Talentos na lata de lixo - blockchainsupertrader.com by Gerson Ravv

Tudo sobre TI-trabalho-dinheiro-mercado de trabalho-sistema-operacionais-computação e muito mais!

Hot

Post Top Ad

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Talentos na lata de lixo

Tempo e dinheiro jogados na latrina da crise


Essa semana recebi uma proposta para trabalhar como programador numa grande e famosa TELECOM. A linguagem não era a minha preferida (amo JAVA e detesto PHP) mas o gordo salário compensava e o projeto teria apenas 4 meses de duração no regime freelancer.

Chegando lá no prédio já fiquei assustado: centenas de jovens apinhados numa sala com carteiras escolares em busca de vagas para telemarketing que paga salário mínimo de R$840,00.

Os entrevistadores colocaram os candidatos em buscas das mais diversas vagas TODOS  juntos sem distinção, como num feirão de desempregados...

Toda Telecom faz questão de demonstrar para os candidatos que eles são apenas GADO HUMANO e colocam todo mundo junto na mesma sala, fazem as entrevistas com perguntas pessoais na frente de todos presentes e aplicam os testes e provas de qualquer jeito mesmo...

Tinha gente sendo entrevistadas para vagas de supervisor de callcenter, operador de telemarketing, coordenador de callcenter, estagiários em TI e uns quatro caras e eu disputando uma vaga de programador freela.

Algo que me chamou a atenção foi na parte em que os candidatos às vagas de operador de telemarketing tinham que contar suas peripécias profissionais em outras empresas e suas formações acadêmicas: TODOS os candidatos à vaga de salário mínimo tinham formações em cursos de HUMANAS...

Pelo menos três candidatos chamaram a atenção: os três eram formados em universidades públicas e particulares FAMOSAS e de prestígio internacional no curso de LETRAS E LITERATURA...

Detalhe: esses três foram SUMARIAMENTE DISPENSADOS pelos entrevistadores.

Tempo e dinheiros jogados no lixo da crise.


Como vocês sabem minha primeira graduação foi em LETRAS, sou louco por LITERATURA, sou doido por análise do discurso e linguística, sei das dificuldades de se cursar Letras num curso de longos 4 anos em que as atividades principais são: leitura, pesquisa séria e reflexões.

Você percebem? Algo tão humano e importante para a formação do caráter humano como a língua e a literatura (um país em que a língua e literatura não são valorizados e cultivados é um país fadado ao fracasso e escravização do seu povo pela ignorância), está sendo jogado na lata de lixo da crise.

Não tinha só gente formada em Letras lá, mas também diversas pessoas formadas em outros cursos de humanas e todos SE DIGLADIANDO por uma vaga POBRE para um subemprego precário que paga mixaria como é a sub-profissão de OPERADOR DE TELEMARKETING. 

Não tenham o pensamento infantil e utilitarista de que cursos da área de humanas são inúteis, nosso país é carente de educação e carente de HUMANIZAÇÃO.

O que eu vi ontem na salinha de entrevistas da TELECOM é reflexo de como o país está quebrado, sem recursos para desenvolver atividades relacionadas à educação e conhecimento.

Fica a pergunta: adiantou o governo incluir tanta gente no ensino superior sem cuidar das bases de produção de riqueza do país? O destino de boa parte dos formados em ensino superior num país quebrado é o SUBEMPREGO nos callcenters, não só os formados em cursos de humanas mas também os formados em cursos de exatas. 

E também não acreditem nesse pensamento tacanho e retrógrado de que o ensino superior deveria continuar sendo exclusivista e elitista para assim os salários dos diplomados subir: a quantidade de gente formada no Brasil quando comparada com sua população é PÍFIA e ridícula.

Aprendam isso: seja na USP ou seja em Uniesquinas em qualquer sala aonde o conhecimento é compartilhado e ensinado isso produz mudanças nas pessoas, não em todas, mas essas pequenas mudanças em alguns sujeito podem acarretar grandes mudanças na realidade trazendo bem estar para muita gente, de uma forma ou de outra. 

O problema é que Governo e Empresas corruptas andam de mãos dadas e não estão nem aê para o desenvolvimento geral do país e preferem ficar brincando de especulação financeira e tirando disso muito lucro, e a tendência infelizmente é essa: governos e empresas só querem ganhar dinheiro com especulação financeira utilizando truques e engôdos operacionais em bolsas e planos governamentais fracassados, ao invés de investir em PRODUÇÃO de bens materiais e de consumo,  que todo mundo sabe que produção é a base de tudo na economia.

Enfim, termino aqui esse texto deprimido e de luto pelos talentos jogados na lata de lixo da crise.

Att Gerson Rav     

Fica para depois os texto sobre infoprodutos pois estouj me preparando psicologicamente: infelizmente vou trabalhar forçado no dia da eleição mexendo com aquelas urnas idiotas que apesar de rodarem um SO Linux-GNU não valem nada...  





               

29 comentários:

  1. O senhor foi bonzinho demais, fosse gado seria confinado, parece quando vai para adotar cachorro abandonado mesmo, junta todos os vira-latas com os de pedigree para ver com qual fica.

    Falta só ter uma galera abanando o rabo. Mais uma coisa, é uma telecom mais deve ter o RH terceirizado ou no processo ou o RH inteiro, porque isso de colocar pessoas de áreas distintas, com formações distintas é coisa de empresa terceirizada murrinha.

    ResponderExcluir
  2. Mas conseguiu a vaga de emprego?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os três caras e eu que disputavam a vaga de programador freela apenas ouvimos: "Vamos repassar os resultados dos testes e provas para os técnicos, quem for escolhido será contactado para a próxima etapa do processo. obrigado."

      Excluir
  3. Tds tiveram uma escolha e, infelizmente, fizeram a errada. Oferta e demanda pura e simples.

    Sobre os cursos de Humanas, o que vc acha dessa materia?:
    https://noticias.terra.com.br/educacao/japao-pede-para-que-universidades-cancelem-cursos-de-humanas,6ebd46a6261af0d724368316dde58525p9j1qquz.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é tão simples assim como parece para se resumir na lei da oferta e da procura, o que ocorre no mundo todo é que a massa de consumidores/mão de obra está se tornando descartável, logo, não interessa humanizar essa massa, o sistema está aos poucos se auto-destruindo, o boom do momento é a especulação financeira pura e diminuição de investimentos em produção. Não existem escolhas erradas, existe sim um sistema perfeito de precarização da vida humana em geral e das práticas financeiras e concentração de renda apenas para especulação; para você ter uma ideia, conheço engenheiros de software e especialistas fodas das mais diversas áreas da TI implorando cargos como analista de suporte nível 1. O que ocorre na área de TI vai ocorrer em todas as áreas: muita automação, vagas escassas cada vez mais raras e cargos somente para aqueles profissionais super-ultra-mega-mutantes qualificados que vão somente ficar monitorando as máquinas de forma tediosa e idiota até dia em que bolarem um algoritmo alimentando por IA e BIG DATA que vai assumir o cargo desse cara pois as empresas modernas não querem mais ganhar dinheiro produzindo coisas ou serviços para vender, logo, não precisam de funcionários e consumidores.

      Excluir
    2. caralho, que pesado.

      Excluir
    3. O mundo vai ae acabar entao ou a humanidad vaj ser descartada desse jeito

      Excluir
    4. O mundo todo está virando socialista, até os EUA. Isso está tornando o ambiente muito difícil para as empresas conseguirem permanecer lucrativas (e, portanto, sobreviverem)
      Daí perde-se mesmo o sentido investir em produção e as pessoas preferem até deixar dinheiro parado rendendo juros negativos já que o risco de produzir vai se tornando altíssimo. Isso se torna um círculo vicioso.

      Enquanto o mundo não acordar e abandonar essas políticas de esquerda (acho que vai demorar muito ainda), vai ser só decadência. Prosperidade econômica é o que sustenta e torna tudo viável, inclusive a humanização e sofisticação. Mas aí a prosperidade é tanta que os "intelectuais" sofisticados começam a criticar o capitalismo pelo simples e insignificante fato de que, com ele, algumas pessoas enriquecem. Essa crítica ganha apela das massas ignorantes e começa-se a punir o capital, a produção, a inovação, o empreendedorismo, etc. Aí cada vez menos gente quer fazer isso e tudo entra em declínio. É o que estamos vivenciando agora

      Excluir
  4. Assino embaixo . Triste realidade. Gerson estou aguardando o post sobre mercado de infoprodutos e análise que vc fez.. pois estou sempre pesquisando algum empreendimento digital para começar. Já pesquisei sobre comércio de websites ( compra e venda em marketplace), afiliados etc.. enfim não quero ter um negócio que dependa de terceiros ( funcionários ) e que não precise lidar com clientes diretamente heheh. Valeu seu blog é mt útil !

    ResponderExcluir
  5. Gerson,

    É complicado... temos um país em que "as campeãs nacionais (!!!)" são ajudadas em detrimento das milhões de outras empresas. O mercado, regulado pelo estado, é voltado às grandes empresas, infelizmente.

    Existem trocentas regulamentações (normas, leis e várias bobagens) para dificultar a operação em setores de potencial lucro, o que isso faz? Faz com que apenas empresas dispostas ($) a se submeter a tal coisa possam entrar nesses ramos - e faz com que tenham reserva de mercado por conta dessa safadeza. Resultado, várias empresas poderiam operar, mesmo que para um número limitado de consumidores, e com isso diminuir os preços dos produtos e serviços aos consumidores; e isso faria com que as pessoas tivessem mais renda, já que o dinheiro dispendido para compras seria menor, e afetaria, positivamente, até os pobres, principalmente, pois teriam maior acesso aos bens e produtos.

    Enfim, o estado, junto às grandes empresas conchavadas com os políticos, fodem com tudo para manterem seus privilégios. Isso porque nem falei do BNDES (bolsa-grande-empresário).

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Pior coisa que existe é trabalhar em áreas de desenvolvimento web, já trabalhei com PHP e o problema é que muitas empresas tratam desenvolvedores php como designer, inúmeras vezes já me pediram para mexer em css de sistemas, para arrumar o layout em celulares porque tavam quebrando e para tratar imagens, é foda essas empresas que querem um profissional multi-tarefas pagando salários de fome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo anônimo! É isso mesmo: é a primeira pergunta que fazem quando a vaga é para dev web: "Você manja muito de CSS?", por isso não sou muito fã de PHP, e claro: alterar CSS de outros é um sofrimento, sempre fica alguma coisa toda cagada que para consertar teria que mudar tudo e começar do zero.

      Excluir
  7. Ei Gerson, vc q entende bastante de T.I deve saber, as urnas eletronicas são facilmente fraudaveis? hackeaveis? ou é dificil ou até impossivel disso acontecer? ja vi o TSE dizendo q usamos o sistema de votação mais seguro do mundo cogitado em ser adotado em varios paises

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza man? Ainda tenho que comer muito arroz com feijão para dizer que entendo bastante de TI! kkkkkk! mas respondendo sua pergunta, tenho algumas opiniões: cara, como confiar numa máquina que já vem pré-programada e configurada? E daí que ela antes do primeiro voto imprime "comprovantes" de que nenhum voto ainda foi computado? Quem garante que não é um script safado? Quem que opera essas merdas lá na sala de votação para fuçar, analisar e dizer que o programa ou a pen-drive não estão hackeados? Os mesários analfabetos digitais que não manjam nem de arrastar mouse no Windows? Os EUA jamais adotarão esse sistema suspeito de votação. Fizeram a escolha de urnas eletrônicas justamente para facilitar as fraudes e diminuir a liberdade de expressão dos eleitores pois com cédulas de papel dava para fazer votos de cacarécos inventados pelos próprios eleitores (pesquisem no google sobre isso).

      Excluir
    2. Dois links sobre o assunto das urnas do TSE:

      https://jornalggn.com.br/noticia/pedro-rezende-as-urnas-e-o-sistema-fraudavel-sem-riscos-para-o-fraudador

      http://www.viomundo.com.br/denuncias/professor-acompanhou-relato-de-hacker-fraude-plausivel-muito-seria.html

      Excluir
    3. Ontem foi terrível: que dia chato trabalhando forçado na eleição: só os tiozinhos e tiazinhas bugando na urna, os cérebros deles bugavam ao ir votar e de cara era pra vereador e eles só tinham o número do prefeito pois pensavam que iam votar apenas para prefeito ... Pqp! Por que deixam essa gente votar?

      Excluir
  8. Ola Gerson,

    È complicado mesmo. Venho acompanhand o mercado de TI e vejo gente boa que è nivel expert / master aceitando e.trar em vaga junior pra sair do desemprego.

    Espero que de certo.

    Ansioso pelo post sobre infoprodutos.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior cara, é que o pessoal mais qualificado que perdeu o emprego não são contratados para cargos junior ou dificilmente são contratados. por isso eu digo tanto aqui: sempre tenham um plano B na manga.

      Estou editando o texto sobre infoprodutos inserindo as imagens de prints e cálculos, infelizmente as contas do facebook criadas exclusivamente para promover infoprodutos foram apagadas e não conseguimos recuperar os dados, mas o que importa mesmo são os dados contabilizados de cliques nos links a plataforma. Aguarde que essa semana publico! Abraços man!

      Excluir
  9. Gerson, primeiro parabéns pelo blog e por esse post.
    É triste ver tanta gente jovem se degladiando por salario de fome.

    Mas eu acrescento uma outra visão neste debate: conheço muitos adolescentes/jovens que viraram NemNem (nem trabalham, nem estudam). Pessoas que, com 20 anos, dizem estar cansadas demais para trabalhar e estudar. Não sei se por falta de perspectiva, ou pura preguiça, mas são poucos os que buscam melhorar, se aprimorar. E a crise econômica que enfrentamos atualmente só piora isso.

    No mundo todo, a tendência é aumentar cada vez mais o número de desempregados. E o que muitos não entendem é que os empregos e as necessidades das empresas vai mudando ao longo do tempo. No anos 50 e 60, quem era gerente de banco era visto como "o" cara. Hoje em dia, os bancos estão cada vez com menos funcionários, pois a internet e os caixas eletrônicos tornaram a burocracia desnecessária. Isso vai se repetir em diversas áreas. Na área de telemarketing mesmo, muitas empresas já optam por URA (atendimento automático) ou via smartphone (aplicativo ou whatsapp), e estão demitindo as pessoas.

    Quem não se atualizar vai ficar para trás, ou entra na informalidade.

    Sucesso

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. PHP é uma bosta..Só passo raiva com essa porra. A concentração de maus programadores é MUITO grande nessa linguagem. E mexer em código porqueira é muito estressante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PHP é uma linguagem foda. O problema é por não ser compilada pode-se fazer muita merda.

      Excluir
  11. Cara os empregos como existem hoje estão com os dias contados com a computação cognitiva! Medicina, pesquisa, gastronomia, até as vagas de telemarketing estão ameaçadas pela tecnologia!!

    O Bradesco já colocou o Watson da IBM para atender clientes dos call centers!!

    Duvido muito que funcione 100% do jeito que eles dizem funcionar, sabemos que na propaganda é uma coisa, mas na realidade já é outra. Mas de qualquer forma a intenção de dominar a humanidade está mais que clara, mesmo eles negando a substituição de um profissional qualificado (pelo menos por enquanto) sabemos muito bem o plano de dominação mundial da IBM. Ela foi responsável por pelo senso da população alemã no 3º reich cruzar os dados, catalogarem os judeus e fazer o controle de todos os meios de produção e mortes. A maior filha da putagem deles é em seu livro oficial de comemoração de 100 de empresa escreverem que o Watson foi enganado pelo regime nazista. PUTA QUE PARIU o cara recebeu até uma medalha!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tamo tudo fudido então, cabousse a humanindade, tuas crenças explicam essa desgraça gerson?

      Excluir
    2. Nicolas, quem trabalha na área já percebeu que os softwares com IA e BIG DATA vão fazer todo o trabalho braçal no futuro; o que vão fazer com a massa humana finalmente libertada do trabalho duro? vai saber! veja esse artigo escrito por um engenheiro de software e pesquisador: http://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/carreiras/2016/09/1817699-profissao-que-nao-requer-criatividade-sofrera-mudancas-dramaticas-diz-pesquisador.shtml

      Excluir
    3. Parece que esse pesquisador não sabe muito bem do que está falando.

      Tem até um comentário falando bem a verdade sobre escrever softwares. Conheço uma empresa com 2 programadores e um 1 adm. que fazem mais do que empresas com 1.000, já que eles usam um software escrito por eles mesmos que já programa o que o cliente quer quase que automaticamente.

      Claro que eles escondem isso para seus serviços não ficarem mais baratos, mas é fato que eles fazem e já admitiram isso até em um podcast de tecnologia.

      Quanto a criatividade? Já viu o que o deepmind da google é capaz de fazer? Espera algum ricaço entediado ver aquelas artes de catchurros e gatos como algo valioso.

      Até cargos chaves no processo de decisão deixarão de existir. O que é melhor, um humano que leva em conta a emoção em suas ações ou um computador que é completamente racional e só levará em conta os lucros da empresa e seus acionistas?
      O computador, não tem família, não fica doente, não dorme e não sofre psicologicamente por problemas externos.

      A humanidade passará por um extermínio criada por ela mesmo. Só sobrarão os superricaços e os inteligentes o suficiente para fazer a manutenção dessas máquinas.

      Quando elas mesmas perceberem que não precisam de nós. Aí sim será a extinção total.

      Excluir
    4. caracolis, tamos fudidos aparentemente, porra, logo na minha época, vou me formar como médico e o conhecimento que tem que acumular é gigantesco, uma máquina dessa faz isso em segundos, tipo o Watson da ibm. Rapaz, acho que a crença em alguma divindade frente a essa realidade estremece. Qual será a função dos humanos se uma porra de uma máquina dessa tiver criatividade? Vamos ser ultrapassados se algo assim acontecer, antes pensavam que não podíamos voar, está ai o avião, que a vida era algo sobrenatural, viram que é formada de células. Agora é desbancar a alma se é que ela existe. Cara, fiquei triste na boa.

      Excluir
  12. PHP é lixo mesmo, atualmente estou trabalho em um código legado porco e ta meio tenso ver OO misturado com programação procedural... mas enfim, pagando um bom salário (o que é o caso ) eu topo qualquer linguagem.

    ResponderExcluir
  13. Dúvida, 6000 CLT é considerado um gordo salário na área de TI (desenvolvimento) em SP?

    ResponderExcluir
  14. Sugestão de leitura de artigo sobre o fim do trabalho duro e braçal no futuro: http://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/carreiras/2016/09/1817699-profissao-que-nao-requer-criatividade-sofrera-mudancas-dramaticas-diz-pesquisador.shtml

    ResponderExcluir

Comentários liberados, porém, se exagerar e postar discursos de ódio, preconceitos e spam vai levar bam! Att Gerson Ravv

Post Top Ad

Your Ad Spot