Vida de Suporte: a rotina de um analista de suporte - o inferno da TI - blockchainsupertrader.com by Gerson Ravv

Tudo sobre TI-trabalho-dinheiro-mercado de trabalho-sistema-operacionais-computação e muito mais!

Hot

Post Top Ad

sábado, 5 de maio de 2018

Vida de Suporte: a rotina de um analista de suporte - o inferno da TI

O que faz um analista de suporte e as diferenças entre prestar suporte técnico em empresas de Call Center e em empresas de Tecnologia da Informação 


O que faz um analista de suporte técnico?

Boa tarde amigos do blog e haters mimizentos!
Hoje vou explicar para os amiguinhos que pretendem ingressar na área de TI o que faz um analista de suporte técnico. No geral, o suporte técnico é a porta de entrada para estagiários e iniciantes que ainda estão estudando adentrarem na área de tecnologia da informação.

Como hoje em dia pedem conhecimentos hard core e até experiência para estagiários nas áreas de desenvolvimento, banco de dados, infra e etc, se você está começando e não tem o que pedem, vai ter que aceitar um emprego ou estágio na infame e infernal área de suporte técnico...

Existem várias nomenclaturas para a atividade de suporte técnico mas no fim, a atividade se resume em "prestar suporte": auxiliar, ajudar, tirar dúvidas, literalmente "suportar" os usuários e clientes finais de sistemas, configurar serviços ou programas e resolver problemas no geral.

O suporte técnico pode ser prestado de duas formas: remotamente ou local.

Quando se presta suporte técnico remotamente, se faz uso de um head phone e ferramentas de acesso remoto para acessar o computador ou servidor do usuário com problemas.

Quando se presta suporte localmente, o analista vai recebendo as ordens de serviços e vai diretamente até o local ou mesa do usuário reclamante.

Mas nas duas modalidades de suporte, o analista é obrigado a abrir ordens de serviços ou tickets de chamados e preencher páginas e páginas de informações sobre o usuário, o equipamento com problema e suas especificações, tipo de problema relatado ou ação requerida pelo usuário e inúmeras outras inutilidades que estressam o analista e o usuário aflito por ter ser problema resolvido: burocracia é apelido...

Em algumas empresas a paranoia com preenchimentos de tickets é tão absurda que se passa mais de 30 minutos preenchendo essa lista do chamado do que de fato resolvendo o problema do pobre usuário que apenas entrou em contato com uma dúvida ou problema simples do sistema bugado.



Diferença entre prestar suporte em empresa de Call Center e em empresa de TI

Quer começar sua carreira em TI mas não consegue nada na área de desenvolvimento ou infra pois pedem conhecimento nível hard core e experiência até para estagiários? Então, meu amigo, vai ter que se contentar em entrar para o suporte técnico. Leia abaixo as diferenças entre trabalhar em uma empresa de call center prestando suporte remoto e em uma empresa de TI prestando suporte localmente.

Eu comecei no suporte técnico local, depois fui para o remoto, depois voltei para o local e passei alguns anos nessa vida de suporte infernal até conseguir ir melhorando minha empregabilidade e conseguir cargos melhores: aprender inglês, tornar-se especialista em algo e não parar de aprender e praticar são fundamentais para evoluir em TI, senão, vai passar o resto da vida engolindo sapos e ganhando mixaria.


Inferno no Call Center

Um analista que entra em uma empresa de Call Center para prestar suporte técnico por exemplo, para algum sistema operacional famoso, vai se ver em um verdadeiro inferno de tortura e burocracia: primeiro que vai ser apenas um pobre terceirizado ganhando mixaria e trabalhando dobrado sem os mesmos benefícios que um funcionário direto da empresa de software que contratou a empresa de Call Center que terceiriza a mão de obra.

Um analista por exemplo que presta suporte para a Microsoft, vai atender dois clientes ao mesmo tempo, atender uma ligação atrás da outra ou um chat duplo atrás do outro em um ritmo frenético!

Sei que no setor de suporte de alguns produtos Microsoft atende-se até 3 pessoas ao mesmo tempo!!!
As empresas de call center possuem um sistema que contabiliza cada segundo do atendimento e encrencam até com os micro segundos que o cara leva para dizer "boa tarde" para o cliente!

Esqueça ser promovido em empresa de Call Center: somente possuem cargos como supervisor de operador de telemarketing para ganhar milzão seco de salário...

Por estar representando uma mega empresa, o analista não deve nunca dizer nem para seus parentes que é terceirizado da empresa famosa (isso é assinado em contrato!) e vai sofrer nas mãos dos clientes que possuem expectativas estratosféricas por causa do nome da empresa famosa que compra os serviços da terceirizadora de call center.

Resumindo: trabalhar como analista de suporte em empresa de Call Center prepare-se para ser escravizado como terceirizado, massacrado por uma rotina terrível e vão tirar toda sua autoridade de técnico ou expert em algo.  Será obrigado a seguir script idiotas de atendimento e seguir rigidamente as regas idiotas e burocráticas tanto da empresa oficial quanto da terceirizadora que te emprega.

Em uma empresa de Call Center que presta serviço terceirizado para empresas gigantes e famosas de tecnologia, você é só mais um número na planilha do Excel.

Os clientes e usuários indesejados vão te xingar e humilhar de diversas formas pois se sentem protegidos pela distância do telefone e anonimato no chat (não são obrigados a informar seus nomes reais ou e-mails de contato conforme não sei qual lei).


Empresa de TI e benefícios

Já um cara que trabalha prestando suporte localmente em  uma empresa de TI, goza de muito mais benefícios e qualidade de vida e até oportunidade de crescimento na carreira.

Trabalhando localmente fica mais simples entender o problema que o usuário enfrenta, o acesso ao equipamento bugado é mais rápido, a liberdade de ir e vir é maior e não tem como atender mais de um usuário ao mesmo tempo.

O sistema de preenchimentos de tickets de chamados é bem mais simples e sem firulas. Não existem scripts idiotas a serem seguidos e você é respeitado pelos usuários que dependem de você para continuar produzindo. Os estagiários te olham como semi-deuses da TI em alguns casos!

Empresas médias e até pequenas, com o tempo vão crescendo e costumam ajudar a galera do suporte pagando cursos e até exame de certificações: essa é a oportunidade de conseguir cargos melhores e se tornar um especialista em algum assunto ou área da TI, ser GENERALISTA é legal no começo da carreira, mas não espere ter qualidade de vida e desenvolvimento pessoal na carreira sendo apenas um generalista que sabe um pouco mais que os usuários leigos cabeças de bagre...

Enfim amigos, espero que tenha ajudado à esclarecer alguns pontos que não vejo sendo discutidos por aí sobre carreira, suporte técnico e empregos na área de TI. Se pelo menos esse texto ajudar um amiguinho que estava com dúvidas sobre aquela proposta que recebeu de um call center para trabalhar com suporte técnico, já fico feliz e satisfeito!

Att Gerson Ravv
                                                                    Preciso da sua ajuda amiguinho! Divulgue o blog em suas redes sociais! Assim vou poder continuar postando aqui!




***Ei pessoal, ajudem o blog divulgando e compartilhando o link das postagens, isso ajuda a continuar com as postagens semanais em suas redes sociais (tem os botões de compartilhar aí embaixo), acessem meu canal do You Tube e Facebook: meu sobrinho que administra as redes sociais vai ficar feliz e vou poder pagar uns trocados pra ele continuar pagando a assinatura do Xbox pass dele! Votem na enquete sobre o novo visual do blog pois esse blog é para vocês.   Gerson Ravv





43 comentários:

  1. First hater a comentar!

    Nem li o post. Muito longo. Seja mais sucinto e pare com a encheção de linguiça. Não tenho tempo a perder lendo algo que pode ser resumido em um ou dois parágrafos.

    Quanto a divulgar em redes sociais: não conte comigo pois não uso nenhuma. São tudo lixo e perda de tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hater que é hater tem que fazer haterismo.

      Cara, o post resume bem o que é suporte de TI pra call center. Ainda bem que não mandei currículo pra lá. Inferno. Conheço gente da minha turma de Computação que se arrepende, mas como o gordo disse, não consegue nada em desenvolvimento e programação, sobra essas batatas quentes pra validar o estágio obrigatório.

      Espero conseguir algo local.

      Excluir
    2. First???? Aaaaaah! Vai se lascá! Kkkkk

      Excluir
  2. Fujam de T.I., quem ganhou dinheiro no passado se deu bem, quem esta vindo agora, só lamento! É isso ai mesmo que esta no texto Gerson, parabéns, os salários aqui em Vix/ES dificilmente passam disso, suporte e infra estão entre milzão e 1400, analista de rede 1800,analista de bando de dados 2200, desenvolvedor e programador 2600, webdesigner passa fome até estagiario é obrigado a ser, por ultimo gestão em T.I. com direito a sugar sua alma e muita humilhação 4300, ou seja, se o filho da puta que trabalha nessa área tiver esposa e um filho, pula da terceira ponte (trampolim dos chimpas aqui do estado), se não tiver casa própria vai morar na periferia (com aluguel caro), que aqui é tão perigosa quanto a periferia carioca, aqui em Vitória os preços são iguais Curitiba, ou seja vc trabalha igual um desgraçado pra ter uma vida fudida, quando o cara é nerd e introspectivo então, kkkkkkk, nem em mulher vai conseguir encostar a mão só pra piorar de vez a passagem nesse planeta prisão.
    Enquanto tiver cavalo, São Jorge não anda a pé!
    Abraxxxx sucesso ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, não conheço Vitória, mas já li alguns relatos de que a cidade é cara, que o povo gosta de ostentar, mercado de trabalho é meia boca, a violência está grande e as mulheres estão entre as mais difíceis e mercenárias. Isso procede?

      Excluir
    2. Isso mesmo, vc foi muito bem informado, a cidade é muito bonita, mas o povo aqui é uma merda apocalíptica, fazem amizade por interesse e são muito metidos e antipáticos, pau no cu de capixaba!

      Excluir
    3. Valeu man! Apenas exponho a verdade baseada em minhas experiências. Aqui não tem essa de ilusão de independência financeira pra comprar Camaro e viver de balada e suruba. Kkkkkk!

      Excluir
  3. Faço ADS na Fatec. Vou fazer um concurso aqui na cidade que paga 1.7k. O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já é um bom começo, Fatec apesar de ser lixosa (como toda instituição de ensino de tecnologia no Brasil) tem diferenciação e peso. Mas tudo depende da sua vontade e disposição, conheço gente formada em Fatec e Etec com certificados em Java e C# que estão presos em call center ou subemprego por pura preguiça, acomodação e burrice social.

      Excluir
    2. Pq lixosa? N acho q meu curso seja ruim, mas sla né, n tenho como comparar.

      Excluir
  4. Gerson se você fosse iniciar uma faculdade hoje, qual escolheria?
    Sei que você é de TI, mas será que Ciências Econômicas é uma boa área, em SP deve ser...
    Enfim, se tiver alguma noção diga aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse iniciar uma faculdade hoje, escolheria administração com pretensões de depois fazer MBA para galgar funções de gestor. Infelizmente, desde os tempos da Babilônia somente é valorizado quem sabe manejar o gado humano e suas atividades econômicas, quem faz o trabalho duro e produz riqueza dispendendo energias física e mental obedecendo gestores, somente vai receber migalhinhas para sobreviver. Aprenda a gerenciar a gentalha e organizar suas atividades e será recompensado pelos donos do gado humano.

      Excluir
  5. Fala Gerson, cara sou de TI tenho certificações ITIL (por imposição do mercado), mas o que você disse é a pura realidade... a parte burocrática de um ticket/chamado as vezes é maior do que o atendimento em si... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale man! Palavras como Governança, Itil e qualidade me embrulham o estômago! Kkkkkk

      Excluir
  6. Declaro oficialmente o fracasso desse blog! Kkkkkkkk! Mas vou manter pois é meu diário virtual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A galera prefere ler mentira que traz esperança, do que encarar uma realidade que traz desespero, nesse nicho que vcs chamam de "a real", eu vejo só hostilidade e gente desesperada pra ter uma vida digna ou ostentadora, é um salve-se quem puder, ao invés de se unirem se dividiram em situações irreconciliáveis, u ataca o outro ao invés de realmente atacarem esse sistema de merda, me lembra muito um ditado usado por imperadores romanos para conquistar novas províncias, divida-os e conquiste-os, vcs encaram a realidade com bastante lucidez, mas estão presos aos seus mundinhos por ego e personalidade que só atrapalham a vcs mesmos, essa é a realidade da blogosfera!

      Excluir
    2. Hater desapontado8 de maio de 2018 13:54

      Os haters que tornam seu blog vivo.

      Mas mesmo assim você despreza-os.

      Agora aguente a dor da frustração.

      PS: você se humilhando npor acessos nos comentários da pocilga/blog do Pobre Diabo é ridículo. Tenha mais amor próprio.

      Excluir
    3. Fazer o que né? Ninguém me ajuda aqui no blog compartilhando as postagens e o Google esconde meu blog nas pesquisas. Se cada um que lesse aqui compartilhasse o link eu teria mais público. Vcs não sabem o trampo que dá manter um blog ou site. Faço por amor a atividade mesmo que ninguém valorize.

      Excluir
  7. A realidade é bem complicada na T.I, estou gostando do curso superior na area de T.I que estou fazendo mas estou um pouco arrependido por ver estágios exigirem conhecimentos absurdos e as profissões exigirem conhecimentos absurdos nessa área, e conheço gente que trabalha na área e não tem vida própria não quero isso pra mim, tenho colegas meus que fazem engenharia e os estágios de engenharia ou dos outros cursos não exigem que sejamos semideuses sabendo tudo como na T.I, vi uma vaga com exigências de inglês fluente, superior completo e conhecimento em trocentas linguagens pra pagar 1300, eu não acreditei no valor quando vi, vou me formar no curso pois já comecei e depois faço uma pós em outra área sei la kk, ta foda, nascer pobre na periferia de SP sem saber direito o que fazer pra vencer o sistema não é facil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desanima não man, no futuro quem não souber programar ou configurar a ligação de dados será considerado analfabeto e inútil. No começo é difícil, mas acredite, se seguir sua vida corretamente livre de vícios e ilusões, a recompensa vem, demora mas vem.

      Excluir
  8. Esse blog aqui está tão derrotado quanto o velho careca aqui do financeiro da empresa que vem trabalhar de terno desalinhado fubazento, calçando papete de plástico por causa dos pé inchado de quem nunca se cuidou e enchia o caneco na juventude. Kkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  9. Relaxa, o que não esta uma derrota nesse país?kkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Seu blog é bom pra caralho gerson, para de frescura, Besseder? Seu conteúdo é foda e único. Tenho uma dúvida. Vc confia fazer suas pesquisas e usar seus dados no android? Podemos enquadrar o Android em "não seguro para alguém que não quer ter suas buscas rastreadas"? Quais medidas anti-spy e track vc usa no seu android?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado man! Ganhei o dia com seu comentário! Nenhum sistema é seguro, mas basta usar de forma Prudente que não tem erro. Antes usava ROMs chulés customizadas que viviam dando pau, agora desencanei. Não ligo mais para privacidade, até estou pensando em revelar minha identidade aqui no blog vendendo trechos da minha HQ e foto autografada.

      Excluir
  11. Estou desenvolvendo um app/site para encontros entre boqueteiros/as de cinemas privê/banheiros públicos etc. Vou cobrar por anúncio/cadastro. Vamos ver no que dá.

    ResponderExcluir
  12. Acho que vou ter que encerrar o blog. Infelizmente mesmo trocando o template, trabalhando o CEO e divulgando por aí ele continua sendo escondido pelo Google...

    ResponderExcluir
  13. Putz, lamentável o seu blog é um dos melhores da blogosfera, o resto é muita tosquera, mas é dessas tosqueras que os chimpas infelizes se amarram, gastam horas se degladiando numa guerra infinita e mediocre, um tenta tirar a moral do outro, isso faz os macacos brasileiros se sentirem vivos e ativos, pode não ser grande, mas vc tem um público Gerson,mas de que adianta compartilhar seus links para um povo que só pensa em putaria, ostentação, bens materiais, cachaçada,drogas, funk e futebol? Compartilho os links, mas ninguem lê ou comenta, fazer o que? infelizmente nascemos em um país bonito com um povo retardado, burro e alienado, que só gosta de besteira e futilidade, não conseguem interpretar textos, não lutam por seus direitos e se acostumaram com as injustiças diárias, as mulheres então são umas amebas só querem por a roupa e sair, ignoram a crise e o preço das coisas, são apenas três buracos para o prazer, pois assim que se comportam, o feminismo acaba quando a conta chega, ai o companheiro banca, esse é o feminismo tosco desse povo tosco, ta tudo deturpado e invertido, e uma hora vamos ver ao vivo um colapso social, sem mais !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Povo mulambento que não gosta de ler ou quando lê, não conseguem entender. Vou manter o blog porque tem uma galera fiel de 30 e poucas pessoas que entendem os textos.

      Excluir
  14. Gerson Ravv você que entende de T.I

    Oque você acha de fazer um tecnico de macanico aliando com um curso tecnólogo de gestão de producao industrial. Seja otimista comigo.

    É uma carreira menos pior que ficar em casa na punheta e esperando o tempo passar né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cursos técnicos são os melhores em termos de empregabilidade. Tecnólogo são úteis somente mesmo para a área de gestão mesmo. Ótimas escolhas man. Fuja de cursos de humanas em áreas inúteis ou estrambólicas: um colega meu pobretão massacrou sua família financeiramente para estudar "artes", resultado: se formou e nunca trabalhou na área, não tem talento para produzir arte de valor, não gosta e não quer ser professor e ganha trocados tentando vender seus quadros e desenhos horríveis, um verdadeiro inútil e um peso para sua família pois o cretino com 38 anos ainda mora com os pais e nunca tem um centavo no bolso. PS: estudou na Espanha...

      Excluir
    2. Obrigado cara, esse seu relato me tocou mais para o lado espanto e de tristeza que achar engraçado. É porque é terrível ver uma pessoa com seus planos frustados é lamentável.

      Obrigado pelo conselho valeu.

      Excluir
    3. O Luizinho (o artista sem talento) é só um metido sem talento e nunca planejou nada, ele é a típica bichinha metida a burguesa, mas o pior é que não reconhece que não tem jeito pras artes e ao invés de buscar um trampo como professor de artes por exemplo, prefere ficar se iludindo fazendo "arte" lixosa que ninguém liga.

      Excluir
  15. Gerson, eu penso seriamente em estudar ti para tentar por meio dela imigrar do Brasil. Tenho 25 e trampo publico mediano. O que acha do plano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, porém cuidado com o país que escolher para não entrar em depressão por causa de saudades da família e rotina carnavalesca chimpanzé brasileira (se for o seu caso). Os gringos só aceitam experts e gênios para trampar em TI por lá, fora que tem quer mais que fluente no idioma. Boa sorte man! Já fui pra Espanha e Portugal e odiei, Europa me dá depressão, não suporto nada que me lembre aquele pinico.

      Excluir
    2. Porque odiou a Espanha e Portugal?

      Excluir
    3. Povo feio, velho,fedidos, sem educação, comidas ruins e notei algo: a gente tem uma visão distorcida do país em que estamos como estrangeiros por não estarmos conectados na "vibe", na "onda" do lugar e assim ficamos deslumbrados só vendo coisas boas, mas depois de 6 meses a gente já percebe que o vizinho da frente cozinha metafentamina no quarto, o velhinho de trás é um traficante de armas internacional, o cara careca e amável da esquina é um pedófilo fdp, enfim, o mundo todo tá uma desgraça! Rio de Janeiro vcs acham que é violento? Precisam bater um papo com uns amigos meus de Los Angeles e Chicago que relatam tiroteios terríveis em plena luz do dia com armas de guerra.

      Excluir
    4. Isso que você falou de entrar na vibe do local também se aplica a cidades pequenas, quem sai de grandes centros para cidades menores vai muitas vezes com a ideia de encontrar um semi paraíso.
      Mas depois de algum tempo você vê que não há tanta diferença assim,
      O comportamento das pessoas é muito parecido.

      Excluir
    5. Agora você se superou! Los Angeles e Chigaco comparados ao Rio de Janeiro! Hahaha. "Armas de guerra". Para de falar besteira.

      Excluir
    6. O mundo inteiro é um lixo man, continue no seu mundo ilusório de que nos EUA ou Europa é tudo flores. Somente vivenciando o dia a dia e a vibe do lugar pra sentir a real. O inferno é aqui nesse mundo caótico. A vida humana não vale nada nem aqui e nem em lugar nenhum. Meus amigos falam de gangues arrebentando os miolos dos outros em plena praça pública lá nos EUA mas é algo tão banal que nem sai na mídia pois são os negros e os pobres que morrem assim em guerras de gangues e de cartéis e inocentes que estão no lugar errado e hora errada também sofrem de mortes assim. Rio de janeiro é fichinha.

      Excluir
    7. Gerson, com todo respeito e sem haterismo...

      Fica bem dificil acreditar que Los Angeles e Chicago sejam mais violentas do que qualquer cidade brasileira, principalmente o Rio. Moro em uma famosa capital nordestina e posso resumi-la em sangue, assaltos e violência extrema todos os dias. Dá desgosto e tristeza ler jornais e noticiários aqui. É tanta notícia ruim que eu fico me perguntando se não seria melhor perseguir uma vida no primeiro mundo, mesmo sem poder fazer faculdade ou ascender a empregos de maior status.

      Nunca estive nos EUA nem na Europa. Mas o feedback que tenho de pessoas que estiveram nesses lugares, não só a turismo, mas para passar temporadas é que são lugares com níveis de segurança e civilização muito acima do Brasil. Seria quase como outro planeta ou universo.

      Esses seus amigos gringos considerariam morar no Brasil por mais segurança em vez de ficar em Los Angeles e Chicago?

      Aqui no Nordeste quase não temos lei. É clima geral de insegurança, não temos tranquilidade nem para andar um quarteirão na rua. O país inteiro está assim, alguns lugares mais graves que outros. Aqui foi eleito uma das cidades mais violentas do mundo. Já foi um lugar mais tranquilo e pacífico mas a combinação de desarmamento e descaso dos governos somado a leis que anistiam criminosos tornou isso aqui um matadouro e um salve-se quem puder geral.

      Sinceramente, é muito difícil imaginar que qualquer cidade dos EUA, Canadá ou Europa seja pior do que esse troço aqui que vivo.

      Ressalto que falo na maior amizade, sem ódio ou ironias. Um abraço, fica com Deus!

      Excluir
    8. Sim man, o povo lá se mata mais que os daqui. Os bairros pobres lotados de imigrantes são terríveis, zonas de guerra, os bairros de classe média quase 90% dos moradores são viciados em drogas pesadas. Enfim, isso não é mostrado na mídia, escondem.

      Excluir
  16. Achei muito interessante o ponto de vista desta publicação, me identifico muito com vários pontos do texto. Trabalhei 5 anos com suporte e garanto que a vida não é fácil e nos tipos que você setou, tem a pecinha "USUÁRIO" que consegue sempre fazer o impossível, chega a ser engraçado as vezes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os leigos não tem culpa man, não são obrigados a saber o que rola atrás dos sistemas. O que irrita são os sabichoes metidos a genios.

      Excluir

Comentários liberados, porém, se exagerar e postar discursos de ódio, preconceitos e spam vai levar bam! Att Gerson Ravv

Post Top Ad

Your Ad Spot