Home Office - Liberdade ou Ilusão? - blockchainsupertrader.com by Gerson Ravv

Tudo sobre TI-trabalho-dinheiro-mercado de trabalho-sistema-operacionais-computação e muito mais!

Novidades:

Post Top Ad

10 de set de 2019

Home Office - Liberdade ou Ilusão?

Minha opinião sobre trabalhar no Home Office

Olá amigos, hoje vou dar minha opinião sobre a modalidade de trabalho moderna conhecida como Home Office.

Estou prestando serviços nessa famigerada modalidade "Home Office", que para quem não sabe, nada mais é do que trabalhar de casa...

Antes de ter a experiência de trabalhar de casa, eu pensava que seria muito legal, descolado e super interessante: já pensou? ficar no conforto do meu lar bem longe da supervisão de chefes, fazendo meu trabalho quietinho, sossegado, tomando sorvete e assistindo vídeos? Livre de trânsito e stress!

Mera ilusão! A primeira vez em que trabalhei de Home Office foi em 2014: simplesmente DETESTEI! A empresa em questão era muito enrolada, processos engessados, equipe desmotivada e para piorar, na época eu estava sem nenhum computador que tivesse o Windows (a empresas em questão só usava programas que rodavam nesse sistema).

Eu quando meu gestor falou que eu iria passar 3 meses fazendo HOME OFFICE


Trabalhar de casa na verdade, para que seja uma atividade produtiva e tranquila, temos que ter alguns pontos como:

1-ter estrutura de comunicação eficiente para a atividade: ter uma banda larga estável e ultra-rápida é muito importante para desenrolar um trampo sem dor de cabeça, esse ponto eu tenho, não posso reclamar, a banda larga aqui de casa é ultra rápida e muito estável, em 13 anos que estou como cliente da NET só tive problemas uma única vez.

2-ter estrutura de ambiente ou local: uma mesa, uma cadeira confortável e um notebook potente são importantes, mas mais importante ainda é usar esses móveis e equipamentos num local ISOLADO e calmo, local que de preferência seja afastado dos cômodos da casa e possa ser trancado por dentro. Isso também não posso reclamar, tenho tudo isso.

3-morar sozinho ou conviver com pessoas maduras: agora o que mais pesa pra mim: as pessoas com quem convivo no dia a dia não possuem maturidade suficiente para entender que apesar de eu estar ali em casa, na verdade eu estou TRABALHANDO!

Pois é amigos! Não é fácil não fazer Home Office se você tem ao seu redor pessoas sem noção que não entendem que Home Office é um trabalho como qualquer outro. Eu particularmente sou infernizado por tudo e todos quando estou trabalhando de casa: é minha mulher que quer conversar, é minha filha que quer atenção, filhos do outro lado do globo ligando nas horas mais inadequadas ou tensas, meu pai tocando guitarra ou batendo na porta me chamando para ver não sei o quê, vizinhos sem noção que me chamam a todo momento, parentes e amigos que surgem do nada fazendo visitas surpresas e outros problemas... 

Tem dias que após levar minha filha na escola, subo na laje e puxo a escada junto comigo e fico lá sob uma pequena cobertura entre a laje e o telhado, fico praticamente dentro de um mini sótão, só eu e meu notebook trabalhando em PAZ. Pelo menos lá ninguém fica batendo na porta me irritando.

Realmente o pessoal que nunca trabalhou em empresas que lidam com informação, desenvolvimento e outras áreas da TI não tem muita noção sobre essa modalidade inovadora que nos liberta do trânsito, stress de passar horas em engarrafamentos e que economiza horas e horas das nossas vidas: realmente é gratificante quando dá o horário ou terminamos o trampo e basta fechar o notebook, sair do Skype corporativo e já se ver relaxando no sofá de casa! Muito bom!

Por sorte, vou voltar para a modalidade presencial em breve, mas por enquanto vou fazendo meus dribles nos chatos de plantão.

E não deixem de acompanhar minha página de autor lá na AMAZON! Em breve o novo E-BOOK:
"Comendo o furico da Angelina: o Beija-Putha - Uma Saga Diabística"


Att Gerson Ravv


12 comentários:

  1. vou deixar meu relato sobre HO.
    Sou servidor público federal e tenho a oportunidade, se quiser, de trabalhar em casa. MAS, se trabalhar em casa você tem que produzir 30% a mais. Ou seja, um projeto que fosse para ser realizado em 10 dias, você teria 7 para concluir em casa. Mais ou menos isso.
    Pois bem. Peguei 4 HO seguidos. O primeiro uma maravilha. O segundo já senti um pouco a pressão do prazo. No terceiro terminei na pinta.
    Aí no quarto eu terminei também no último dia, sem descanso algum. Tive que trabalhar inclusive no fim de semana (ainda tem quem diga que servidor públio não trabalha).
    Enfim, na minha opinião não vale a pena. Pelo menos nos moldes atuais.
    Acho que tanto o servidor como a administração ganham quando o servidor opta pelo HO. Sendo assim, não justifica exigir maior produtividade do servidor, já que ao trabalhar em casa, a administração já ganha por não ter gasto com o servidor (água, luz, café, papel etc).
    Tenho colegas que pegam HO e viajam (logicamente trabalham durante a viagem). Mas, eu não consigo. Eu só sossego quando termino o trabalho. Enquanto não termino fico estressado. Só penso na porcaria do projeto que tenho que concluir.
    Já no serviço, tenho mais tempo e menos stress. Saio da sede e posso me desligar totalmente do serviço, já que o tempo de entrega é bem tranquilo.
    Já faz dois meses que fico na sede.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui assim também, nos primeiros meses ficava hiper concentrado no home Office e até ficava ansioso, agora: jogo vídeo game, como e bebo ao mesmo tempo em que trabalho.kkkkk! Show!

      Excluir
  2. Então Gerson, para você o problema do home office são as distrações domésticas... Mas e em relação à empresa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da empresa, na atual não tenho do que reclamar pois tenho 100% de autonomia em relação as atividades e decisões, agora trabalhar para empresas que são engessadas, que tiram sua autonomia e vc ainda fica dependente de autorização pra acessar dados e quem da autorização parece que nunca lê o Skype, e-mail e nunca atende o telefone, daí vira um inferno o home Office.

      Excluir
    2. Entendi. Eu imagino que outra coisa ruim do home office em relação às empresas é a questão do aumento da cobrança, como o colega acima relatou sobre o serviço público. Você se torna o famoso "Jaque": já que você não pega trânsito, faça x y e z. Já que você está confortável em casa, vou te ligar às 22h30 pra te passar mais um projeto, etc. Você tem esse tipo de problema?

      Excluir
    3. Ah, não, no meu caso as atividades são bem definidas, nada de ficar assumindo responsabilidades dos outros ou metas para produzir em dobro, deu o horário só fecho o notebook e vou cuidar da vida pessoal.

      Excluir
  3. Gerson, você tem muitas certificações na area de T.I? estou super desmotivado na area pois as empresas exigem varias certificações e quando você vai pesquisar o preço da certificação gira em 2000 reais (fora cursos preparatórios) conte um pouco sobre certificações na area de T.I, estou concluindo a faculdade em sistemas e estou vendo que faculdade não prepara pro mercado e se eu não for ligeiro vou ficar é desempregado na area

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma apenas, e muitos e muitos treinamentos e cursos. Aliás, voltei pra faculdade!

      Excluir
  4. Gerson é verdade que você foi ameaçado pelos haters do blog do PD?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recebo ameaças todo dia de anônimos aqui no meu blog mesmo. Sei lá, pessoal online tá meio agressivo em 2019. Bons tempos os anos 90 na época da chegada da web no Brasil.

      Excluir
  5. tudo é questão de sorte
    já tive HO no serviço publico e foi tudo de bom
    mas estava em um orgao tranquilo

    abs!

    ResponderExcluir
  6. Trabalho em HO desde 2008. Não pretendo colocar o pé em um escritório nunca mais.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado por ler o blog! Obrigado por comentar! Show! Compre um dos meus ebooks na Amazon: "Merda Total!" e "Livro Supremo do Analista de Suporte". Att Gerson Ravv

Post Top Ad

Your Ad Spot