Seus professores dos cursos de TI não te contam pois eles sabem o motivo de terem saído de suas áreas de formação e porque agora trabalham como professores... 


Trabalho com informática ou modernamente chamada de "tecnologia da informação - TI" já faz muito tempo e tenho autoridade para dizer o quanto essa área é ilusória e não compensa gastar tempo e dinheiro nessa carreira.

Uma prova de que não há empregos para profissionais com alta qualificação na área de TI: a gente envia currículo pela CATHO assinatura pagante VIP mas na verdade quem postou a vaga depois entra em contato com você querendo empurrar cursos e assistência de COACH que custam o olho do ânus! VTNC! PQP! Agora, subemprego LIXO, escravizante para fracassados tem de monte: vagas sem fim para telemarketing ou suporte técnico que paga mixaria...

Eu mesmo tenho certificações de Linux, Cloud Servers, Windows Servers, Redes, SQL e até JAVA, mas NUNCA consegui um emprego realmente digno em que meu conhecimento fosse apreciado ou valorizado.

Em TI é assim: se até os 35 anos não alcançar o posto de GESTOR ou GERENTE vai ser chutado e ficar preso à uma vida lastimável de desemprego ou subemprego.  


A grande e dolorosa verdade é que as empresas não estão nem aê para os seus investimentos em conhecimento ou qualificação pois aqui no Brasil não há a necessidade de inovar nada, apenas COPIAM tudo dos EUA, usando fórmulas de bolo e sendo assim, até um chimpanzé vai saber fazer o trampo.

Eu mesmo com... vamos dizer assim, uma alta qualificação educacional e profissional, por CAUSA DA IDADE eu praticamente não existo mais para as empresas,  e olhem que minhas certificações foram tiradas em instituições TOP de linha e já estudei e trampei em grandes e famosas empresas da área. 

E agora para acabar de vez com suas ilusões: na área de TI é assim: ou você se torna um GESTOR ou GERENTE DE PROJETOS até os 35 anos no máximo ou você acaba sendo EXCLUÍDO, CHUTADO, CUSPIDO, DEFECADO da área. Simples assim. 

Quer entrar para a área de TI no Brasil? Beleza! Mas sempre tenha em mente que após completar 35 anos e ainda continuar na área do "OPERACIONAL", que são as áreas que não fazem parte da GESTÃO, saiba que você será excluído, quer você tenha competência ou anos de experiência na sua área de atuação.


Entre na área mas procure aprender sobre como gerenciar pessoas e projetos para ser qualificado como GESTOR ou GERENTE, pois somente esses dois cargos são efetivamente valorizados na maldita e sofrida área de TI.

Qual o motivo dessa desvalorização da mão de obra humana em plena idade do conhecimento, redes e informática?  

Depois que os EUA adotaram a política econômica de manter "a gentalha" na China ocupada com serviços braçais em fábricas dos EUA de produção de peças e produtos, o Brasil também seguiu esse modelo de só importar peças e produtos made in China, porém, como nossa realidade é completamente diferente e não temos MEGAS indústrias na China, agora só sobram empregos lixosos nas áreas de serviço que pagam mal para compensar a falta de fábricas e indústrias que são os setores que realmente produzem RIQUEZA e VALOR num país.

Com isso sobra gente para ser escravizada em call-centers de TI, suporte técnico, telemarketing e por conta disso os salários caem ainda mais a cada ano. 

A vida útil de um programador ou qualquer outra área de TI é muito curta, pois uma coisa é você desenvolver, administrar ou montar alguma coisa tecnológica no conforto de seu quarto, no seu ritmo, outra coisa é estar num ambiente terrível, sob pressões de todos os lados, regras idiotas, procedimentos inúteis mas obrigatórios e sem falar dos desastres diários que ocorrem num CPD ou fábrica de softwares...

Os caras nessas áreas não aguentam muito tempo, somente galgando um posto de gestor ou gerente dá pra seguir em frente, e mesmo assim: já ví gestor surtando e dando porradas no monitor ou agredindo alguém com sapatada na cara após uma crise de stress, (lembro até hoje de ver um sapatão tamanho 42 voando pelo setor),  isso para vocês terem uma idéia de como é o tóxico ambiente de trabalho nessas áreas.     

Quer entrar na área de TI entre, mas tenha sempre um PLANO B na manga: seja uma idéia viável para empreender ou um aluguel ou qualquer outra alternativa viável para poder viver após levar aquele gostoso pé na bunda e ficar anos frustrado procurando vagas na CATHO e nunca achar: conheço programadores picas das galáxias com anos de experiência que estão sendo sustentados por suas esposas ou filhos, que fim lastimável! E olha que os caras nem são tão velhos assim! Ainda não conseguiram a aposentadoria e nem conseguem voltar para suas determinadas áreas por causa da idade, aê fica difícil. Sempre tenham um PLANO B.

Att Gerson Rav

Meu novo vídeo de zueria que está bombando no YouTube: o primeiro HOMÚNCULO BRASILEIRO