Formado, ferrado e mal pago! O mercado de trabalho moderno: subemprego e exploração garantidos! - blockchainsupertrader.com by Gerson Ravv

Tudo sobre TI-trabalho-dinheiro-mercado de trabalho-sistema-operacionais-computação e muito mais!

Hot

Post Top Ad

domingo, 3 de junho de 2018

Formado, ferrado e mal pago! O mercado de trabalho moderno: subemprego e exploração garantidos!

Uma visão realista, porém, pessimista dos empregos modernos, geração nem-nem, empreendedores de crise e outras reflexões 


Olá meus 30 leitores fiéis do blog! Vou deixar de lado a continuação do texto anterior pois estou com uma reflexão pesando na minha mente e preciso compartilhar com vocês, até porque ultimamente eu que sempre fui otimista venho entrando em uma vibe pessimista e depressiva... 

Essa greve dos caminhoneiros que tivemos é só um reflexo do quanto o país está decadente em termos de condições financeiras. Fiquei realmente deprimido vendo o semi-caos aqui em São Paulo que essa greve causou apesar de ser a favor.

Vemos a mídia todo dia nos bombardeando com notícias de que cresce o desemprego e que são mais de 40 milhões de desempregados no Brasil, mas o que vejo, pelo menos na minha área (TI, tecnologia da informação e suas ramificações), realmente vejo que REALMENTE SOBRAM VAGAS nessa área!

Não é brincadeira amigos! Em meu novo emprego (tem menos de 30 dias que entrei nessa empresa), os gestores estão penando para conseguir preencher as vagas em aberto nos diversos departamentos da empresa: faltam programadores de diversas linguagens, DBAS, especialistas em infra e analistas de suporte.

E o mais bizarro agora: não faltam candidatos se oferecendo! Um dos gestores conversando comigo revelou que não conseguem preencher as vagas por duas causas principais:

*Falta de preparo e conhecimento de 50% dos candidatos

*Os outros 50% de candidatos que preenchem os requisitos da vagas NÃO ACEITAM DE FORMA ALGUMA o salário e benefícios oferecidos

A empresa não pode aumentar o valor dos salários e nem dos benefícios sob o risco de perder receita pois não sei se vocês sabem, mas a coisa tá FEIA para os empresários das empresas de TI.

Por enquanto essa galera da TI que é  nem-nem e que rejeita as vagas oferecidas ou que não preenchem os requisitos estão sendo sustentadas pelos seus pais ou vivendo de biscates lixosos freela, e no futuro? Vão viver do quê? Preparem-se para o apocalipse nos próximos quando os velhotes pais dessa galera morrerem... Daí sim veremos trilhões de desempregados passando fome. 

Formados e ferrados: ele pensava que iria ser um Washinton Olivetto e seu viu fazendo banners no PhotoShop!

Tenho um amigo que afundou sua família financeiramente para estudar "Publicidade e Marketing" no Mackenzie e agora, com quase 40 anos nas costas se recusa a trabalhar em "empregos inferiores" de professor de escolinha de informática" pois sonhava em ser o Washington Olivetto foderástico...

O primeiro e último emprego que teve na área foi numa agência fuleira de publicidade: ficou 30 dias e pediu demissão pois não se sentia valorizado por passar o dia fazendo banners chulés no photoshop... humildade nele passou longe.

Se você fizer uma pesquisa no YouTube sobre desemprego, vai ver várias reportagens com pessoas que se formaram e que agora não conseguem emprego, e o que vemos?

São pessoas desempregadas que se formaram em áreas que sinceramente, não possuem muita demanda no momento,  ou profissões que eu costumo dizer que estão condenadas à extinção ou que somente uma meia dúzia de personalidades que misturam mentalidade de gênio com empreendedor vão atuar na área, são profissões  como por exemplo: marketing, psicologia, advocacia, produtor de áudio-visual, design,  entre outras aberrações modernas...



O que um cara pobre formado em Marketing espera da vida? Ficar rico fazendo banners lixosos em alguma ferramenta digital que até uma criança de 7 anos sabe utilizar? Não meu amiguinho marketeiro, você não será o próximo WASHINGTON OLIVETTO!

O que um cara pobre formado em "produção áudio-visual" espera fazer? Ficar rico com centavos do adsense produzindo vídeos no You Tube? Fala sério!

Pior são aqueles que MASSACRAM FINANCEIRAMENTE suas famílias pobres para estudar  faculdade como de Artes, Literatura, Filosofia e outras de humanas para depois não aceitarem trabalhar como professores dessas matérias pois em seus egos do tamanho do Everest pensam que com o que aprenderam em suas faculdades lixosas serão artistas do calibre de Picasso, escritores do peso de um Goethe ou um filósofo famoso como Aristóteles... Caiam na real seus pobretões!

Antes de massacrar sua família ou seu bolso entrando em cursos ultrapassados de faculdades lixosas ou mesmo em faculdades de primeira linha (conheço um monte de parasitas formados na USP que não servem nem para fazer peso no mundo), antes de gastar rios de dinheiro com uma graduação, vá estudar a realidade ao seu redor, procure saber o que de fato o mercado de trabalho precisa ou que as empresas/pessoas estão precisando.

O mundo do trabalho é rotineiro, chato, difícil, com desafios cabeludos que fazem a gente ter vontade de sumir do mundo para não ter que encara-los! Em TI então nem se fala! O que eu percebo é que essa galera de agora é muito iludida e possuem uma visão distorcida da realidade e da importância de si mesmos, não querem ter desafios, não querem aprender de verdade, não gostam de lidar com problemas!

O que mais vocês vão lidar no mundo do trabalho meus amigos, serão PROBLEMAS! Os empregos modernos se resumem nisso: resolver problemas de informações dos outros que ninguém gosta de por a mão.

Hoje lida-se com muita informação em sistemas problemáticos hospedados em sistemas falhos e sobrecarregados, o que gera infinitos PROBLEMAS virtuais que geram problemas e prejuízos REAIS, quem estiver capacitado e disposto à encarar isso, com certeza NUNCA VAI FICAR DESEMPREGADO NA VIDA.

Agora, a questão de salários precários e benefícios escassos, é algo que somente a união de todos exigindo melhores condições ou diminuição do governo é que vai mudar alguma coisa para melhor e quando digo união de todos, falo na união tanto de quem trabalha quanto de quem emprega. 

Se você acha que o trabalhador é o único  explorado nesse drama, é porque não sabe que os empresários possuem milhões de sócios parasitas  no governo que sugam muito dos lucros das empresas...


Os picaretas e iludidos que pensam que a saída para todos é "empreender" sem responsabilidade nenhuma


E temos também aquela galera que pelo menos tenta superar o desemprego empreendendo, seja no modo formal ou informal.

Fui empreendedor informal e depois formal, e digo para vocês: EMPREENDER NÃO É ALGO PARA TODOS!

Tem que ter nascido com um DOM especial para empreender no Brasil: SER RESPONSÁVEL, essa é uma verdade que ninguém fala! Se você for pobre então, será mil vezes mais difícil o estilo de vida "empreendedor'.

Empreender não é nenhum bicho de setes cabeças, mas será árduo e até sufocante se você for apenas um pé inchado iludido que não gosta de trabalhar e ter responsabilidade! Pense bem! Você é um empreender nato ou só mais um chinelão pé inchado e preguiçoso? 

Fora que na maior parte dos casos, pelo menos nos primeiros anos, um pobre ferrado que tenta empreender, vai se ver num verdadeiro SUBEMPREGO com a única diferença que nesse caso, ele será patrão e empregado ao mesmo tempo, tendo o governo como sócio também... Poucos aguentam a pressão.

Empreender implica em TER RESPONSABILIDADE, muita RESPONSABILIDADE! Já pensou nisso, você que planeja empreender? Vai conseguir superar as expectativas do seus clientes e parceiros comerciais? 

Se vai mexer com alimentos, vai ter responsabilidade suficiente para que seus clientes não morram? Já vi gerentes de restaurantes saindo algemados do local passando a noite na cadeia por causa de cliente que comeu lá e teve intoxicação alimentar. Vai encarar isso? 

Isso a gente não vê esses GURUS PICARETAS na internet falando: tudo o que eles passam é que basta empreender para que a Deusa da Fama, Fortuna e tranquilidade baixe na sua loja e você viverá na riqueza e paz até o fim... Vai nessa!

Quer empreender? Vai fundo! Eu recomendo apesar de eu mesmo ter descoberto que eu não nasci para empreender apesar de ter tido um sucesso modesto em meus empreendimentos, mas lembre-se: RESPONSABILIDADE e pé no chão em primeiro lugar.

Enfim, desculpem o textão, mas sei lá, precisava desabafar, estou me sentindo sufocado no meu novo emprego e não quero voltar à viver como empreendedor de subsistência e nem viver somente de meus parcos aluguéis. Essas reflexões vieram na minha mente nesse momento ruim da minha vida e aprendo muito com os comentários de vocês amigos. Sucesso pra gente! 

Att Gerson Ravv

Uma homenagem aos cornos mansos safados que frequentam meu blog e para meu vizinho que prática essa abominação:












52 comentários:

  1. A situação está bem ruim mesmo. E para quase todos.
    Porém, como você disse, muitos são iludidos. Muitos já começam errado fazendo cursos porcarias. O que passa na cabeça de alguém fazer curso superior de filosofia, marketing, sociologia, design e assemelhados?
    Penso que todos os cursos têm como disciplinas obrigatórias filosofia e sociologia porque senão seriam muitos mais os desempregados nessas áreas.
    Não obstante, você pode ser o diferente no curso que prestar, ainda que o mesmo seja uma porcaria.
    Eu cursei direito. Mimimi que tem mais advogado no Brasil que no mundo, mimimi que é curso lixo etc.
    Só fiz direito como degrau para prestar concurso.
    Se tem algo que não arrependo é de ter feito direito, mas nunca aconselhei ninguém a fazer, porque sei como a maioria pensa e age. Vão entrar no curso, não vão estudar, vão ficar pedindo trabalhinho em grupo para passar e nem na merda da prova da OAB vão passar (muito menos em concurso).
    Minha turma iniciou com 60, 36 concluíram o curso. Hoje temos um auditor federal (eu), um juiz, um promotor e dois delegados. Ou seja, 5 que conseguiram se sobressair. O resto nem exercer a profissão exerce.
    Não estou dizendo que quem passou em concurso é bem sucedido e os outros não. Estou dizendo que quem focou em um objetivo e fez por onde, obteve êxito.
    No entanto, a maioria não quer responsabilidade, muito menos esforço.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo man, parabéns pela sua trajetória, faculdade é importante mas sem responsabilidade, pé no chão e esforço não vai servir pra nada, por isso vemos gente formada trabalhando em telemarketing, garçom e outras funções. Graduação é somente para aprender a trabalhar em equipe e saber fazer alianças com os mais inteligentes pois hoje conhecimento e informação tem de montão e de graça a web.

      Excluir
  2. Fala Gerson, a realidade do mercado de trabalho e as perspectivas para o futuro são bem confusas hoje na minha visão.
    Já passei dos 30 anos e sou funcionário público do baixo escalão, formado em ADM.
    Moro em cidade pequena que por sua vez tem um mercado de trabalho mais limitado que as médias e grandes cidades.
    Aqui na cidade onde moro tem um monte de universitário e recém formados desempregados ou empregados e ganhando entre 1 e 1,6k, em funções que em alguns casos nada tem haver com suas formações.
    Tem profissões cujo mercado de trabalho é insuficiente para absorver a mão de obra formada, outras como o Direito e ADM oferecem boas oportunidades de carreira, mas para a minoria dos profissionais.
    A verdade é que pra quem começa do 0, a vida no Brasil não oferece margem de erro, Tem muita gente pelo Brasil afora com 25, 30 anos sem um gato pra puxar pelo rabo, vivendo as custas dos pais ou em empregos que não oferecem chance de crescimento.
    A não ser que o cara seja bem espartano, aportador e acerte bons investimentos, muito dificilmente sairão da chamada corrida dos ratos. Quem vive no modo Carpe Diem Extreme, senão tiver herança ou algo do tipo, vai ter que se contentar com uma vida de limitações até a velhice. Não vejo outro cenário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por causa DESSES TROUXAS QUE EXISTEM BILIONÁRIOS NESTE MUNDO , BETÃO.


      HAHAHHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHHAAHHAHAHHAHAHAHHAHA !!!!!!!!!!!!!







      PAULINHO PUXABOSTA

      Excluir
    2. Pois é man, o mercado está uma loucura. Muitos caem na ilusão de que devem trabalhar somente no que gostam e que vai caminhar num tapete de seda no trabalho. Aportar é a chave para sair da corrida dos ratos, infelizmente para quem ganha salário mínimo, 50 ou 100 reais economizados são comidos pela inflação ou taxas de administração, fica quase impossível pra essa galera melhorar de vida.

      Excluir
    3. Concordo com você Gerson, com relação a quem ganha pouco.
      Mas vejo muito o seguinte: Tem muitos jovens filhos de pais de classe média, ou pobres emergentes já com algum patrimônio que não trabalham, ou trabalham e ganham pouco e torram tudo com carro, bebidas, baladas e afins.

      Esse público que tem entre 18 e 23, 24 anos principalmente, se tiver um pouco a cabeça no lugar pode já ir aportando algo, visto que não são casados, não tem filhos e seus pais não precisam do dinheiro dos filhos. Nesses casos especificamete que me refiro.
      Quem tem que se virar só com salário mínimo ou pouco mais que isso tá fodido mesmo, disso não há dúvidas.
      Porém no médio e longo pra até esses podem buscar mehorias se qualificando e procurando emprego melhores ou bicos para aumento de renda.

      O que ocorre é que muitos simplesmente desistiram ou nunca tentaram.

      Excluir
  3. Testando , testando



    PAULINHO PUXABOSTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHHA

      Que bom que esta latrina voltou ao normal , permitindo comentários espirituosos de haters honestos como eu.



      Voltando ao assunto , eu realmente fico feliz por existir gente imbecil neste mundo.

      Voce deve reprogramar o funcionamento do seu cérebro , betão.
      Ao invés de ficar aí divagando pensamentos de crítica pelo comportamento natural de subhumanos abitantes deste país desgraçado , voce deveria ficar pensando em como ganhar dinheiro encima da ilusão desses trouxas.

      Não seu pervertido , eu não estou falando em coisas desonestas , o negócio é sacar como esta merda aqui gira e tirar vantagem.


      S e voce é um leão , não seja imbecil de colocar fogo na floresta.



      PAULINHO PUXABOSTA

      Excluir
    2. Sei lá Paulinho, já queimei uns neurônios tentando ter uma ideia mas não sei como tirar vantagem disso, tem alguma ideia aí man?

      Excluir
  4. Então Gerson, essa galera reflete a criação dos pais, que criam filhos mimados sem preparo para a selva que é o mercado de trabalho. O pai acha que está ajudando mas está atrapalhando. Como diz minha mãe o pai que ama dá carinho mas também da limite, para o filho entender que o mundo não é feito de rosas. Quanto a empreender, já empreendi e era muito promissor, mas abandonei por desonestidade de sócio. Hoje tenho meu emprego e alguns aluguéis (comerciais), vejo que o pessoal sofre muito, acabam com a saúde e alimentam a inveja alheia. Torço para nosso futuro melhorar, mas não vejo com bons olhos, pois a educação vem de berço, e tem deixado muito a desejar.
    Um abraço,
    Investidor doméstico.

    ResponderExcluir
  5. Em tempo, passa n meu blog e opina depois: https://investindonaif.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu link está agora na minha lista de melhores blogs da finansfera, curti man!

      Excluir
    2. Bacana, também vou adicionaro seu... Quando descobrir como kkkkkkkkkk

      Excluir
  6. Quanto estavam oferecendo aí na sua empresa?

    O mercado tá foda, você faz um faculdade foda 5-7 anos, se foder todo e nego quer te oferecer salário de 2-3k. Tnc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mixaria man, como todas as empresas no momento. As empresas que estão pagando "bem" a gente não aguenta ficar 3 meses por conta de que trabalhamos por 5 para suprir as vagas que não conseguem preencher, sabe o que é receber ligação as 3 da manhã e ter que pegar um taxi e correr para a empresa? Levar trabalho pra casa, virar noites sem dormir, sem comer direito, por mais que te paguem bem a gente não suporta muito tempo essa pressão, já saí de um trampo que pagava MUITO BEM mas eu estava virando um zumbi alucinado por não descansar e ter qualidade de vida: nem só de dinheiro vive o homem man.

      Excluir
    2. É exatamente isso que estou falando, trabalhar nesse nível e AINDA por cima ganhar POUCO, por isso minha revolta. Larguei o emprego e vou estudar pra concursos, foda-se

      Excluir
  7. E o mercado se acha que fazer uma faculdade nas coxas tem muitos ai. Trabalhe e mostre trabalho sempre. Nao tenha medo de mostrar que tu faz mesmo...
    Recem formado 2k e acha ruim?
    Faculdade nao e mundo r, faculdade so vai te dar oportu idade de mostrar seu trabalho e empenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você é formado em Engenharia, tem alguma experiência, domina seu trampo e trabalha 9h por dia é péssimo.

      Fora que os salários não crescem proporcionalmente ao seu conhecimento. Você começa com 2-3k e trabalha igual um louco, mas beleza, você ainda não domina o serviço, então é um esforço necessário. Porém, logo após essa fase passar, sinto lhe dizer, mas seu salário não vai aumentar proporcionalmente, afinal, você exerce a mesma função de antes.

      O que importa é o cargo, não a experiência. Se o cara tem 1 anos de experiência mas domina o cargo, ele vai receber o que o cargo paga. É assim que o "mercado" funciona, acorda.

      Excluir
    2. Experimenta oferecer pra um médico 2 conto pra ver? Eles simplesmente não se submetem a isso.

      2-3k é remuneração de gente sem instrução.

      Excluir
    3. Correto man, sabe pq por exemplo pagam tão pouco para analistas de suporte? A Microsof, Dell, samsung, ]Apple entre outras, terceirizam o suporte e as empresas de call center terceirizadoras contratam pessoas que nunca tocaram em um PC moderno, todas com ensino médio basicão e pagam milzão seco para os caras representarem esses empresas como se fosse especialistas em engenharia de software e hardware.

      Excluir
  8. Parabéns pelo post.
    As pessoas fazem cursos "lixos" e querem ganhar bem. Conheço muita gente que fez esse tipo de curso e estão desempregadas, também não são bons na sua área.

    Eu fiz TI e quem tem experiência não fica desempregado. Está pagando pouco, mas quando a pessoa fica experts em algo o salário tende a melhorar muito, pois ela vai ser disputado por algumas empresas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos duas situações que deixam um cara de TI desempregado: ou ele é expert em algo e não aceita os salários de fome oferecidos ou ele é somente mais um iludido que somente sabe um pouco mais que os leigos porém não preenche os requisitos mínimos que as empresas pedem hoje.

      Excluir
  9. Ótimo tópico!!!!!! A tendencia é piorar cada vez mais. Quem não se inventar vai rodar no barco. Abraço

    ResponderExcluir
  10. Eu estou fazendo T.I pq vi que o futuro é a tecnologia, eu curto cinema até pensei em fazer faculdade de cinema e fiquei gamado na grade do curso que eu vi mas eu fui realista olhei para o mercado conversei com gente da área e vi que é uma área muito restrita e de difícil empregabilidade, e também conheci gente formada na área pelo Linkedin q não conseguem emprego na área, essa é a minha paixão mas antes de tudo preciso ser realista, um curso de mensalidade altíssima sem retorno viável? to fora, já T.I tem muito mercado e eu também gosto, esse negocio de fazer curso apenas por amor é balela na minha opinião, o mundo moderno esta nos iludindo e as crianças não estão sendo preparadas pra vida pelos pais e eu sou um exemplo disso, mais uma vez parabéns gerson pela visão realista, vc não tem ideia como seu blog me ajudou, eu fui mimado pela minha mãe e meu pai, não tive um preparo pra vida e cresci com uma visão romântica da vida, ao crescer a depressão foi algo frequente desde a adolescencia, eu tentando ser bom com todos e ajudar geral e receber humilhação em troca, seu blog me deu uma visão realista sobre a vida e aos poucos estou vencendo todas as ilusões colocadas na minha mente desde a infância, mais uma vez parabéns não desista do seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado cara pelo incentivo! Muito legal saber que está começando sua jornada de forma positiva, é dificil mas vai ser recompensado no futuro.

      Excluir
  11. Ai Gerson, você sabia que a população mundial no ano de 1900 eram 1 bilhão e alguns milhões de chimpas, em apenas 118 anos, nessa onda de todo mundo querer ter filho e essa porra de crescei e multiplicai que a industria da fé prega, chegamos a quase 8 bilhões, questão de tempo a sociedade mundial colapsar, essa nova geração da era da informação é um lixo completo, protestar pra ter um Brasil melhor ninguém quer, mas parada LGBT pra dar o cu, da milhões nas ruas embaixo de chuva, outra coisa, já li uma porrada de reportagens e artigos, dizendo que 65% dos áreas de trabalho que temos hoje serão e extintas, e as novas que surgirão vão vir com menos necessidade de recursos humanos, ou seja, com os sistemas de organização politica que temos no planeta, não vai ser possível nem 52% da população mundial se inserir, pois não vão haver vagas devido os avanços tecnológicos, vai ser um futuro de pobreza e miséria pra maior parte da população mundial, aumentando violência, distúrbios, pessimismo e depressão.
    Com certeza teremos mais uma guerra global que vai extinguir essa merda dessa raça humana, a unica coisa que aprendemos em todos esses milênios foi matar e explorar nossos semelhantes, esse deus da mitologia judaica que um monte de chimpa reza, nunca resolveu nada e ainda falhou quando se arrependeu de ter criado a raça humana e tentou extingui-la com um diluvia, aiai, falacias eternas1
    estou com nojo de T.i. e dou esporro quando algum animal fala que quer ir para essa area1
    Meu caro não fique triste se achando pessimista, essa porra toda ta uma merda de verdade, o resto é mimimi!
    Interveção alienigena ja kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A grande ideia da tecnologia deveria ser permitir que o ser humano trabalhe menos e tenha mais tempo pra desenvolver outras áreas de sua vida, como estudar, se especializar, cuidar da saúde. Mas hoje vejo que o caminho é totalmente o contrário, cada vez gera mais desemprego e ao mesmo tempo quem tá empregado tem que trabalhar mais. Triste.

      Excluir
    2. Sua visão sobre tecnologia é equivocada, o que ocorre hoje em dia, é que a massa humana não está sendo preparada pelas escolas para utilizar as novas ferramentas digitais, quem estiver disposto a resolver problemas modernos da TI, desenvolver soluções para os problemas atuais que enfrentamos em sistemas falhos e sobrecarregados nunca vai ficar desempregado: sobram vagas nas áreas de análise de dados, big data, blockchain, automação, desenvolvimento de softwares e sistemas entre outras, agora, a escola não ensina nada disso... e a massa zueirona torce o nariz para cálculo, geometria análita, álgebra, programação que são a base para poder trabalhar na área.

      Excluir
    3. Gerson, esquece isso meu caro, em um país onde a taxa de analfabetismo funcional chega a 78% da população, você me vem com essa, cara chimpa mal sabe interpretar um texto simples, quem dirá fazer calculo, me admiro você que mora em comunidade dar uma ideia dessa, isso nunca vai rolar em terras Bananenses. Fora os 16 milhões de analfabetos que mal falam corretamente a própria língua, pé no chão bora encarar a realidade.

      Excluir
  12. Acho que esses caras estão certos, os salários são ruins porque as pessoas aceitam trabalhar por salários ruins. É assim que o mercado funciona, quando o cara ver que não tem jeito de contratar pagando X ele vai ser obrigado a pagar X+Y. Já perceberam como funcionário que vem de fora geralmente ganha mais do que quem já está na empresa para exercer o mesmo cargo que você? Simplesmente porque o cara não aceita sair do emprego dele pra ganhar o que você ganha.

    ResponderExcluir
  13. Verdade Gerson,

    Aqui onde trabalho só 50% trabalha se colocar pilha, não conseguem ver um problema começando a surgir e resolver antes que de merda, falo de pessoas formadas. Muitos fingem trabalhar ou demoram mais tempo do que o necessário em uma determina tarefa. Sou da geração de 90 e vejo que quase 80% das pessoas desta época que são aproxima a mim (Escola, conhecidos, etc) não querem nada e vão viver as custas dos pais até eles morrem e herdar os esforços das gerações anteriores.

    Pelo menos é muito mais fácil se destacar e subir de cargo em empresas que estão com processos falhos ou com "gordura" para queimar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente como falta mão de obra em TI, um cara em qualquer área da TI vai acabar trabalhando por 5 e recebendo por 1 ou menos. Mesmo que o salário seja alto o cara não aguenta e cai fora nos primeiros meses. Nem só de dinheiro vive o homem.

      Excluir
  14. Excelente texto Gerson. A única coisa que eu discordo é quando você crítica a galera que não esta aceitando as condições de vagas oferecidas pela empresa onde você trabalha.

    Se esses que não aceitaram tiverem condição de encontrar algo melhor então eles fizeram bem em rejeitar a vaga que a empresa oferece mesmo que ela não possa pagar mais (afinal cada um sempre pensa no que é melhor para si).

    Mas realmente, uma boa parte dos cursos de faculdade são lixos sem empregabilidade e com os quais só quem já tem vida ganha podem se dar ao luxo de jogar esse tempo fora e mesmo assim seria mais inteligente da parte deles tentar algo com empregabilidade.

    ResponderExcluir
  15. Estou 5 meses desempregado na área de TI.

    Queria ter facilidade para encontrar emprego como vocês tem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você realmente acredita que esses chimpas estão falando a verdade, eu não confio nem um pouco em chimpas brasilienses, estou no meu quinto mês de seguro desemprego e estou me virando na informalidade e bicos, e só não estou na merda porque minha lista de cliente é grande, as entrevistas que fiz esse meio tempo, quando soube o que a empresa estava disposta a pagar pelos meus serviços, quase mandei tomar no cu, praticamente eu ia pagar pra trabalhar, tem que ser muito desgraçado na vida, pra aceitar um trabalho na área de T.I. onde o salário é 1200,00, pau no cu de todo mundo, agora vcs conseguem ver que essa terceirização com a reforma trabalhista acabou com nossa profissão, vcs vão passar raiva e ganhar pouco, bem feito a todos, fora o lance de não ter emprego, quando tem vaga é salario passa fome, torço muito pra esse brasil entrar em colapso e todos esses debeis mentais saiam de suas vidinhas perfeitas do facebook, a terra da felicidade e perfeição!

      Excluir
    2. Emprego em TI não falta, mas é como falei: altas exigências e salário de fome.

      Excluir
    3. Quero ver com salario de fome chimpa pagar condomínio, aluguel tv por assinatura, seguro de carro, gasolina, saúde, diversão, roupa, barzinho, viagem, ter familia, filho... ou seja, grandes merdas ter emprego fudido e escravo com concorrência do carai pra entrar, melhor estudar e tentar a sorte em outra area.

      Excluir
    4. Triste realidade de um país quebrado. Excesso de população, econômia quebrada, classe política sugando tudo, tá difícil.

      Excluir
  16. Fala nobre gerson .

    ótimo texto!

    Só não se esqueça de outro fator importante para equação:
    As margens das empresas estão baixas, logo não tem como aumentar salário.


    A outra coisa é a terceirização da mão de obra no mercado de hardware para países subdesenvolvidos.


    A população mundial destes países é farta! Logo existe muita mão de obra barata.


    A lei da economia : Existe muita oferta e pouca demanda.

    Governos anteriores fomentaram muita educação que segundo eles resolveriam todos questões de emprego, fizeram tudo ao contrário! Este deveriam fomentar criação de empresas e menos dependência do governo como empregador.



    Ex você se forma numa profissão X vai ter que disputar vagas tapa com uma legião de formados " Logo salário cai"! e cai porque existe gente que se sujeita ganhar menos para fazer o mesmo serviço que você! E se não fizer passa fome.



    O mesmo fenômeno esta ocorrendo com caminhoneiros e o frete: Fomentaram uma bolha de caminhões e agora existe mais caminhoneiros que fretes.


    Isso é distorção criada pelo crédito excessivo que sobre dimensionou muito investimentos ruins na economia, atualmente estes investimentos e empresas dão prejuizo. Na realidade nem deveriam existir tais empresas porque não existia demanda para tal. ( Demanda artificialmente inflada por crédito sem lastro em criação de riqueza)

    A área de TI paga sim salário de fome e vai continuar assim , porém existe nichos de mercado muito lucrativos como qualquer outra área.

    O segredo é ter várias fontes de renda extra no mercado informal, e nunca depender de governo ou empresa para nada.


    O que esta acontecendo é nada mais que um choque de realidade. A geração leite com pera esta sofrendo após ver que a realidade é muito mais dura do que pintam na faculdade.


    Para não dizer que falo da boca para fora:
    Olha meu currículo
    - Metalúrgico
    - Vendedor de loja
    - Caixa
    - Vendedor de supermercado
    - operário de construção civil
    - Bicos com informática
    - Bicos com construção
    Etc


    Não tem nada de relevante nestas profissões acima , mas foi dai que comecei tirar dinheiro para investir no mercado de capitais.

    Eu errei muito! meu erro foi que na fase dos 17 aos 25 fiz muita merda. E no Brasil não pode perder tempo!

    Se foste pelo caminho que sigo atualmente: frugalidade, estudo e sabedoria estaria já no primeiro milho.



    Sobre empreendedorismo a maioria vai perder: As margem são baixas e o mercado competitivo.As vezes é melhor jogar tudo no tesouro direto para financiar déficits do governo do que abrir um negócio e passar raiva.

    Tem que jogar isca apenas com parte do patrimônio : Não pode jogar todo patrimônio nisso, caso contrario vai ficar louco e se matar igual um amigo meu que cometeu suicídio depois de falir seu negocio.

    O incrível é que este conhecido ganhou muito dinheiro na época. E o ramo dele é cíclico, assim como construção civil.

    Infelizmente este amigo meu não tinha educação financeira. Na época saiu gastando tudo que ganhava na empresa, chegou comprar três carros financiados acima de 70 mil reais, reformou casa etc.

    Após isso teve queda no serviços e não conseguiu bancar o estilo de vida inflacionista.


    A maioria esta quebrada porque usa de alavancagem financeira:
    A renda per capita do Brasil é ridícula, sempre foi ! As pessoas usam de alavancagem que foi fomentada pelo governos por meio de crédito barato, agora todos estão endividados pagando parcelinhas.

    Logo estes caras tem que pegar qualquer emprego que vir pela frente , caso contrário a conta não fecha .

    A economia mundial é lastreada no crédito ! E por isso as pessoas estão superendividadas.

    A riqueza que você observa por ai na sua grande maioria é mais falsa que nota de 200.



    - Recursos finitos
    - Super população
    - Margem baixas
    - Oferta restrita e demanda infinita
    - Carga tributária de 40% do PIB e tendendo aumentar mais.

    A conta não fecha, não tem saída vai aumentar ainda mais bolsões de miséria .

    Estamos seguindo mesmo caminho da Venezuela e argentina:










    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre, seus comentários são sempre bem construídos.

      Mas está difícil achar um bom investimento no Brasil. RF tá pagando uma miséria, RV num momento de queda e muitas incertezas, imóveis são caros, empreender tem uma série de pontos a serem considerados...

      Qual a melhor saída pro pequeno investidor? Dólar?
      No que você apostaria ou aposta suas fichas atualmente?

      Excluir
    2. Olha tem título pagando 9,50% líquido a.a , nesta manhã!

      + 6% inflação não acho nem um pouco miséria.

      Com as cagadas promovidas pelos sindicatos e governo, aumento de déficits orçamentário é inevitável.
      Relaxa que esta selic vai subir rapidinho.


      O EUA subindo juros você vai ver os ativos brasileiros implodirem.

      Abraço

      Excluir
    3. Grande Mestre! Que honra ter seus comentários aqui nesse humilde blog! É o começo do fim do Brasil Mestre. Fiquei felizão com uns dividendos que recebi! Só tenho a agradecer por ter aprendido muito no seu blog sobre ações e investimentos!

      Excluir
    4. Você tem blog Mestre dos Dividendos?

      Excluir
  17. Pois é Mestre, há análises de mercado afirmando que o dólar ainda subirá bastante.
    Acho que pode ser uma boa opção. Com o aumento da Selic a RF pode melhorar, porém temos que ver como ficará a inflação.

    Para as empresas exportadoras o aumento do dólar pode ser bom. Empresas com esse perfil podem se tornar uma opção pra se investir também.

    ResponderExcluir
  18. Cursei ciências contábeis, um contador aqui na minha região ganha em torno de 2 a 3k mensais no talo e não foge muito disso... imagine o futuro dessa bosta daqui uns anos com o futuro dos softwares, 90 % dos funcionários de escritório estão la só pra alimentar dados no sistema, é só algum maluco conseguir integrar decentemente o financeiro das empresas com a contabilidade e já era...penso que a salvação dos betas é investir em profissões braçais não repetitivas como pedreiro, eletricista etc.. ensino superior hj em dia é besteira, se pudesse voltar no tempo teria feito algum curso técnico e olhe la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podis crer man. Eu trocaria meu emprego atual na TI por um emprego braçal tomando sol, vento, gastando energia física, numa linha de produção, supermercado, ou até varrendo rua ou coletando lixo, o problema é que essas profissões pagam pouco e as vagas diminuem a cada ano por causa da automação.

      Excluir
  19. Qual será o futuro do ensino superior na sua opinião Gerson?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai continuar separado em duas classes: ensino top em instituições mantidas e criadas para a elite e ensino ilusório em instituições voltadas para o lucro com ensino destinado aos pobres que vão se formar de forma precária e não vai obter melhores empregos.

      Excluir
    2. E quais são as opções pra se ganhar um bom dinheiro sem ter curso superior?
      Eu sei Gerson que o mercado de trabalho vem cada vez mais se nivelando por baixo, então como ter bons rendimentos sem passar por uma faculdade?

      Excluir
    3. A faculdade é como colégio de antigamente.

      Ela apenas vai te dar um pedaço de papel para exercer sua profissão no mercado. Esta longe de garantir alguma coisa.

      As opções para se ganhar um bom dinheiro são:
      - Cursos técnicos desde que tenha demanda para área pretendida.
      - Trabalhos free lance,Contábeis, informática, programação , negocio digitais etc Qualquer coisa que lhe de proventos extras.
      - Investir melhor no mercado financeiro ( Aqui exige conhecimento de contabilidade, tributação, matemática financeira e economia.
      - Fazer horas extras ( Aqui você troca tempo de lazer por alguns trocados), prostituição moderna.
      - Negociar no mercado informal( venda e comprar de bugigangas pela internet)
      - Negocio informal ( Blog, jogos, vendas ) etc
      - Especulação no mercado de capitais ( Trader)


      - Se forme mais rápido possível em faculdade que tenham alguma demanda real no mercado ,mesmo que estas ainda estejam de forma precária, ou vá para área de cursos técnicos.

      - No meio tempo que você esta estudando ( faculdade ou cursos técnico), procure trabalhos informais e comece juntar dinheiro para seu futuro.

      Nunca fique a mercê unicamente da faculdade ou de um emprego para nada!

      Resumo: Vai ter que fazer inúmeras coisas! vão desde fazer bicos até especular no mercado capitais, vender bibocas na internet etc.








      Excluir

Comentários liberados, porém, se exagerar e postar discursos de ódio, preconceitos e spam vai levar bam! Att Gerson Ravv

Post Top Ad

Your Ad Spot