Quem nunca sonhou em ter uma ótima carreira? Viver com estabilidade financeira, possuindo uma carreira cheia de títulos e formações acadêmicas que valorizem quem você é diante do mercado de trabalho. 

 Não é ruim pensar assim. Infelizmente, no cenário atual no qual vivemos talvez pensar assim, ao olhar de algumas pessoas, seja impossível e essa realização poderá nunca acontecer.

Muitas pessoas creem que devemos nos acostumar a viver na comodidade de um emprego estabilizado, recebendo uma quantia exata ao final de todos os meses, férias e 13º salário ao final do ano, e que viver assim, é o que todo ser humano tem que fazer.

Esse estilo de vida profissional não é ruim, muito pelo contrário, é o sonho de muitas pessoas. Mas, e aquele que está insatisfeito com isso? Qual seria a saída e a solução para a vida profissional daquele que quer fazer mais e ter mais do que uma rotina pré-estabelecida?

Atualmente, muita gente quer se mostrar para o mundo, e colocar em prática aquilo que ama fazer. Poder fazer o que se ama ganhando por isso, é sem dúvidas algo maravilhoso, ainda mais para aqueles que estão insatisfeitos pessoalmente, e não aguentam mais os salários mixarias que são pagos em algumas instituições.

Então, por que não empreender e assumir seu sonho de ganhar e ser feliz fazendo o que ama?
Para aqueles que se veem nos fatos descritos acima, aqui embaixo, podemos descrever as diferenças e vantagens do trabalho autônomo e do assalariado. Vamos lá?!

Isso mesmo! Cansei de ser burro de carga de gestorzinho pau mandado de dono de empresa: agora EU vou ser ao mesmo tempo gestor e dono da minha própria empresa!

Autonomia: liberdade, responsabilidade e satisfação


Poder ter liberdade para arriscar, acertar, errar e tentar novamente aprendendo todos os dias algo novo e vivendo todos os dias algo diferente. Podemos resumir assim o trabalhar autônomo.

Sem ter um chefe ou superior para guiá-lo em suas decisões pensando no bem da instituição, o trabalho autônomo permite a aqueles que o aderem a arriscar sempre e aprender com seus erros.
Rotina é algo que não podemos dizer que é certo quando se é autônomo. Poder tomar as decisões que você quer desde as mais simples, como, à hora de começar um dia de trabalho, ou, associar-se a outra empresa, são oportunidades oferecidas no trabalhar autônomo.

Apesar desses benefícios, ser um empresário, ou microempresário, requer administração pessoal e responsabilidade acima de tudo, afinal, não se conquista um bom status profissional de uma hora para outra, não é mesmo?

Cumprir todas as etapas para alcançar a meta necessária e chegar ao objetivo estabelecido, é um exemplo de como ser responsável com seu empreendimento.



A coragem para empreender é fundamental quando se é autônomo. Confiar no que está fazendo ajuda na hora das dificuldades e nas tomadas de decisões para seu negócio.

Apesar da confiança que o seu micro negócio dará certo, também é necessário ter coragem e consciência da necessidade de inovação para quando as coisas não forem tão bem. Pessoas têm ideias novas todos os dias.

Às vezes, algumas delas podem ser diferentes e chamarem mais atenção das pessoas do que outras, mas ter coragem para fazer sempre melhor é o segredo para não desistir.

Agora já decidi meus amigos leitores: DIA 30 DE JUNHO VOU PEDIR DEMISSÃO! E com 100% do tempo livre para me dedicar ao meu micro-empreendimento que já estou FORMALIZANDO e vou finalmente me livrar dessa rotina massacrante e cuckoldizadora de trabalhar em empresas de TI.

Att Gerson Rav