Fujam da área de TI: verdades dolorosas que seus professores não contam - blockchainsupertrader.com by Gerson Ravv

Tudo sobre TI-trabalho-dinheiro-mercado de trabalho-sistema-operacionais-computação e muito mais!

Hot

Post Top Ad

sábado, 4 de junho de 2016

Fujam da área de TI: verdades dolorosas que seus professores não contam

Seus professores dos cursos de TI não te contam pois eles sabem o motivo de terem saído de suas áreas de formação e porque agora trabalham como professores... 


Trabalho com informática ou modernamente chamada de "tecnologia da informação - TI" já faz muito tempo e tenho autoridade para dizer o quanto essa área é ilusória e não compensa gastar tempo e dinheiro nessa carreira.

Uma prova de que não há empregos para profissionais com alta qualificação na área de TI: a gente envia currículo pela CATHO assinatura pagante VIP mas na verdade quem postou a vaga depois entra em contato com você querendo empurrar cursos e assistência de COACH que custam o olho do ânus! VTNC! PQP! Agora, subemprego LIXO, escravizante para fracassados tem de monte: vagas sem fim para telemarketing ou suporte técnico que paga mixaria...

Eu mesmo tenho certificações de Linux, Cloud Servers, Windows Servers, Redes, SQL e até JAVA, mas NUNCA consegui um emprego realmente digno em que meu conhecimento fosse apreciado ou valorizado.

Em TI é assim: se até os 35 anos não alcançar o posto de GESTOR ou GERENTE vai ser chutado e ficar preso à uma vida lastimável de desemprego ou subemprego.  


A grande e dolorosa verdade é que as empresas não estão nem aê para os seus investimentos em conhecimento ou qualificação pois aqui no Brasil não há a necessidade de inovar nada, apenas COPIAM tudo dos EUA, usando fórmulas de bolo e sendo assim, até um chimpanzé vai saber fazer o trampo.

Eu mesmo com... vamos dizer assim, uma alta qualificação educacional e profissional, por CAUSA DA IDADE eu praticamente não existo mais para as empresas,  e olhem que minhas certificações foram tiradas em instituições TOP de linha e já estudei e trampei em grandes e famosas empresas da área. 

E agora para acabar de vez com suas ilusões: na área de TI é assim: ou você se torna um GESTOR ou GERENTE DE PROJETOS até os 35 anos no máximo ou você acaba sendo EXCLUÍDO, CHUTADO, CUSPIDO, DEFECADO da área. Simples assim. 

Quer entrar para a área de TI no Brasil? Beleza! Mas sempre tenha em mente que após completar 35 anos e ainda continuar na área do "OPERACIONAL", que são as áreas que não fazem parte da GESTÃO, saiba que você será excluído, quer você tenha competência ou anos de experiência na sua área de atuação.


Entre na área mas procure aprender sobre como gerenciar pessoas e projetos para ser qualificado como GESTOR ou GERENTE, pois somente esses dois cargos são efetivamente valorizados na maldita e sofrida área de TI.

Qual o motivo dessa desvalorização da mão de obra humana em plena idade do conhecimento, redes e informática?  

Depois que os EUA adotaram a política econômica de manter "a gentalha" na China ocupada com serviços braçais em fábricas dos EUA de produção de peças e produtos, o Brasil também seguiu esse modelo de só importar peças e produtos made in China, porém, como nossa realidade é completamente diferente e não temos MEGAS indústrias na China, agora só sobram empregos lixosos nas áreas de serviço que pagam mal para compensar a falta de fábricas e indústrias que são os setores que realmente produzem RIQUEZA e VALOR num país.

Com isso sobra gente para ser escravizada em call-centers de TI, suporte técnico, telemarketing e por conta disso os salários caem ainda mais a cada ano. 

A vida útil de um programador ou qualquer outra área de TI é muito curta, pois uma coisa é você desenvolver, administrar ou montar alguma coisa tecnológica no conforto de seu quarto, no seu ritmo, outra coisa é estar num ambiente terrível, sob pressões de todos os lados, regras idiotas, procedimentos inúteis mas obrigatórios e sem falar dos desastres diários que ocorrem num CPD ou fábrica de softwares...

Os caras nessas áreas não aguentam muito tempo, somente galgando um posto de gestor ou gerente dá pra seguir em frente, e mesmo assim: já ví gestor surtando e dando porradas no monitor ou agredindo alguém com sapatada na cara após uma crise de stress, (lembro até hoje de ver um sapatão tamanho 42 voando pelo setor),  isso para vocês terem uma idéia de como é o tóxico ambiente de trabalho nessas áreas.     

Quer entrar na área de TI entre, mas tenha sempre um PLANO B na manga: seja uma idéia viável para empreender ou um aluguel ou qualquer outra alternativa viável para poder viver após levar aquele gostoso pé na bunda e ficar anos frustrado procurando vagas na CATHO e nunca achar: conheço programadores picas das galáxias com anos de experiência que estão sendo sustentados por suas esposas ou filhos, que fim lastimável! E olha que os caras nem são tão velhos assim! Ainda não conseguiram a aposentadoria e nem conseguem voltar para suas determinadas áreas por causa da idade, aê fica difícil. Sempre tenham um PLANO B.

Att Gerson Rav

Meu novo vídeo de zueria que está bombando no YouTube: o primeiro HOMÚNCULO BRASILEIRO



22 comentários:

  1. Os empregos vão para os lugares onde for mais barato pras empresas. Ser uma ferramenta é carreira curta. As faculdades nos vendem ideias idiotas de que é fácil ser uma ferramenta cada vez mais eficiente, basta "ter interesse e amar o que faz", sei lá.

    Nas áreas de tecnologia é bem fácil de ver o que você disse. Tem que gerir pessoas e projetos, ficar foda em PMBOK e coisas assim ou vai pra sarjeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora pensa isso: a maioria dos caras nerds de TI não sabem como liderar pessoas e não tem pretensão de ser gestor ou gerente, coitados desses nerds quando chegam aos 40 e pouco anos.

      Excluir
  2. A catho já teve que pagar multa por causa das vagas fantasmas que eles publicavam. Leia o blogue "Cuidado com a catho" para maiores informações. (https://cuidadocomacatho.wordpress.com/)

    ResponderExcluir
  3. Espera só. Semana que vem vai aparecer alguma reportagem dizendo que a área de TI é o futuro e é uma das que pagam melhor.

    Colocarão salários inexistentes e casos de sucesso. Só para atrair mais otários para as faculdades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk! Eu fico besta de ver essas matérias nos telejornais ou páginas da WEB. Um gari ou coletor de lixo tem mais qualidade de vida, menos estress e se comparar com o volume de trabalho até ganham mais que os caras de TI!

      Excluir
  4. Pessoal, estou mal... estou à base de corticóides e anti-alérgicos quase morto de intoxicação e tossindo sem parar. Você entra num ônibus e vê todo mundo tossindo igual... É que aqui em SP quando fica frio e nublado, a cidade é recoberta com um cobertor cinco vezes mais espesso que o normal de poluição e fuligem: com isso eu acabo sucumbindo à alergias terríveis... o cheiro de borracha queimada e fumaça está insuportável em São Paulo esse mês. Todos os móveis e cantos da casa amanhacem cobertos por uma grossa camada de pó preto e partícuklas brihantes, resumindo: estramos todos condenados em SP por causa do ar podre... Feliz de quem não mora em SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. moro na baixada e a situação do ar em sp todos dizem q eh bizonha

      Excluir
  5. Mano e sobre, particulamente, a situação dos militares que são de carreira nas forças armadas, e trabalham de TI lá. Mesmo sabendo q varia a pressão da rotina de lugar pra lugar, vc acha q o fato de ser estabilizado e ganhando 6,5k+ já é um fator que torna suportável a área?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, o fator estabilidade e clima "manso" típico de uma repartição do governo são interessantes, não sei como seria o ambiente de um CPD no governo mas acredito seria menos stress.

      Excluir
  6. Vc gosta de programação e TI, mas odeia como isso funciona aqui no Bostil, é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalhei numa empresa gringa que fazia a cada 3 meses uma pesquisa com todos os funcionários dela ao redor do mundo sobre SATISFAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL e depois fazia reunião para nos mostrar: pra você ter uma idéia, os EUROPEUS eram os mais insatifeitos com quase 95% de insatisfação, em segundo os AMERICANOS com 87% de insatisfação; JAPONESES com 75% de insatisfação; FILIPINOS com 63% de insatisfação; INDIANOS com 39% de insatisfação e por últimos NÓS BRASILEIROS com apenas absurdos 3% de insatisfação... e olhem o absurdo: nossos salários em comparação com os outros países era considerado o PIOR e MAIS BAIXO.

      Excluir
  7. Post com uma precisão Cirúrgica. Sou de TI, trabalho como desenvolvedor em uma multinacional Norte-Americana e endosso tudo o que você disse. Meu trabalho hoje é 'comoditizado' e sou facilmente substituido por profissionais em outras economias de fome, como India e Filipinas. Por um salário baixo para minha capacitação, tenho que conviver com stress a flor da pele, metas irreais e também a sombra do desemprego. Pelo menos eu saí da caixa, estou tentando empreender e deixar essa vida para trás, é uma aposta. Quando novatos me perguntam como é, eu sempre coloco a realidade que é praticamente essa que você descreveu no seu post.

    Abs,
    aprendizrealista.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aê cara, o negócio é empreender mesmo, vou sair da empresa em 30 de junho e regularizar meu negócio; já trampei em empresa que praticamente dispensou quase todo mundo e passou à usar um call-center de suporte técnico voltado mais para programação do tipo pastelaria lá na INDIA com indianos de GOA que sabiam falar o português.

      Excluir
  8. Olá,

    Vi seu blog por acaso, e também sou da área de TI.

    Desejo sucesso, corra atrás e tente uma pós na área de gestão, talvez seja mais fácil assumir um cargo de gestão em empresa menor, e aos poucos você vai crescendo.

    Abraço

    VDC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra man você comentando aqui!Sempre que posso dou uma lida no seu blog man (conheci dos seus coments no blog do Pobretão); gestão numa empresa de TI realmente não é pra mim, não tenho estômago pra isso, vou sair da empresa dia 30 de junho e finalmente regularizar meu micro-negócio. Sucesso pra você também man! Valeu!

      Excluir
    2. Que isto, seu blog que e muito bom, otimas historias, analises, inclusive te adicionei no meu blogroll, estarei comentando mais e lendo os posts. Abraco

      Excluir
  9. Mandou a real. Sou formado em computação em uma federal, tenho varias certificações Java e ganho lixosos 2.5k + vale como programacaco.

    Estou chegando aos 30 anos e espero passar em algum concurso nos próximos anos ou virar gerente. Se eu não conseguir nem uma coisa em outra é caixão.

    A verdade é que no Brasil ou você faz medicina ou está fudido.

    Ass: Beta da Computação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer CC numa federal ainda é melhor do que se formar em uniesquina ou cursos de humanas, pra você ver como o conhecimento em CC e afins é valorizado aqui no Brasil! Sucesso para você cara, espero que consiga seus objetivos!

      Excluir
  10. Boa Gerson Rav.

    O Pardal aqui formado em TI, com diversas certificações(CAPM,ITIL,COBIT,ISO2000,OCEB 2), experiência em "fábrica" de software...e Desempregado.

    Larguei na primeira semana a pós em Governança de TI depois que percebi rapidamente a merd!#!@ que estava fazendo.

    Ambiente de fábrica é terrível. SLA's(acordos de nível de serviço insanos), demandas pululam no "fim" do expediente, cobranças e mais cobranças, dificuldades de projeção na carreira, etc.

    Liguei o foda-se e que se exploda todo mundo.

    Excelente escrito, depois também vou escrever algo sobre o tema em tela.

    Falow,
    Pardal
    Blogroll estamos por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala man! Quando escuto a palavra "SLA" até gorfo de nojo! Fábrica de software é o inferno na terra mesmo, em empresa pequena então é uma masmorra!kkkkkk! Só quem não é da área ou ainda está deslumbrando com as primeiras experiências do primeiro trampo é que não acreditam nos nossos relatos aqui né não? Sucesso no blogroll cara!

      Excluir
  11. Aproveitando para avisar: NÃO estou mais publicando comentários que falam sobre MULHERES, SEXO e DIFAMAÇÕES sobre pessoas, outros blogs e blogueiros, e comentários com muitas palavras de baixo calão também serão filtrados; saibam que hoje NINGUÉM está mais anônimo na WEB (nem usando TOR), já tenho problemas demais na minha dura vida, portanto, evito qualquer tipo de polêmica sobre esses assuntos que hoje são motivos de processos e cadeia, por favor entendem: é para o bem de vocês mesmos. Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Já me falaram que a area de T.I é complicado, nunca trabalhei com T.I mas tenho certo conhecimento e só vou fazer faculdade em sistemas para internet pq ganhei bolsa de estudos integral, vou fazer esse curso primeiro pq ganhei a bolsa integral, não achei as outras opções mto boas, e tb pq penso em empreender nessa area, na grade do meu curso vai cair até empreendedorismo, para empreender na area de T.I o terreno é fertil ou esteril?

    ResponderExcluir

Comentários liberados, porém, se exagerar e postar discursos de ódio, preconceitos e spam vai levar bam! Att Gerson Ravv

Post Top Ad

Your Ad Spot