CARNE, OSSO, CARBONO e PENSAMENTOS.

Hoje, dentro de um empresa moderna, a interação eficiente entre os agentes que operam sistemas, é a peça chave que determina o sucesso ou fracasso de um empreendimento.

E infelizmente, os seres humanos modernos estão perdendo suas habilidades de comunicação orgânica e interação social, observe ao seu redor as pessoas conversando: parece mais um monólogo, falam mas não se entendem! Enquanto um fala o outro nem presta atenção ou interpreta tudo distorcido.

Tanto o que fala pouco mas produz muito quanto o que fala muito e  produz pouco, são completamente irrelevantes dentro de uma empresa moderna que busca resultados que partem de uma sinergia (união) de todas as partes envolvidas nos processos diários em busca de lucros. 

Uma falha na comunicação e lá se vão MILHÕES para o esgoto da improdutividade.

Uma empresa hoje apenas reflete a nossa época: hoje precisamos de GESTORES de máquinas e sistema e de si mesmos que tenham alta capacidade de comunicação eficiente e sociabilidade com os outros.

Estamos perdendo nossa capacidade de nos entendermos 


Observei esse fenômeno da deterioração da capacidade de comunicação eficiente em diversas empresas em que estive: setores falhando na comunicação interna entre os gestores por pura falta de capacidade de interpretar um simples memorando, e-mail ou discurso de planejamento em reuniões.

São vários fatores que contribuíram para essa perda da qualidade da comunicação nas últimas décadas: fim do modelo de família que conhecíamos, sucateamento das escolas, avanço das redes sociais que usam mais recursos áudio visuais em detrimento da escrita, exaltação de um estilo de vida individualista e avanço das tecnologias de entretenimento e embotamento da massa, a falta de ênfase na importância da literatura e filosofia nas escolas públicas e privadas, cursos de ensino superior de péssima qualidade.


Conclusão 


Sem habilidades sociais e de comunicação, você betinha, seja você falastrão comunicativo que produz pouco ou você betinha caladão que produz muito, em qualquer caso, se você não se adequar ou desenvolver um comportamento mais equilibrado, você será TRITURADO em qualquer área ou meio em que estiver.

A maior parte das pessoas muito introspectivas sofre muito por sequer desconfiarem que podem ter alguma condição mental que a leva a ter esse tipo de comportamento tão REJEITADO na sociedade.

Se você é muito ansioso, inseguro ou suspeita que sofre de fobia social, BUSQUE AJUDA para se livrar desse SOFRIMENTO, sei que é ruim demais RASTEJAR desse jeito pela vida. Vá ao médico, se for pobre, procure orientação na unidade de saúde mais próxima do SUS ou algum ambulatório de hospital universitário de psicologia. Nunca é tarde para VIVER melhor, existe tratamento para esses problemas.

Se você fala demais, é falastrão ao extremo, não consegue parar quieto, você também pode ter uma condição mental que está sendo prejudicial para você: HIPERATIVIDADE também tem controle e buscando ajuda você poderá ter uma qualidade de vida melhor e mais produtiva.

O ser humano é muito complexo e ter uma boa comunicação e uma boa sociabilidade fazem a diferença em nossas vidas.

Att Gerson Ravv









11 comentários:

  1. Interessante, Gerson. Cada vez mais as habilidades sociais, empatia, etc. Serão valorizadas, em detrimento de habilidades técnicas (não que não seja importante, pois a meu ver você gerencia melhor um sistema ou uma máquina quando você a entende). Hoje acho que temos que buscar melhorar principalmente nestas áreas: social e criatividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é o profissional ter o perfil com boas habilidades técnicas e boas habilidades sociais, e principalmente ter muita criatividade e rapidez de ação.

      Excluir
  2. Sou tudo que você disse que a pessoa não deve ser. Não tenho habilidade social nenhuma mas eu venci. Sabendo que nunca venceria participando de testes na iniciativa privada que degradam a pessoa investi em estudar e passei em um concurso público federal (onde estão os melhores salários) sou professor de um Instituto Federal. Professor recebe menos até na área federal e isso é fato mas como sempre gostei de despertar as pessoas para o caminho correto me tornei professor de Matemática. O que eu fiz depois disso? Não me acomodei, pois nós sabemos que nem funcionário público tem garantia alguma. Basta ver os funcionários do Estado do RJ que ficaram sem receber salários. Eu comecei a guardar 80% de tudo que eu ganhava isso mesmo 80% e, às vezes, 90%. Esse dinheiro me deu renda passiva trabalhando no meu lugar e hoje trabalho por gostar e não por precisar. No local que trabalho a maioria e socialista-comunista e nem na sala dos professores eu piso. Cumpro as regras, dou minhas aulas, desperto alguns alunos para verdade e sigo em frente. Não sou sociável e vivo no meu mundo próprio. Então veja que você pode se manter firme no que acredita sem vender sua alma para o inimigo. Bons investimentos e vida que segue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iniciativa privada é outro mundo, são outras regras, protocolos de conduta e rotinas que levam muito em conta a sociabilidade e produtividade do empregado. Nas áreas técnicas por exemplo, foi se o tempo em que bastava manjar muito de algo e passar o resto da vida profissional quietinho em seu cantinho só produzindo, se alguém hoje insistir em fazer isso na iniciativa privada vai ser triturado, até pq o modo como manipulados dados s informações mudou muito, as ferramentas mudaram e o foco hoje em dia é a comunicação "orgânica ".

      Excluir
  3. Esse pais esta na lama esse governo esta destruindo tudo não adianta nada ser comunicativo ou ser um manjador de tudo em T.I com o Bolsonaro acabando com tudo nen economia temos mais, aceite Gerson o Brasil não tem jeito e colocamos no poder quem vai terminar de enterrar esse pais. o jeito é ser q nem eu ñ sair de casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem assim, apesar do Bolsonaro ser uma figura horrenda, pelo menos ele exterminou várias burocracias inúteis, está dando abertura para várias iniciativas produtivas e acredito que em pouco tempo o crescimento econômico volta. Abraços man.

      Excluir
  4. A comunicação mudou a minha vida, me fez adquirir melhores experiencias profissionais, mais conhecimentos na faculdade, eu agora puxo papo com meus colegas de faculdade e com o professor e estou aprendendo muito em T.I, segui um conselho seu estou cursando tecnólogo em redes de computadores (tive que mudar de curso minha turma de sistemas pra internet desistiu a maioria desistiu ficou só eu e mais 3 a facul não quis mais um semestre) abri mão de um emprego fixo por um estágio até pedi conselho seu nisso e valeu muito a pena nunca tive experiência na area de T.I antes e estou gostando agora fazendo na pratica e estou aprendendo muito, pergunto no estágio quando tenho dúvidas para meus colegas, ajudo e sou ajudado, crio networking enfim a comunicação muda a vida tanto profissional quanto falei quanto na área pessoal, minha vida em família e no namoro melhorou muito, parabéns pelo ótimo texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só quem nasceu com tendências a misantropia e fobia social (meu caso), sabe como é torturante rastejar na vida com essas dificuldades. Já fui muito introspectivo e ODIAVA ser assim, pensei que nunca conseguiria me libertar dessa prisão condicionada pela genética e criação mas felizmente com força de vontade e ajuda MÉDICA hoje vivo bem e me sinto ótimo ao interagir com os outros.

      Excluir
  5. Discordo em partes do seu texto. O fato de um homem ser mais calado e reservado não significa necessariamente que ele seja um inábil social, que não saiba falar e se expressar. O comportamento quieto e reservado é apenas um traço de personalidade, forçar uma mudança para se adaptar as expectativas de outros, gera mais sofrimento do que o oposto.

    Na verdade essa supervalorização do tagarela social que fala até pelos dedos do pé em detrimento de caras reservados produz muito mais injustiças do que benefícios. Já vi falastroes trabalhando em funções extremamente técnicas como programação porque as empresinhas tão humanizadas dobram os joelhos pra esses tipos. Já pude comprovar na prática que esses seres não tinham condições de estar nessa função, ou seja, péssimos profissionais que sabem levar todo mundo na conversa. Também já vi gerentes e diretores que não sabem porra nenhuma do negocio mas nas reuniões falam mais alto, ligam o gerador de lero lero e saem como entendedores do assunto colocando a peãozada pra trabalhar no lugar deles. Não tem como eu achar isso justo.

    Simplesmente mazelaram a área de TI com essas teorias de humanização do trabalho e lida com pessoas. Uma área que necessita foco e seriedade na rotina diária foi invadida por pessoas despreziveis, tagarelas e todo tipo de gente baixa e imoral destruindo completamente o ambiente de trabalho. E essas pessoas ainda acabam sendo elogiadas pelo comportamento animalesco como eu vi recentemente.

    Não estou defendendo a não comunicação, pelo contrário, defendo comunicação efetiva com foco nos problemas e rotinas. Informar algo de forma efetiva sem tagarelice e babaquice é um sinal de boa comunicação, maturidade e bom uso do nosso idioma. O comportamento tosco devia ser desprezado mas infelizmente é valorizado e muito na nossa República do bananal.

    Abraços e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comportamento tosco não prospera, principalmente na iniciativa privada em que os LUCROS estão acima de tudo e todos, infelizmente, a alta extroversão é hipervalorizada, até hoje vi poucos casos em que um falastrão foi promovido mas foi questão de semanas para ser demitido quando as métricas de produtividade e assertividade saíram. Ser introspectivo e reservado nesse nosso país tropical infelizmente é sinônimo de DOENÇA MENTAL ou distúrbio de personalidade, o ideal é trabalhar em empresas que dividem as equipes valorizando essas duas habilidades colocando como gestores os extrovertidos e colocando como técnicos executores os introvertido.

      Excluir
  6. Gerson eu fui em uma palestra sobre Industria 4.0 em que o palestrante disse que a forma como conhecemos o trabalho será tomado pelas maquinas e inteligencia artificial no qual os seres humanos terão que se adaptar aos novos tempos, que a estabilidade não vai mais existir profissionalmente e ele deu exemplo do novo Uber Works que surgira como trabalhos temporarios e ele citou exemplos de que os empregos do futuro serão desruptivos, tipo ser Youtuber, disse que até mesmo pessoas de humanas terão que ter nossão de programação, fale um pouco sobre isso, se possivel escreva um artigo sobre suas considerações para esse mundo do futuro e como se preparar para ele

    ResponderExcluir

Obrigado por ler o blog! Obrigado por comentar! Show! Compre um dos meus ebooks na Amazon: "Merda Total!" e "Livro Supremo do Analista de Suporte". Att Gerson Ravv

Post Top Ad

Your Ad Spot