O que estudar para processos seletivos na área de desenvolvimento - blockchainsupertrader.com by Gerson Ravv

Tudo sobre TI-trabalho-dinheiro-mercado de trabalho-sistema-operacionais-computação e muito mais!

Hot

Post Top Ad

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

O que estudar para processos seletivos na área de desenvolvimento

Matérias e assuntos que caem em provas de processos seletivos para vagas de estágio de programador júnior ou iniciantes em programação


Esse texto aqui é dedicado especialmente para a galera que está matriculada em algum curso que envolve ciência da computação, análise e desenvolvimento de sistema ou outro qualquer semelhante.

Sei por experiência própria que a faculdade realmente não prepara o aluno para o mercado de trabalho, se bem que isso não é o objetivo de um curso superior: faculdade ou universidade devem apenas ensinar o método científico de pesquisa, coleta de dados e sistematização do conhecimento, só.

Como sabem os leitores do blog, já estagie e trabalhei na área de desenvolvimento mas realmente não gostei do que encontrei por aí nas "fábricas de softwares" e empresinhas metidas à Startups...

Não sou mais programador e na verdade, nem sei como se chama o que faço atualmente pois envolve fragmentos, conhecimento e ações de diversas áreas da TI, estou mais para um tipo de consultor que também põe a mão na massa.

O que posso dizer sobre a função de desenvolvedor ou programador hoje em dia? Precarização é apelido: as empresas que contratam como CLT pagam mixaria e cobram demais, as que contratam como PJ são mais enroladas que cabelo de brioco e também pedem muito e pagam de menos, para um programador por mais produtivo que seja, só restam brigar na faca com outros programadores para pegar projetos ruins com prazos apertados que duram pouco tempo e  que não acrescentam nada no curriculum: os projetos brasileiros nessas empresas são uma piada, nem de longe existe inovação ou algo que seja realmente interessante.

Enfim, espero ajudar os colegas estudantes que ainda estão em busca de um estágio ou vaga como programador iniciante, segue abaixo as matérias e assuntos que vocês devem estudar antes de ir para um processo seletivo na área! Boa leitura amigos!



LÓGICA

A principio os leigos pensam que para trabalhar com programação ou desenvolvimento é necessário ser expert em alguma linguagem de programação manjada como C, C++, C# ou Java.

Esqueça isso! O que é mais importante é possuir uma forte noção de lógica tradicional e matemática.

Lembrando que a lógica será a base para que possa escrever algorítmos.

O que mais cai nas provas dos processos seletivos são problemas de lógica formal e matemática. Arrume livros sobre lógica e pratique sem parar os exercícios que estão lá até decorar mesmo, com certeza na prova que você vai fazer vai cair vários desses problemas idênticos.

Exemplo:

"Era uma vez um fazendeiro que foi ao mercado e comprou um lobo, um carneiro, e uma alface. No caminho para casa, o fazendeiro chegou à margem de um rio e arrendou um barco. Mas, na travessia do rio por barco, o agricultor poderia levar apenas a si mesmo e uma única de suas compras - o lobo, o carneiro, ou a alface.Se fossem deixados sozinhos em uma mesma margem, o lobo comeria o carneiro, e o carneiro comeria a alface.O desafio do fazendeiro é atravessar a si mesmo e as suas compras para a margem oposta do rio, deixando cada compra intacta
. Como ele fará isso?"

Fonte do trecho acima: https://pt.scribd.com/doc/73201109/Problema-Do-Fazendeiro

ALGORITMOS

A lógica de programação é escrita por meio de algoritmos, estude muito sobre algoritmos e treine bastante escrevendo algoritmos se inspirando em atividades do seu dia à dia. 

Um algoritmo pode ser descrito como um tipo de "receita de bolo" com passos à serem seguidos em ordem lógica, por exemplo:

"Algoritmo para tomar um fora profissional de uma garota 10/10 na balada"

1- Fique de longe com seu shape de grilo desnutrido secando a garota

2-Vá até o bar da balada

3-Encha a cara de catuaba barata para tomar coragem pois sabe que nasceu feio, pobre e emasculado

4-Vá para a pista de dança simulando uma dançinha que mais parece um ataque epilético

5-Aproxime-se da garota 10/10 com seu jeito sem graça sabendo que não dança po##a nenhuma e está parecendo um bocó

6-Chegue no ouvidinho dela e diga o quanto ela é linda e convide ela de cara para ir em um local mais calmo

7-Escute dela um "Não estou a fim ficar com ninguém hoje, só quero curtir a vibe da balada." 

8-Se afaste mas fique de olho na garota

9-Veja um alfa-cafa bombado arrebatar a garota com um beijo roubado enquanto a carrega para uma dark room hétero da balada com ela sorrindo

10-Fora tomado - volte para a blogosfera da Real para se lamentar nos comentários 

Livro escrito por minha professora de Geometria Analítica 
do curso de Ciência da Computação, essencial para quem quer programar games como um profissional e não como um arrastador de mouse em IDES infantis


ESTRUTURA DE DADOS

Apesar de muitos estudantes destetarem a matéria de estrutura de dados, ela é importantíssima na área de desenvolvimento, até porque os computadores ainda são muito primitivos e só fazem uma ação de cada vez. 

Estude muito sobre PILHAS, FILAS e LISTAS.

Com certeza vão cair problemas como a Torre de Hanoi, estude muito esse problema! Pesquise também sobre problemas envolvendo FILAS E LISTAS.

Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_de_Hanói

Link: https://www.dcc.fc.up.pt/~fds/aulas/EDados/1314/Apontamentos/listas-1x2.pdf

BANCO DE DADO RELACIONAL E SQL

Procure saber pelo menos o básico sobre SQL e bancos de dados relacionais. Com certeza você vai fazer uma provinha recheada com questões sobre comandos de SQL.

Tem material de sobra na WEB para quem deseja aprender um pouco ou muito sobre SQL e banco de dados relacional.

Pesquise e estude sobre DML, DDL, DCL, DTL e DQL. 

Procure entender e DECORAR o que são: cláusulas, operadores relacionais e operadores lógicos.  

MATEMÁTICA BÁSICA

Pois é amigão! Você pensando que estaria livre da matemática no mundo da programação! Pois você sabia que Computador vem de "computar" que significa "contar"? A matemática será uma companheira constante em sua vida amiguinho.

Com certeza vão cair muitos exercícios de matemática básica como multiplicação e divisão com 2,3 e até 4 dígitos. Prepare-se! Se você teve uma educação básica de me#dha você tá lascado!

Estude e pratique muito! Pesquise sobre fatoração, exponenciação e conjuntos numéricos também. 

Dica: estude um pouco sobre vetores pois já participei de processo que caiu exercícios sobre vetores por conta de arrays em programação e por aí vai.

CONCLUSÃO 

Dificilmente para as funções de estagiário ou programador iniciante júnior uma empresa vai cobrar nos testes algum conhecimento prévio sobre alguma linguagem de programação como  C, C++, C#, Java, etc. 

O mais importante para um iniciante sem experiência formal é ficar expert em lógica, matemática e estrutura de dados que são a base para saber programar em qualquer linguagem. 

Estude muito, se destrua praticando os exercícios que você encontra em milhões de sites de graça por aí. Espero que com essas dicas eu possa ter ajudado quem sonha um dia entrar para a área de programação. Sei que esse será mais um texto "técnico" que com certeza terá poucos leitores, mas para aqueles que se interessam pelo assunto, fiz de boa vontade esperando alertar sobre o que estudar antes de ir para o processo seletivo.

Att Gerson Ravv



12 comentários:

  1. Recomendo fazer o estágio em uma empresa de médio ou grande porte. Isso conta muito em um processo seletivo, mesmo que você não tenha feita porra nenhuma no estágio e não saiba programar direito. Fazer network e participar das macacagens das empresas também contam muito.

    Ri muito com o algoritmo.

    " Não sou mais programador e na verdade, nem sei como se chama o que faço atualmente pois envolve fragmentos, conhecimento e ações de diversas áreas da TI, estou mais para um tipo de consultor que também põe a mão na massa.
    "

    Pensei que você tinha abandonado a área de TI. Consultor seria o cargo que somos obrigados a aceitar após os 40 anos para não sermos expulsos do mercado de TI?!??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois dos 40 a saída é ser professor de alguma matéria da área ou prestar consultoria para pequenas empresas que não são de TI e que necessitam de melhorias em seus sistemas de informação. É isso ou morrer de fome. Ainda estou fora do mercado descansando, estou sendo muito exigente pois até o momento só apareceu empresa ruim com propostas mais ruins ainda tanto no CLT quanto no PJ.

      Excluir
  2. Linguagens de programação tem que aprender sozinho, seja por cursos, video aulas, infelizmente a faculdade não dá o conhecimento necessário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo man, no YouTube mesmo tem milhões de tutoriais Free e completos, se tivesse isso no meu tempo de criança hoje seria um Deus da Programação ou da TI. Hoje não tenho mais tempo, paciência ou cérebro pra isso.

      Excluir
  3. Sei que é off, mas queria saber se isso aqui é válido, ou se é mais um daqueles esquemas de youtuber pra ganhar dinheiro:
    https://www.youtube.com/watch?v=HKp-r0eTK9U

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconfie, tudo que vem desse cara, boa coisa não é. Esse canal desse cara dissemina desinformação e ódio. O sujeito tem o intelecto de um moleque simplório de quinta série.

      Excluir
    2. Que é isso tetinha, gosto do seu blog mas pareceu agora um fanático a esquerda falando em "ódio". Prefiro um Nando Moura do que qualquer youtuber bobalhão vomitando senso comum ou fazendo vídeos idiotas pagando de intelectual isentão e humanista. É um dos poucos que colocam o dedo na ferida e falam a verdade, doa a quem doer.

      Excluir
    3. Estudei muito o marxismo mas não sou adepto da esquerda (sou cria do Chabad Judaico apesar de não ser judeu, sou 100% contra comunismo), Nando Moura é doente mental, um sociopata, é visível isso nos discursos dele. Ele enfeitiça os jovens por conta do maniqueísmo e violência verbal de seus discursos apelativos. Ele é apenas um boyzinho filho da moribunda classe média antiga, mora numa zona nobre de Embu das artes e paga de moralista cristão mas não passa de um espertalhão.

      Excluir
  4. Você tem dicas para quem estuda redes de computadores, não quer ser programador mas quer trabalhar com redes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estude o que cai nos processos seletivos: DNS, DDNS, imap, pop, cloud, IPv6, ipv4, portas pouco usadas, portas usadas por bancos de dados, Cisco, Nmap, Mikrotik, padrão de ips de rede Lan, wan, etc. Firewall, iptable, Sonic Wall, etc.

      Excluir
  5. Sem palavras para expressar e agradecer pelo seu trabalho nesse blog, estou com 28 anos e sempre gostei de tecnologia, agora resolvi tomar um rumo na vida, não sou bom em exatas, mas quero sem sobra de dúvida entrar no mundo da programação.
    Alguma dica de curso superior? Estou pensando ciência da computação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado man! Para quem tem facilidade com cálculos e gosta de teoria recomendo Ciência da Computação, agora para quem tem dificuldade com exatas e curte mais a parte prática recomendo Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Uma dica: sempre tive dificuldade com matemática e fui atrás de professores particulares e fiz Kumon por 3 anos, valeu muito a pena! Abraços e sucesso man!

      Excluir

Comentários liberados, porém, se exagerar e postar discursos de ódio, preconceitos e spam vai levar bam! Att Gerson Ravv

Post Top Ad

Your Ad Spot