As piores empresas de TI para trabalhar: as 3 piores do mundo! - blockchainsupertrader.com by Gerson Ravv

Tudo sobre TI-trabalho-dinheiro-mercado de trabalho-sistema-operacionais-computação e muito mais!

Hot

Post Top Ad

sábado, 20 de agosto de 2016

As piores empresas de TI para trabalhar: as 3 piores do mundo!

Ranking com as 3 piores empresas de TI para trabalhar de acordo com minhas conversas com amigos da área

Após algumas reflexões e conversas online com alguns amigos apresento agora para vocês o ranking com as três empresas que eu considero AS PIORES para trabalhar na área de TI aqui no Brasil, empresas que são FIM DE CARREIRA, um LIXO, MUQUIFOS FEDORENTOS e verdadeiros calabouços de tortura.

São três empresas cujos focos são TI ou áreas afins, excluí as empresas de TELECOM senão teria de fazer uma lista quase infinita de empresas lixosas e improdutivas que também jogam nas costas de seus empregados a conta dos prejuízos, erros grosseiros de gestão e mesquinhagem.

O ranking vai começar da menos pior para a piorzona, espero que se alguém que ler esse texto é empregado de algumas delas, fique ciente de que não estou criticando OS EMPREGADOS e sim AS POLÍTICAS BURRAS e ATRASADAS desses empresas que acabam por criar um clima insuportável e precário para quem trabalha nelas.



Só quem passou perrengues nessas empresas de TI sabe o quanto amamos nossa profissão e conhecimentos e o quanto sofremos ao lidar com um ambiente corporativo engessado, velho, embolorado, fedorento com seus gestores cabeças de bagre, falastrões e incompetentes.

Lembrando que estou criticando as políticas e mentalidades fecais das gestões empregadas nas empresas e não seus funcionários "operacionais" que dão o sangue para a coisa andar.


Vamos lá? Vou MODIFICAR OS NOMES com trocadilhos ou traduções toscas PARA EVITAR "PROBLEMAS", mas acredito que vai ser muito fácil identificar de qual empresa estou falando. Caso não consigam identificar comentem aê que dou umas dicas.

POSIÇÃO 3:  "TEXTO ABERTO"

Essa empresa veio do extremo norte do globo engolindo empresas menores dos EUA e empresinhas brasileiras, conhecida por fornecer aplicações, softwares e serviços relacionados para as áreas financeiras de outras empresas é uma gigante atuando em vários países do globo.      
 
Apesar de pagar salários um pouco acima da média, todos os ambientes e níveis da empresa são incrivelmente ENGESSADOS, uma burocracia escrota tira toda a autonômia de quem trabalha lá, do suporte nível 1 até os setores mais picas das galáxias, todos tem de ficar preenchendo formulários sem fim, a paranóia com ITIL é ridicula, reuniões supresa todo dia em qualquer hora sem aviso prévio tiram o foco das equipes, treinamentos desnecessários ou reuniões motivacionais online sem pé nem cabeça online derrubam a produtividade da galera que fica atolada até  o pescoço com atividades acumuladas e atrasadas.

O turn-over é alto por conta do clima de muito blá-blá-blá corporativo que acaba acumulando muito serviço  e para piorar a situação trabalham com o esquema de equipes enxutas no nível mais hard-core, ou seja: é normal um cara fazer o trampo de 15  ou 50 pessoas...

O sistema de preenchimento de "tickets" é obrigatórios para todas as equipes e níveis e utilizam uma ferramenta PODRE, HORRÍVEL, simplesmente um LIXO desenvolvida pela "ORÁCULO". 

Os caras perdem mais tempo BRIGANDO com esse sistema chulézento de formulários do que efetivamente resolvendo problemas... 

Pretende trampar lá? Prepare-se para além de dar conta de suas atividades também atender indianos malucos que falam um inglês com um sotaque TERRÍVEL, falar com americanos lesados e preguiçosos; largar um problema que você está prestes a resolver para participar de uma reuniãozinha idiota;  ter de fazer serviços nada a ver como dar baixa MANUALMENTE em contas pagas por pessoas que pagam boletos e faturas em farmácias ou mercadinhos lixosos, além de sempre ter a sensação de estar fazendo o trampo de 50 caras e recebendo o salário de meio cara...  

POSIÇÃO 2: AGÂ-PÊ

 A famosa empresa de "impressoras baratas com tintas com preço de ouro".
Uma verdadeira senzala moderna com cadeiras estofadas e ar condicionado no talo congelando suas orelhas.

Todos os setores são enormes, a pastelização (nível pastelaria) nessa empresa atingiu níveis nunca antes imaginados. Você fica de pé e consegue ver aquele mar de cabeças com head-phones, desde o nível 1 até os fodões especialistas com certificações master of picas atendem por telefone. Somente uma elite da elite que quase nunca niguém vê por lá não se submete à essa tortura moderna que mistura telemarketing com TI e só aparecem quando uma titica muito grande e colossal acontece.

Pretende "subir de cargo" na AGÂ-PÊ? Mas nem pendurando um DILDO fosforecente no pescoço que brilha no escuro e toca música você vai conseguir chamar a atenção de alguém por lá...

A filosofia de lá é assim: "aqui é para se trabalhar no que foi contratado e nada mais, simples assim!", ou seja, quando precisam de algum FODÃO sabem que conseguem um num estalar de dedos, para que vão perder tempo e dinheiro preparando ou treinando alguém de nível mais baixo? Aqui no Brasil, ao contrário do que esses jornais idiotas veiculam, tem muito, mas muito profissional de TI COMPETENTE sobrando, o que faltam são salários compatíveis com A CARGA DE TRABALHO COBRADA. 

Os salários em todos os níveis geralmente estão 20 ou 40% mais baixos do que a maioria das outras empresas, surpreso? Pois é, essa é a realidade de uma "multinacional".

 Liberdade? Tenta ir trampar nessa empresa com seu cabelinho descolado, bermudão fedorento ou tênis seboso para ver se não vão te chamar na chincha e dar um sermão sobre a importância da aparência externa que "demonstra claramente o que você está pensando e reflete seu estado mental, já pensou um grande cliente nosso nos visitando ver você assim parecendo um mulambo de humanas???". 

Virou pro lado para discontrair um pouco com o colega? Vai escutar na hora: "Posso saber que rodinha é essa aê senhores? Mais trabalho e menos conversa!".

Vai dar um olhadinha no smartphone? Se o superior perceber você vai ouvir aos berros: "Advertência! Advertência! Você não fez o treinamento de segurança e ética da informação? Se quer ficar dedando no smartphone então pede pra sair e vai pra casa! Aqui não é a Atento Brasil não!".

POSIÇÃO 1: "A PEQUENA ESTEFANY"

 Aaaaah! Agora a cereja artificial ruim do bolo em cima dos coliformes fecais! A empresa brasileira com sede em uma cidadezinha do Brasil...

Famosa entre os trabalhadores da área por pagar salários incrivelmente BAIXOS, alguns muito abaixo do que é considerado JUSTO.

Conheço muita gente da área que diz que jamais trabalharia nessa empresa.

Alguns descrevem seus setores como verdadeiros muquifos, cafofos com cheiro de jaula, carpetes podres e empoeirados, dizem que algumas operações enormes possuem apenas um minúsculo banheiro MISTO em locais pra lá de constragedores para quem vai dar aquele barrão, isso demonstra um claro objetivo de reduzir o tempo improdutivo dos funcionários.

O turn-over (entra e saí de empregados que são contratados e demitidos) bate recordes, só perdendo para empresas de telemarketing do tipo ATENTO E TIVIT devido ao stress causado por cordenadores e gestores malucos que também são sobrecarregados por metas insanas que beiram um filme de comédia.  

Recentemente a empresa começou a abrir operações em lugares PERIFÉRICOS em beiras de rodovias LIXOSAS, longe de tudo e de todos. 

Se não tiver carro para se locomover até um desses locais distantes nem tente entrar lá...  e mesmo que tenha carro mais da metade de seus ganhos serão destinados a abastecer e dar manutenção no carro.

Perspectiva de crescimento lá também é uma piada, também preferem contratar por fora e dispensar rapidamente do que preparar alguém ao longo dos meses pois a mentalidade decadente é essa: "precisei: comprei, usei: joguei fora".

Enfim, e vocês que trampam ou tramparam em outras empresas de TI? Também perceberam traços em comum nelas? Conta aê pra gente mas NÃO ESQUEÇA DE FICAR ANÔNIMO! 

Att Gerson Rav


24 comentários:

  1. Ola Gerson,

    Nao conhecia a primeira empresa, mas pensei que a HP era uma empresa boa.

    A ultima ja ouvi falar tambem, coloca propostas baixas pra fechar contratos, e repassa estes custos baixos aos funcionarios.

    Pessoal de help desk sofre demais, tem muito usuario sem educacao neste meio.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma salva de palmas para os guerreiros do primeiro nível do suporte e help-desk: sem eles as empresas DESMORONAM! Quando trabalhei de help-desk e como analista de suporte (primeiros empregos na área de TI),passava cada perrengue emocional que eu desenvolvi ansiedade generalizada crônica, depressão e pânico, levei 4 anos para "me curar" e não ter mais recidivas.

      Excluir
    2. Eu trabalho com infra e suporte numa empresa ERP.
      Minha vida ficou uma merda em todos os sentidos.

      Excluir
  2. Bom post. Eu trabalho na grande consultoria americana que se meteu em um escandalo com uma ex-grandenos eua e é exatamente o mesmo padrão das outras que vc citou: Turn-around altissimo, salário é uma droga, altas exigências para pouco ganho, sobrecarga de trabalho(Em alguns projetos, trabalha-se 12, 14 horas por dia fácil. COmigo isto não acontece pq no meu escritório existe um segredo). Tem um bom plano de carreira, mas só no papel. Na prática é injusto e beneficia quem chupa as bolas do chefe. Nepotismo lazarento, é fácil encontrar lideres e gentes com vínculos familiares o que acentua a pau-no-cuzisse generalizada. Os caras gastam dinheiro pra caramba em publicidade interna para iludir os trouxas e parecer que é um bom lugar. Durante a faculdade, queria muito trabalhar em uma grande empresa, uma multinacional, achando que ia vencer na vida... consegui! Mas percebi que se trata de uma grande ilusão. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado cara! As piores empresas em que trabalhei eram todas grandes multinacionais; já as que eram melhorzinhas e legais de trampar eram nacionais e médias ou pequenas, porém, sem perspectiva de crescimento, vivam sempre na corda bamba.

      Excluir
  3. Cara não sei se sou muito burro ou se seus trocadilhos foram difíceis de decifrar. A única que identifiquei foi a de empresoras, que por acaso eu achava totalmente ao contrário do que foi dito no texto. Tinha um colega de uniesquina que trabalhava nela e falava bem. Pelo jeito ele gosta de sofrer assim como tantos outros chimpas ou simplesmente estava ganhando muito mais que todos os fudidos de nossa sala, por isso em sua cabeça deveria valer a pena o sacrifício.

    Tudo o que você falou não muda muita coisa das empresas de outras áreas não.E por incrível que pareça a empresa com melhor clima organizacional para quem trabalhei era uma de TI. Claro que tinham reuniões idiotas e intermináveis, mas o serviço era pouco e não me estressava, passava o dia no facebook e YouTube para ser mais exato. Diferentemente de todos os outros em que sempre tive um chefia preguiçosa protegida e que não resolvia nada. Nesse se tivesse algo "mais complicado" deixava com a chefia que eles resolviam.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até quem trabalha na área faz tempo desconhece essa primeira empresa (ela veio para cá recentemente); A segunda que você reconheceu todo mundo sabe que as operações parecem uma coleção de PLAYMOBILS aonde todo mundo é PADRÃOZINHO; a terceira é brazuca e paga salários abaixo do nível salário de fome; realmente parece que a cada ano a situação de quem trabalha fica cada vez mais insuportável co climas organizacionais ruins.

      Excluir
  4. EAAAEEEEE Gerson!!! que bom q vc está de volta!!! Me ajuda em uma coisa: A área de TI que abrange Linux-Servidores tbm passa por essas putarias? Eu gosto mto de linux e tava pensando em fazer segurança da info, e tirar certificações fodas( tipo RHCE)pra trabalhar na área. Eu trabalho num orgão que usa linux, então eu já teria trabalho pra fazer e ir aprendenro na pratica. O q vc acha sobre essa área? META A REAL SEM DÓ!!!
    Anon vesgo dos 17cm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalhar com infra como especialista em servidores unix-Linux paga bem dependendo da empresa; as rotinas geralmente são: ficar buscando e analisando logs do server em busca de problemas; criar rotinas de backups, etc. Tem empresa que é "SUAVE" ser um analista linux, já tem outras empresas que fazem uma tremenda esculhambação e fazem a burrada de colocar o especialista em Linux para atender diretamente os chamados "clientes vips" sem o filtro do primeiro nível, aê é pra chorar! Precisam muito de especialistas em servidores que rodam Linux pois é o unix-linux que DOMINA a área de infra/servers; agora já tem empresa que só contrata pessoas para suporte de primeiro nível somente se eles souberem usar unix-Linux em desktops e melhor ainda se manjarem pelo menos o básico de linha de comando e confi de servers. Apesar de ter aprendido usar Linux sozinho, fiz treinamentos na 4Linux para incluir no curriculo, também fiz o Linux Esentials e depois tirei a certificação básica LPC1.

      Excluir
  5. Só identifiquei a segunda empresa, kkkkk. Área de TI não é minha praia. Mas quando você fala de salários horríveis, isso gira em torno de quantas dilmas?
    Abcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por exemplo: médias mensais

      suporte e infra:

      nível 1 (pouca especialização ou atividades genéricas da área: R$1.200,00

      nível 2 especialistas (com certificações): R$2.800,00

      =====================================================

      Desenvolvimento: MÉDIAS
      programador JR: R$1.900,00
      programador PLENO: R$2.200,00
      programador SENIOR: R$4.000,00

      Lembrando que esses valores são A MÉDIA. Pode variar entre 500 e 1000 reais dependendo do tamanho da empresa porém essas médias são reais. E tem que levar em consideração que o cara de TI gasta MILHARES de REAIS para se formar e continuar SEMPRE estudando ou seja: parecem valores acima da média brasileira porém quando se faz a conta dos gastos com estudos, stress e tempo: NÃO COMPENSA. Por exemplo: passei 4 anos no curso superior em Ciência da Computação que custou: R$1.200,00 mensal fora os gastos com livros e recursos (internet,cursos,livros,etc), agora faz a conta...

      Excluir
    2. esse exemplo de suporte e infra tbm se aplica ao comentario q vc fez acima sobre especialistas em unix-linux? qual a média salarial de especialista em servido unix-linux e relacionados?

      Excluir
  6. Porra cara, fala o nome da 1 e 3 que to curioso, nao sou da area de ti...

    Eu trabalho numa chamada "salsicharia do direito". Não a que você vai achar se jogar ess enome no google, mas uma equivalente.

    É uma piada. advogado ganhando 1,3k liquido, 14 horas d etrabalho por dia, pressão absurda, gerenjte retardado com sindorme do pequeno poder grosseirão querendo mudar as regras das merdas de como tem que treampar TODA SEMANA, políticas burras (centenas de recursos inúteis jogados na agenda que tem que ser dispensados e centenas de recursos que são feitos que acabam sendo contraproducentes, teses padronizadas lixosíssimas, fora o estupro mental, etc.. Essa porra causa um ódio mortal, minha vontade é destruir o servidor dessa bosta.

    Falando nisso, será que com algumas informações sobre o sistema interno que usamos para gerenciar os processos vocÊ saberia me dizer como invadir os bancos de dados deles? Sei que o gerente tem acesso a uma informação importantíssima: horário de conclusão do prazo - que os advogados não tem. Eu até consigo obter essa informação, mas vai ter que ser manualmente, abrindo prazo por prazo, o que vai demorar 10, 20 horas de trabalho que eu nao tenho, o dia que eu me demitir ou ser demitido meu usuário do sistema será excluido em meia hora e aí já era...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue os nomes das empresas em binário (procura na web um site para decodifcar em texto): 01001111 01110000 01100101 01101110 00100000 01010100 01100101 01111000 01110100 00100000 01100101 00100000 01010011 01110100 01100101 01100110 01100001 01101110 01101001 01101110 01101001
      ===================================================
      Invasão? Pra quê isso man! Não recomendo, é perda de tempo, mas para conseguir algumas informações dependendo das características da rede você teria de usar algum sniffer como o ethereal/wireshark para escutar o tráfego entre a máquina principal do gerente e o banco de dados, depois de posse dos pacotes capturados e caso os dados trafeguem criptografados na rede teria de usar um "descriptografador" e torcer para não levar 2 milhões de anos para a criptografia ser quebrada. Ou se já manja um pouco poderia usar o kali Linux disfarçadamente rodando num notebook pessoal mocozado na mochila.

      Excluir
    2. Ah, não conhecia de nome nenhuma das duas.

      Excluir
  7. Outra coisa: tem algum método de descobrir se o note do trabalho está sendo monitorado, tipo o que eu digito e tal? Tipo dar uma buca por keyloggers?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a empresa tem departamento de TI ou é cliente de alguma empresa de TI que realiza a manutenção dos sistemas e processo então tem a chamada AUDITORIA: sem tem auditoria TUDO o que você faz nos equipamentos e REDES da empresa é capturado e guardado. Cuidado.

      Excluir
  8. Caralho Geerson, li agora seu post sobre sua demissão. Sou o advolixo que comentou há pouco, salário imundo, 14 horas por dia na salsicharia do direito...

    Porra, veio até uma lágrima nos olhos. Imagino a felicidade daquele momento, daquela sensação de liberdade....

    Não deixe barato, espero que tenha juntado provas das horas extras e outras violações de seus direitos trabalhistas e meta esses fdps no pau.

    N Justiça do Trabalho tem Jus Postulandi, ou seja, não precisa de advogado pra meter os fdps no pau, não precisa dar 30% do que é seu pro adv. Se quiser, posso te dar uma mão pra fazer sua inicial... já faço milhares de petições ganhando centavos por cada uma delas mesmo, petições lixos em casos lixos que eu nao acredito ne na real tenho mais é vontade que o cliente se foda mesmo, apesar de claro fazer meu trabalho direito dentro do possivel e com ética, custa nada ajudar um cara gente fina estuprado por chefinhos cuzões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era uma empresa nacional mas já pagaram tudo direito man e hoje recebi um e-mail pedindo para ir lá assinar o recibo de um valor referente a participação nos lucros e mais não sei o quê. Fiquei sabendo esses dias que depois que ási da empresa os outros 6 caras que entraram no mesmo mês que eu já pediram demissão também e que só ficaram por lá caras velhos de casa que engravidaram as mulheres ou namoradas recentemente e tiozinhos endividados nos cartões de crédito e parcelas de carros, o resto que entrou comigo: todo mundo pediu demissão! kkkkkkkk!

      Excluir
  9. Também já trabalhei em uma empresa grande de TI, uma empresa indiana que tem como símbolo o girassol com as cores da bandeira LGBT.

    Era igual as outras que você comentou, salários baixíssimos, cobranças absurdas. Lá também usava o sistema lixo de tickets do "Oraculo", fora outros sistemas lixosos tipo "forecasting and planning applications", sistemas que são basicamente uma caixa preta que não deixar quase realizar nenhum tipo de modificação no sistema.

    O que pude perceber no tempo que estive lá e que os pica grossa não entendiam nada de tecnologia e não entendiam o que se passava no dia a dia da empresa nos níveis mais baixos. Enquanto eu tinha que entender como funcionava aqueles sistemas gigantescos, complexos, totalmente engessados, lendo a documentação oficial mal feita, cheia de erros e linguagem chula, trabalhando 10 horas dias em contas milionárias com os clientes me estuprando mentalmente em reuniões diárias me cobrando coisas absurdas que não davam para ser feitas devido a natureza do sistema, os picas grossas estavam lá ganhando seus salários de 6 dígitos preenchendo formulários básicos do Excel e Word, enquanto eu um técnico ganhando salário de fome de 3k.

    Já peguei o faturamento da empresa, somente uma conta que eles tinham, passava dos 8kk mês. Pior que os cara na maior cara de pau nas reuniões, falando que não iam dar aumento pro pessoal porque o dinheiro estava curto.

    Área de TI no Brasil é escravidão. Para passar por algo assim, só se conseguir um emprego em um país desenvolvido, onde você trabalha muito e estresse é grande, mas o salário compensa no fim do mês, no Brasil quando eu via meu salário ficava mais depressivo ainda, dai eu percebi que não valia a pena passar por tudo aquilo para ganhar merreca.

    Por isso eu larguei essa vida e parti pro empreendedorismo, ganho pouco, mas o estresse é muito menor, minha saúde melhorou muito. Antigamente vivia doente com a garganta inflamada devido ao estresse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empreendedorismo na área de TI?

      Excluir
    2. Fala cara! Eu também, depois de abrir meu micronegócio fiquei mais bem disposto, minha cor está mais saudável e não estou mais pálido e amarelo, nos dias em que ganho 200 ou 150 reais antes do fim do expediente coloco a placa de fechado e vou pra casa curtir o resto do dia; ser rico pra mim é isso: trabalhar e receber um valor justo, sem pressões, sem assédios, sem metas insanas que servem somente para enriquecer quem já é rico.

      Excluir
  10. Descobri teu brógue agora, Gerson. Já sabia que seria cuckoldizado com salários baixos em TI, mas não sabia que ia ser escravizado.
    Cada vez me convenço mais que concurso público é a única saida "boa".

    Se puder adicionar um futuro pedreiro virtual no seu blogroll, agradeceria. :)

    ResponderExcluir
  11. Há séculos TI é uma área lixo.Só exploração, bla,bla,bla e um nível absurdo de exigências. As big five são só propaganda.Por dentro, é só politicagem,gestores incompetentes e arrogantes.Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir

Comentários liberados, porém, se exagerar e postar discursos de ódio, preconceitos e spam vai levar bam! Att Gerson Ravv

Post Top Ad

Your Ad Spot