Como evitar problemas na blogosfera? - blockchainsupertrader.com by Gerson Ravv

Tudo sobre TI-trabalho-dinheiro-mercado de trabalho-sistema-operacionais-computação e muito mais!

Hot

Post Top Ad

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Como evitar problemas na blogosfera?

Criar um blog e cuidar de sua manutenção é algo que eu considero muito divertido e uma atividade que enriquece nosso conhecimento.

Aprendo muito ao escrever aqui: preciso fazer pesquisas sobre determinados assuntos e aprendo ainda mais com os comentários dos leitores que hora concordam ou discordam do que escrevo aqui e é isso mesmo: faz parte de um diálogo saudável e adulto o concordar e o DISCORDAR.

Fora que os outros blogs e blogueiros agregam muitos outros conhecimentos com seus textos e ideias.  

Geralmente eu publico os comentários que DISCORDAM da minha visão DESDE que esses comentários tenham lógica e não estejam escritos numa linguagem de pré-adolescente de quinta série de colégio público depredado.

Estou postando esse texto aqui devido ao caso do fim do blog do Pobretão e espero que essas dicas ajudem alguém que tem ou pretende criar um blog.

A WEB é um ambiente hostil, defenda-se! 


SEGURANÇA

É fundamental para o blogueiro manter seu desktop com todas as atualizações de segurança e isso vale para qualquer outro equipamento que ele utiliza para se conectar na web.

Seja sistema Windows, Mac ou Linux garanta que seu SO sempre esteja na última versão com todas a as atualizações e repositórios confiáveis no talo.

Basta um programa qualquer que esteja sem suporte de atualização para que alguma porta fique desprotegida e assim  alguém consiga obter informações ou controle de forma remota sobre seu equipamento.

Não clique NUNCA em LINKS que deixam nos comentários, quem conhece Kali Linux sabe o quanto é fácil conseguir enganar o usuário comum com links safados que abrem páginas que até um especialista em segurança da informação não saberia distinguir se as páginas seriam falsas ou reais.

Fora que dá para descobrir o IP de quem clicou no link e utilizando de programas do tipo afinder entre outros seria mais fácil ainda descobrir mais informações de localização por exemplo.

Não instale porcarias GRATUITAS de origens duvidosas principalmente softwares desconhecidos da CHINA, SÉRVIA, RÚSSIA e países da África. Isso vale para computadores, notebooks e smartphones.

Esqueçam esse papo furado de que "usar o TOR" ou divulgar seus textos na DEEP WEB você está completamente seguro e anônimo.

Todo mundo de TI sabe que isso é balela e se você usa Windows NEM CHEGUE PERTO da DEEP WEB, seu PC vai sofrer uma violação anal de protocolos e pacotes de rastreio.

Como o BLOGGER é da GOOGLE e se você utiliza Smartphone com ANDROID faça aquela configuração de segurança e utilize uma outra conta do gmail apenas para o blog. 

NUNCA faça login no blogger nos equipamentos das empresas em que vocês trabalham, nunca utilizem  o smartphone ou tablet no WIFI da empresa se você estiver logado no blogger, NUNCA FAÇA ISSO!

Empresas utilizam serviços de empresas de AUDITORIA ou seja: tudo o que você digita nos teclados da empresa é copiado e guardado para ser utilizado contra você.

Hoje EU POSSO relatar meus perrengues e MINHAS OPINIÕES sobre empresas porque FELIZMENTE após muito sofrimento e ralação HOJE posso viver sem precisar IR PEDIR EMPREGO PRA NINGUÉM.       

Antes de postar algo pensem sempre: como esse texto pode me prejudicar na vida real caso descubram minha identidade real no mundo físico?


LIBERDADE DE EXPRESSÃO NÃO É DIZER TUDO O QUE SE PENSA DE QUALQUER JEITO

Eu sempre digo aqui no blog: CUIDADO com o que vocês escrevem aqui na WEB! Cuidado como vocês fazem a catarse de suas frustrações, medos e crenças através de textos!

Antes de mandar aquele texto cheio de ódio PARE, PENSE, RESPIRE FUNDO e reflita muito antes da publicação: A INTERNET expõem suas idéias para MILHÕES de mentes pelo mundo, verifique antes se o texto ou as idéias do texto estão claras e livres de duplo-sentido que podem causar muitos maus entendidos.

E PRINCIPALMENTE: evite expor opiniões MUITO PESSOAIS sobre temas delicados como sexualidade, crenças religiosas ou posicionamento político.

Por exemplo, existem mil maneiras de dizer que você não gosta de LEITE, se você escrever um texto expondo de forma RACIONAL e clara sobre os supostos malefícios dessa bebida, citar algum estudo sério sobre o assunto e no fim dar uma opinião pessoal MODERADA sobre o quanto você não aprecia o LEITE, NINGUÉM vai hattear seu texto e muito menos ameaçar de morte ou tomar medidas legais contra seu texto.

Agora, escrever um texto dizendo que ODEIA LEITE, chamando de CUZEIRAS, VACILONAS, PERDEDORAS, FRACASSADAS, LIXOS HUMANOS as pessoas que apreciam o LEITE e ainda no final do texto dizer que queria que todos que consomem LEITE deveriam SOFRER UMA  PENA DE MORTE LENTA E DOLOROSA aê isso já é demais... É claro que esse texto EXTREMISTA vai atrair gente EXTREMISTA e PSICOPATA que ADORA LEITE. 

E um texto que seria apenas um DESABAFO sobre o quanto você detesta LEITE, mesmo que não reflita um ódio doentio e real que na verdade você nem sente acaba virando uma OFENSA DE HONRA e acaba confundido com DISCURSO DE ÓDIO e PRECONCEITO para quem adora LEITE  e se existir uma LEI QUE DIZ QUE É CRIME FALAR MAL DO LEITE então seus problemas serão enormes...

COMENTÁRIOS

Por vezes aparecem uns comentários na moderação que eu fico tentado à publicar, MAS... eu penso um pouco e chego à conclusão: qual o benefício de publicar um mini-discurso de ódio cheio de palavrões, completamente fora do contexto do meu texto e que ainda podem atrair mais gente maluca no blog? Então, esses comentários cheios de ódio, racismo,preconceitos ou que falam mal de outros blogueiros eu sequer LEIO, vão tudo pro limbo.

Moderem todos os comentários com conteúdo racista, homofóbico ou sexista. A qualidade do seu blog vai aumentar e consequentemente os ganhos com ADS irão AUMENTAR de verdade, falo por experiência própria.

Para quem gosta de comentar usando palavrões ou publicar textos com palavrões, o ideal é utilizar de abreviaturas que o Grande G ainda não entende e trocar por outras abreviações tão logo a IA dele descubra.    


Enfim, espero que essas dicas sejam úteis e lembrem-se sempre:

VOCÊ TEM O DIREITO DE DIZER TUDO O QUE QUISER NA WEB ( VIA BLOG, VLOG, REDES SOCIAIS, ETC) PORÉM FIQUE CIENTE DE QUE TUDO O QUE VOCÊ COMPARTILHAR PODERÁ SER (E SERÁ) DISTORCIDO E MISTIFICADO E QUE MILHÕES DE OUTRAS MENTES SABERÃO O QUE SE PASSA DENTRO DE VOCÊ E FARÃO O SEU JULGAMENTO SEM DIREITO À DEFESA.


Att Gerson Rav 


Pensando em sair do Windows ou conhecer outro sistema operacional? Teste o Linux Mint 18 via virtual box ou Live CD! A versão 18 está muito boa! vídeo do canal Fast Os: https://youtu.be/aCUbo5xwUhA 



15 comentários:

  1. Obrigado pelas dicas tetinha,
    A web é um ambiente bem hostil.
    Abcs.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre acesso o blog no trabalho, faz tempo viu, as únicas precauções que tenho são de manter antivírus funcionando e apagar os históricos.

    O que pode acontecer é a empresa ter algum programa que monitore em tempo real na máquina dos funcionários, mas creio que ela não tenha pelo tempo que faço isso.

    Conheci a blogosfera em outubro 2014 por ai, criei um blog em fevereiro de 2015, então em 2014 eu já comentava nos blogs.

    É bom ficar atento a programas espiões, se houverem. É bom pesquisar sobre isso, como achar eles...

    ResponderExcluir
  3. Boas dicas. Eu penso em apagar tudo logo pois se descobrirem quem você é, pode ser bobagem agora, mas daqui a 30 anos vão te julgar.

    Eu uso tor e duckduckgo. Acho que pra se proteger de pessoas normais até funciona. Pra se proteger de quem tem acesso aos backdoors e está disposto a ir pra cadeia se for pego, não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi essa de "daqui a 30 anos vão te julgar."

      Excluir
  4. " Não clique NUNCA em LINKS que deixam nos comentários, quem conhece Kali Linux sabe o quanto é fácil conseguir enganar o usuário comum com links safados que abrem páginas que até um especialista em segurança da informação não saberia distinguir se as páginas seriam falsas ou reais."

    Eu sempre postei links no blog do pobreta e eram sempre links de música, ou outros posts interessantes...Só usava aquele código pra deixar o link "clicável" e pronto.

    Gordo Tetinha, pelo visto vc manja muito de segurança e eu sou um mero leigo.

    Se eu deixar um link assim:
    http://gordotetinha.blogspot.com.br/2016/09/como-evitar-problemas-na-blogosfera.html
    No seu blog, dá pra vc ver que é um link não clicável, certo? Vc teria que copiar e colar no seu navegador pra acessá-lo.

    Aí eu pergunto: até dessa forma dá pra um hater malicioso fazer sacanagem? Pois se o link fosse estranho ninguém iria copiar e colar pra acessar, por exemplo...

    ResponderExcluir
  5. Por exemplo uma maneira simples de se obter algumas informações básicas que uma vez obtidos se o atacante tiver conhecimentos e ferramentas adequadas vai conseguir mais informações:

    1-o ALVO tem um blog e modera os comentários antes de publicar, ou seja: somente ele e o comentarista vão ler esse comentário primeiro;

    2-o ATACANTE cria uma página num server de host que só ele sabe que existe, página sem SEO, sem palavras apenas para obter dados de quem acessar a página;

    3-o ATACANTE posta um comentário com UM LINK ENCURTADO pelo próprio google para acessar a página de obtenção de dados que ele criou no server de host;

    4- o ALVO recebe o comentário para moderação e por CURIOSIDADE clica no LINK do ATACANTE

    5-o ATACANTE recebe a informação de que acessaram a página via LINK do comentário e através disso ele consegue algumas informações que vão ajudar no resto do processo.

    na maioria dos casos somente com IP não se consegue grandes coisas mas por exemplo o ALVO pode ter um IP fixo ao invés de um ip dinâmico.

    Ou então, criar uma página falsa que oferece algo de interesse do ALVO pedindo de forma convincente dados pessoais e isso é mais frequente de acontecer do que parece, as pessoas andam no piloto automático por causa do excesso de informações e estímulos.

    Enfim, a maioria dos ataques ocorrem utilizando engenharia social e muita lábia, mas ocorrem também muitos outros esquemas dos mais toscos aos mais refinados.

    ResponderExcluir
  6. Já trabalhei numa empresa que disponibilizava pra gente softwares sinistros que com apenas o RG ou CPF recebíamos todos os dados do sujeito em poucos minutos: de # de contas em bancos, transações, chips de celular, ORKUT e e-mails, assinaturas de serviços, carros, casas e endereços, locais de trabalho e até uma lista com os dados dos vizinhos da rua dele e parentes mais próximos. A licença de um software custava R$1.800,00 MENSAL por usuário e isso no ano de 2008.

    ResponderExcluir
  7. otimas dicas tetinha acompanho o seu blog teste o inicio você algumas coisas interessantes, eu também entrei nessa de ser blogueiro da Real passa lá.

    adimaravelmundonovo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu tinha ouvido falar que existe um OS especializado em maquinas virtuais, ele é uma caixa pronta pra receber várias maaquinas virtuais, alguem sabe qual é o nome desse sistema operacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um programa: Virtual Box que pode ser baixado de graça e livre de vírus no site do desenvolvedor. Nele você simula sistemas operacionais diversos desde que tenha a imagem do SO ou os arquivos.

      Excluir
  9. Olá Gerson, valeu pelas dicas, elas vieram bem a calhar, apesar de meu blog ser minúsculo é sempre bom se precaver, quanto a liberdade de expressão isso aqui no bostil é uma baita falácia, temos sempre de usar um filtro para não deixar passar nenhuma besteira que o que tem de feminazi e politicamente corretos querendo te denunciar não é brincadeira, infelizmente é esse o país ditatorial de censura em que vivemos. Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Olá Gerson,

    Boas dicas! Temos que nos manter atentos mesmo.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Tetinha, a blogosfera está sofrendo um arrastão dos haters e você é o único que tem conhecimento e armas pra se proteger de ataques assim, você não sofre tanto com haters devido ao seu modo reservado de se expressar, mas tenho que dizer que ser assim não causa o choque que os juvenas depressivos querem sentir, se o pobretão não fosse daquele jeito hardcore realista, não teria nem 1% do Ibope que teve nesses anos todos, eu por exemplo, abria sempre primeiramente o blog dele, depois de exaurido que procurava verificar os dos restantes da blogosfera, aquela abordagem forte tipo "doa em quem doer" que atraia platéia, absorvia o que era bom e descartava o ruim no blog dele, não concordo na questão de que toda mulher não presta sem exceção, não concordava com a discriminação contra pessoas do interior, de outras regiões, raças, etc. Mas concordava que devemos poupar a fim de um futuro melhor, concordava em que não devemos deixar que a sociedade dite nossas vidas como querer que casemos e façamos um monte de filho sem estrutura alguma, concordava que devemos ter cuidado com as mulheres com quem se relacionar como por exemplo as mulheres que passaram a juventude se relacionando com cafajestes, e depois dos 30 anos, procuram um trabalhador que as assumam escondendo as peripécias que faziam dele, entre muitas coisas, ótima postagem.

    ResponderExcluir
  12. Segue link para acessar a cartilha de segurança do CERT "O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil é mantido pelo NIC.br, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, e atende a qualquer rede brasileira conectada à Internet."

    cartilha:

    http://cartilha.cert.br/

    ResponderExcluir
  13. Um jeito de evitar clicar nesses link encurtados é utilizar um desencurtador de links, tipo o site untiny.me

    ResponderExcluir

Ah! A moderação de comentários voltou! Se seu comentário cair no filtro vou analisar sua contribuição intelectual e aprovarei rapidamente amigo! Volte sempre! Somos amigos! Att Gerson Rav

Post Top Ad

Your Ad Spot