Olá amigos. Hoje um texto mais técnico sobre uma ideia meio maluca que anda girando na minha mente...



Já trabalhei com suporte para todo tipo de usuários de tudo quanto foi tipo de equipamentos e serviços de TI. 
Um dos serviços que mais me davam dor de cabeça, eram os relacionados com contas de e-mails e serviços de espelhamento.

Ou melhor, com o uso errado que os usuários cabeças de bagre faziam com essas contas de e-mail usando essas contas das formas mais erradas possíveis, mas o que mais enchia o saco era:

*usar a conta de e-mail como uma espécie de serviço de backup de segurança: isso mesmo! Tem alguns retardados que usam contas de e-mail grátis do tipo gmail ou hotmail, ou até mesmo contas de domínios próprios  para guardar documentos digitalizados importantes e outros documentos



Como vocês devem saber, o serviço de contas de e-mail é exclusivo para comunicação ou seja, essas contas de e-mail grátis são apenas para a troca de mensagens e a responsabilidade de replicar ou realizar backups do conteúdo das mensagens das contas é exclusivamente de seu usuário, basta ler os termos de uso do hotmail, gmail ou demais empresas de hospedagem de sites, domínios e e-mail.  

Quando trabalhei com hospedagem de sites e serviços de e-mail era comum passar muito stress com gente idiota que guardava toda sua vida digital e documentos importantíssimos no conteúdo de suas contas de e-mail! Não faziam backups em seus computadores e nem utilizavam clientes de e-mail para baixar esses conteúdos e quando o servidor de e-mails ia pro saco pediam tudo e entravam em contato querendo recuperar seus preciosos dados: quando a gente esfregava na cara dos cabaços os termos de uso com a parte de que o backup e replicação dos dados eram responsabilidade deles só faltavam pular na gente querendo nos matar...



Outra porcaria que dava ataques dos nervos era quando algum retardado que usava um desses serviços grátis de espelhamento de arquivos do tipo Google Drive ou OneDrive usavam esses serviços também como se fossem ferramentas de backup! PQP! VTNC!

Esses serviços além de serem gratuitos, não garantem cópias de segurança e muito menos foram projetados para servirem como uma ferramenta segura de backup de informações! Era incrível o nível de ignorância dos usuários...

É comum os servidores desses serviços, principalmente os gratuitos darem pau, bugarem, perderem dados e informações e não existir o backup, logo, jamais devem ser usados para tal finalidade, entendam de uma vez: serviços como OneDrive e Google Drive apenas ESPELHAM seus arquivos numa espécie de "CLOUD" que na verdade não seria exatamente uma nuvem...

Pensando nisso, percebi que há uma necessidade muito grande dos usuários domésticos em ter um local seguro e confiável para guardar seus documentos e arquivos.

Existem empresas que fazem esse serviço mas em geral são cobradas taxas ou assinaturas muito altas e um usuário doméstico não está disposto a gastar tanto. E como não dá para confiar em serviços d estorage grátis ou OPEN SOURCE, quem não se lembra do serviço de armazenamento do UBUNTU que da noite para o dia deixou os usuários na mão...




Estive pensando em abrir uma empresa voltada para usuários domésticos, fornecer espaço de armazenamento limitado por assinatura mas garantir a segurança e integridade dos arquivos deles.

Ei! quer conversar com o nosso robo de chat? Converse com nosso amiguinho virtual:
BrainCrusher
Ele é o seu amiguinho! Converse com ele para que ele se desenvolva cada vez mais! 
ESTILO A CORTANA SQN!!! 

Estive pesquisando e com o crescente desenvolvimento da virtualização na nuvem, pensei na plataforma da Microsoft AZURE, mas para isso, mesmo assim  precisaria de uma estrutura física para criar um CPD que receberia os dados dos usuários e replicaria para a nuvem, um CPD virtual dentro do AZURE, o que pensam da ideia amigos técnicos? Seria viável? Seria possível?

Ou vocês pensam que seria melhor tentar investir num CPD físico próprio, com servers open source em máquina otimizadas e configuradas para um número limitado de assinantes e somente depois expandir para a nuvem se o negócio der certo?

Sei que os gastos serão altos pois será necessário toda a estrutura para o serviços funcionar com equipamentos bons e links poderosos, ar condicionado, segurança mas seria demais abrir uma empresa desse tipo aqui no coração da periferia e depois expandir para outro local! 

Enfim, o que pensam sobre minha ideia? Plataforma Azure paga em cartão de crédito internacional ou CPD físico com Open Source e link modesto? Comentem aê!

Att Gerson Rav