A incrível vitória de um nerd: de esquisitão à dono de empresa - blockchainsupertrader.com by Gerson Ravv

Tudo sobre TI-trabalho-dinheiro-mercado de trabalho-sistema-operacionais-computação e muito mais!

Hot

Post Top Ad

sexta-feira, 25 de março de 2016

A incrível vitória de um nerd: de esquisitão à dono de empresa

Tive um professor que dizia: "O medíocre e sem talento alcança o sucesso e a fama porque PERSISTE e INSISTE até conseguir que uma massa de gente tão medíocre e sem talento como ele passe a ACREDITAR nele, e aquele nerd "inteligente" pode ter idéias geniais e talentos preciosos mas vai morrer na casa dos pais, pobre, sozinho e batendo bronha no banheiro porque desiste antes de tentar alcançar o sucesso e não DIVULGA ou coloca em prática suas idéias."  

Essa frase ficou gravada como uma cicatriz profunda na minha mente.

Anos atrás, quando ainda trampava com suporte técnico nível 1, conheci um cara que tinha o mesmo "estilo" que eu: morador de uma periferia de SP mais barra pesada que a minha, nerd, esquisitão, feioso, viciado em leitura e louco por computadores e códigos fonte de programação.

Vou chamar ele de Pedro pois não quero revelar a identidade dele...

Se o típico nerd não consegue nem vender sua própria imagem pessoal , como vai conseguir vender suas idéias sem o apoio de um falastrão? O que seria de Wosniak sem o falastrão do Steve Jobs?  



Sentávamos um ao lado do outro e sempre trocávamos idéias sobre programação e nossos mini-projetos: ele era louco pela linguagem C# (C SHARP) e eu pela linguagem JAVA; costumávamos trocar nossos programas para testar e depois um dava feedback para o outro. Era a única diversão que tínhamos durante o expediente chato de atender usuários chatos...  

assista o vídeo explicativo completo gratuitamente! 


Certo dia Pedro apareceu com um software interessante: o programa reunia TODAS as 45 ferramentas de troubleshooting que usávamos no trampo em apenas UMA e ainda gerava relatórios e gráficos sobre TMA e tinha várias opções de customização para automatizar operações chatas e repetitivas e até sinais de alerta para lembrar de determinados chamados que estavam esquecidos na fila do segundo nível preguiçoso! Era simplesmente demais o negócio! Com a ajuda de um carinha da infra de Windows Server conseguimos fazer um teste com as funções de gerar relatórios de TMA e gráficos.   

E todas essas funcionalidades num único programa que era leve, não travava, não dava bugs pavorosos na hora de salvar as informações pois o software salvava tudo sempre que uma tecla era pressionada! 

Pedro teve sua idéia e criação desvalorizadas e... VAZOU da empresinha! 


Entre nós chimpas do primeiro nível foi uma festa: finalmente estávamos livres de 45 ferramentas lixosas que pediam milhões de login e senha para serem utilizadas e que dava bugs desastrosos! 

Pedro não queria de jeito nenhum que a gente mostrasse para o coordenador e demais gestores a sua criação, TINHA MEDO E VERGONHA, mas como a maioria do primeiro nível  era chimpão e tinha até uns falastrões no meio da gente e o fato de  odiarmos as 45 ferramentas lixos da empresa, fomos mostrar para o coordenador e gerente o software de Pedro.    

Apresentamos para o nosso coordenador e gerente de área que simplesmente olharam o programa e disseram: "Grande coisa! O Pedro só reinventou a roda... Que bosta de programa. Você estão proibidos de usar essa porcaria no Server, se quiserem podem usar somente a versão não conectada ao server, usem apenas a função de troubleshooting de DNS e verificação de propagação, nada mais..."

Toda idéia para criação de um software ou APP nasce assim: feia e rabiscada apressadamente


Ficamos furiosos!  O programa desenvolvido por Pedro era leve, não bugava, tinha um desing moderno, limpo e funcional; os programas da empresa eram "LEGADOS", bugados, pesadões, design e estética dos horríveis ANOS 90! PQP! Que desvalorização das idéias e criações! 

Depois, Pedro ao perceber nossa empolgação com seu programa, dias depois criou um site, simples, apenas com textos sobre suas criações com C# e explicando algumas funções dos seus softwares.

Não deu 6 meses para que uma outra empresa se interessasse pelo software e então, Pedro recebeu a proposta para trabalhar nessa outra empresa na área de DESENVOLVIMENTO e de quebra dariam para ele todo o suporte para que ele REGISTRASSE A PATENTE DO PROGRAMA e eles comprariam ADIANTADO dele A LICENÇA do programa!


Imagem erótica para nerds e geeks de programação: vai sair leitinho!


Pedro não pensou duas vezes para pedir demissão, foi para a outra empresa, fez o longo processo de registro de patente do código, recebeu um bom DINHEIRO pelas licenças que vendeu para essa outra empresa REVENDER e com o dinheiro recebido disso, abriu uma pequena empresa de embalagens personalizadas e sacaria em seu próprio bairro, na garagem da casa dele! Pedro ainda recebe pela licença do software cada vez que a empresa fecha negócio com outra.

Hoje, Pedro pediu demissão e só programa por lazer e prazer, vende embalagens e sacos em seu site para o mundo todo e não quer nem saber de voltar à trampar para os outros.



Penso nisso todo dia. Estou escrevendo vários projetos de APP e softwares para depois divulgar aqui ou na web, pois o que um pequeno grupo de pessoas vê como lixo ou como RODA REINVENTADA, um outro GRANDE GRUPO pode ver como OURO ou INOVADOR! Tente! Nunca desista! Os medíocres estão tentando nesse exato momento!

5 comentários:

  1. É estar no momento certo com as pessoas certas. Imagina se o steve jobs nunca tivesse conhecido o Steve Wozniak. O cara no máximo teria sido um gerente medíocre falastrão e meia boca. Até o pai do Woz sabia que o Jobs explorava seu filho, tanto que fez o jobs chorar e se desculpar por uma merda que ele tinha dito para ao Woz.

    A história seria outra e os macfags nem existiriam.

    ____________

    Quantas vezes eu não já desisti de algo por está cercado de gente errada. A internet foi a melhor ferramenta criada pelos nerds para os nerds.
    Imagina a dificuldade que seria a divulgação de inovações e ideias inovadoras se somos cercados em 99% do tempo por macacos pelados?

    Brabo.


    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil mesmo crescer no meio de gente pequena que tem a visão estreita e não se interessam por nada ou não te ajudam mesmo que seja com elogio e empolgação. Até o país em que a gente nasce pode determinar nosso sucesso ou fracasso: a gente mesmo nesse momento em que a política pega fogo: estou hiper-desanimado, uma mistura de medo e ódio me consome, vejo amigos e vizinhos perdendo o emprego, meu faturamento diminuindo; estou cansado de trabalhar naquela empresa e enquanto essa crise política e econômica continuar não posso pedir demissão e vou afundar ainda mais na depressão e ódio.

      Excluir
  2. Post foda Gerson, e a frase que o seu professor disse é pra emoldurar e botar num quadro!

    Eu não tenho conhecimento em programação, mas estou procurando alguma boa ideia para criar um app. Nesse caso, vc acha que vale a pena, após ter a ideia, ver se é viável e tudo mais, chamar alguém pra colocar essa ideia em prática?

    Quem sairia com mais lucro nessa história, eu, quem "criei" a ideia do app, botei a grana para começar e etc, OU os programadores que tiraram ela do papel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza man?! Vou criar um post explicando detalhadamente sobre os esquemas de desenvolver e vender ou distribuir um app ou software, falarei sobre valores, stores, e tudo o mais, para ajudar quem tem dúvidas; para evitar problemas de autoria, recomendo primeiro registrar o código ou pelo menos a SUA IDÉIA com as imagens nesse site: https://avctoris.com/ , mas o ideal mesmo depois é registrar definitivamente através do LONGO E BUROCRÁTICO processo no INPI (instituto de patentes); de posse desses documentos ou pelo menos tendo o registro no https://avctoris.com/, você pode dizer que tem posse sobre aquela idéia ou software; você pode tentar no site da WORKANA um desenvolvedor que se interessando possa desenvolver para você seu app, mas já vou avisando: a maioria se sente "estrelinha-pica-das-galáxias", tenha paciência com as respostas e propostas deles;não se deixe enganar e faça um contrato reslatado que após a entrega do APP ele não tem direito a mais nenhum centavo que vc ganhar com o APP; também vou fazer um post tutorial de como criar um app android simples no Android Studio. Em breve vou postar um texto sobre esse universo de devv de apps, abraços e bem vindo ao blog!

      Excluir
    2. Valeu pela resposta Gerson, vou ficar no aguardo desse post.
      Abraços!

      Excluir

Comentários liberados, porém, se exagerar e postar discursos de ódio, preconceitos e spam vai levar bam! Att Gerson Ravv

Post Top Ad

Your Ad Spot