WINDOWS OU LINUX? QUAL O MELHOR SISTEMA PARA QUEM TEM POUCA GRANA? - blockchainsupertrader.com by Gerson Ravv

Tudo sobre TI-trabalho-dinheiro-mercado de trabalho-sistema-operacionais-computação e muito mais!

Hot

Post Top Ad

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

WINDOWS OU LINUX? QUAL O MELHOR SISTEMA PARA QUEM TEM POUCA GRANA?


Boa noite pessoal! Como está dito na minha descrição do blog, trabalho na área de TI mas desde criança fui interessado em computadores e similares.


Mensagem subliminar de um Pinguim traficante? Não! Apenas o mascote da distro SLACKWARE!


Eu tinha vizinhos japoneses que também eram fissurados em tecnologia e eles sempre apareciam com algum PC sucateado da IBM de tela verde ou daqueles computadores bem primitivos da Atari que traziam do Paraguai . Eles trabalhavam na feira e tinham banca de pastel) e me davam aula de reforço de matemática pois eram feras e depois deixavam eu fuçar em suas máquinas enquanto eu assistia o programa do BOZO (nossa que bosta!).

Os japas só deixavam eu assistir essa merda e mexer em seus PCS da IBM tela verde seu acertasse as expressões numéricas que eles passavam. Nossa que bosta!   


Hoje os sistemas operacionais em desktops dominantes aqui no Brasil são: Windows e Linux, mas é claro que existe muito mais gente usando Windows do que Linux.

Vou abaixo analisar os pontos positivos e negativos dos dois sistemas e o impacto na vida de um cara pobre que busca conexão na internet e conhecimento e o que cada um desses sistemas causam
direta ou indiretamente na produtividade do usuário em seu dia a dia na frente do monitor do PC.

WINDOWS

Uso muito o WINDOWS no trabalho apesar de também utilizar um notebook com Linux ao lado do desktop.


O sistema de Bill Gates foi evoluindo lentamente através dos anos e após fracassos como o WINDOWS VISTA e o WINDOWS 8 que desagradou usuários do mundo todo, hoje temos o WINDOWS 10 e minhas impressões sobre essa nova versão foram POSITIVAS: o sistema se mostrou bem mais estável sem tantos erros e travamentos; as janelas estão mais clean e o modo de buscar dados no sistema estão bem mais amigáveis e fáceis de manejar e encontrar o que se procura não é mais uma TORTURA como era no WINDOWS 8.
Um ponto positivo do Windows 10 é a opção de baixar programas auxiliares ou DRIVERS em sua loja virtual da MICROSOFT com rapidez e sem frescuras.



SEGURANÇA: realmente o Windows continua sendo o alvo preferido de crackers quando o assunto é invasão e roubo de dados: basta navegar na internet e esbarrar em um site malicioso ou baixar qualquer coisa para seu antivírus apitar como louco detectando ameaças; sem um bom antivírus PAGO você praticamente não tem segurança nenhuma ao navegar usando o windows, isso mesmo: somente antivírus PAGOS são eficazes no controle de infecções por vírus e malwares no WINDOWS. Para um sujeito pobre ter os dados do cartão de crédito ou dados de conta corrente roubados pode significar um grande prejuízo.




DIVERSÃO: infelizmente tenho que concordar que em matéria de jogos o Windows ainda supera em milhões de anos luz o Linux; com qualquer placa de vídeo 1GB de ram já dá pra jogar alguns games interessantes.

PRODUTIVIDADE: para quem usa planilhas, digita textos para trabalhos de faculdade, cria slides para apresentações ou usa programas para formatar fotos e vídeos também dou ponto positivo para o Windows e seu pacote OFFICE e outros programas de edição de imagens/vídeos : os nerdões e metidos a GEEKS ALTERNATIVOS podem chorar, esmurrar o teclado mas tenho que dizer: o OFFICE SUPERA QUALQUER OUTRO PACOTE DE PROGRAMAS DE ESCRITÓRIO e o OPEN OFFICE/LIBRE OFFICE da vida NÃO TEM NEM COMPARAÇÃO o quesito PRODUTIVIDADE E ESTABILIDADE, programas FREE não chegam nem perto do PACOTE OFFICE do Windows.
Experimenta fazer um trabalho de faculdade no OPEN OFFICE no LINUX seguindo as regras da ABNT e depois entrega por e-mail pra você ver a nota que você vai tirar: fica tudo desformatado quando o professor ler no Office dele...
Para um sujeito explorado por metas e notas, usar o office da Microsoft poupa horas de dor de cabeça.


crédito da imagem: http://img08.deviantart.net/47df/i/2008/241/b/9/mickeysoft_by_side_fx23.jpg 

Apenas lembrando que todo produto da MICROSOFT COBRA VALORES na forma de LICENSAS DE USO e a maioria é bem CARA mesmo, porém, eu digo: uma instalação PIRATA de um sistema ou software pode custar MUITO CARO no futuro gerando dores de cabeça e violações anais no usuário pois para ativar os produtos utilizam mini-programas infestados de vírus e malwares.



LINUX

Agora vou falar do sistema OPEN SOURCE (sistema de código aberto) que mais uso em casa. O pessoal costuma dizer: “Linux é grátis, logo, o que é grátis não presta!”; mas não é bem assim: algumas versões do sistema (DISTROS) ou distribuições realmente são GRATUÍTAS, porém, muitas vezes o suporte é cobrado e temos distros como a RED-HAT que não é grátis.

Existem milhões de versões do sistema Linux para todos os gostos e níveis de habilidade; como no Windows, nas versões modernas conseguimos baixar e instalar softwares PAGOS ou GRATUITOS através dos chamados REPOSITÓRIOS, o fato de que algumas distribuições Linux serem de graça faz com que muitas vezes o valor cobrado em um notebook ou desktop seja mais baixo do que um mesmo desktop ou notebook com o Windows. Para um sujeito pobre todo desconto é LUCRO.




 

SEGURANÇA: se você que é entusiasta do Linux pensa que vou dizer que Linux é invulnerável está muito enganado... A arquitetura do sistema pode até ser mais bem estruturada e segura que o Windows, porém é aquilo: de que adianta um super-sistema-operacional se o usuário é uma mula-sem-cabeça que negligencia tudo o que se refere à segurança na hora da conexão ou utilização de softwares? A única diferença na segurança do Linux para o Windows é: se você por acaso infectar o PC rodando Linux com um software ou link malicioso somente aquele arquivo ou diretório em que você instalou o vírus ficará danificado e não se espalhará pela árvore do sistema de arquivos; já no Windows é como um efeito dominó: a infecção vai se espalhar pois a arquitetura do Windows favorece isso.

DIVERSÃO: somente nos últimos dois anos é que nós usuários Linux ganhamos alguns games mais bem feitos com gráficos bons, jogabilidade legal mas mesmo assim: os jogos atuais disponíveis para Linux não chegam nem perto dos ÓTIMOS GAMES desenvolvidos para a plataforma do tio Bill Gates.

PRODUTIVIDADE: esse fator depende: se você for um programador que utiliza constantemente as linguagens mais FODELONAS como C, C++ e PHP programar utilizando um PC com Linux faz você ganhar HORAS senão DIAS de produtividade; acredito que isso se deve ao fato de que todo programador (acho que a maioria) por ser curioso aprendeu a usar Linux NA MARRA e isso ajuda no desenvolvimento de habilidades com o TERMINAL (pesquisa na WEB pra saber mais) onde a comunicação com o PC é toda feita através de digitação de códigos, bem diferente do Windows e seus next-next-next arrastando mouse sem saber muito bem o que se está fazendo.
Ponto negativo: a produtividade cai e muito se você utiliza esses pacotes FREE de softwares de escritório tipo OFFICE_LIBRE e outros softwares de edição de imagens, arquivos, vídeos, etc.
Tente fazer um folder com o GIMP ou editar um vídeo com os programas gratuitos para Linux para ver se você não vai ter vontade de DINAMITAR o computador e depois tacar fogo nele...

Enfim, essas são somente as MINHAS OPINIÕES sobre os sistemas operacionais que mais são utilizados aqui no Brasil.

Minha dica é: procure os famosos SUCATÕES DE INFORMÁTICA e arranje um PC usado bem baratinho que você ou algum amigo que entenda faça um DUAL BOOT: você terá os dois sistemas disponíveis em seu computador, só não esqueça de que deve PRIMEIRO INSTALAR O WINDOWS na primeira partição  e na outra partição instale o LINUX. 

Com os dois sistemas no mesmo HD você vai treinando nos dois: a internet está repleta de vídeos e tutoriais com os segredos do Windows e Linux para quem quiser aprender DE GRAÇA.   



Como eu disse: utilizo os dois sistemas e ambos possuem qualidade e defeitos, pontos positivos e pontos negativos e confesso que não conseguiria viver sem os dois.

Talvez um dia teremos um sistema operacional que seja um super-híbrido dos dois sistemas e que tenha o melhor das DUAS FILOSOFIAS E PARADIGMAS, pois um sistema operacional nada mais é do que o reflexo do pensamento daqueles que os projetam e desenvolvem.

Boa noite e busquem o sucesso sempre!

Att Gerson Rav                      

12 comentários:

  1. O problema dos programas opensource é que eles são feitos por programadores alienígenas para programadores alienígenas.
    O gimp não deve nada ao Photoshop, o problema dele é a adaptação que é absurdamente difícil e para fazer um mesmo efeito tem que fazer em muitos mais passos.
    Inkscape também, outro programa bizarro, você vê os resultados dos outros malucos e não acredita.

    Assim como o Blender que tem trabalhos maravilhosos, mas seu render demora mais que uma mula descendo café de morro e já tentei aprender a mexer pelo menos 10 vezes e nunca aprendi de fato.

    Quanto ao resto dos programas eu acho tudo bem capado.
    Openoffice e seus derivados deveriam ser queimados e reescritos do zero. Aí tu pega o Kingoffice, que apesar de não ter um dicionário muito bom dá de 1000x a zero no openoffice, você chega fica com raiva que eles peçam esse troço em prova de concurso, se na repartição ainda usa xp com office 2003.

    Mesmo surgindo distros mais amigáveis ao publico acredito que ele nunca vá passar de um sistema para servidores e manutenção de pcs, pois nele só esses programas são realmente competentes.

    Agora para edição de multimídia não há sistema imbatível como o OS X. Mesmo rodando em maquina virtual dá uma surra no Windows. Isso fica mais claro ainda com render 3d ou vídeo.
    Mas também só serve pra isso, pq seus programas são tão capados quanto o do Linux, experimente usar o pacote office embutido (lixo) ou uma planilha cheia de macros no Excel da própria Microsoft, dá pau na hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala man! Essa galera que desenvolve softwares para o Linux vivem em outro planeta mesmo. Eu ODEIO o GIMP e somente utilizo ele para criar GIFS; realmente ele tem milhões de recursos mas precisava ser tão complexo? kkkk! Trabalho com um nerdão do meu lado que está fazendo uma imagem usando o GIMP e está fazendo pixel por pixel: dá agonia de ver ele no finzinho da hora do almoço se matando no micro! Meu sonho de consumo é um MAC mas cadê a grana? Vida de pobre! kkkk! Abraços!

      Excluir
  2. Inacreditável: os meus textos que falam sobre meu casamento fracassado com uma modernete promíscua superam em 5 vezes os acessos aos textos meus sobre trabalho, tecnologia e empreendimentos... Lamentável: agora sei pq música sertaneja e o Pablo fazem sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Hoje quando chegar em casa, vou postar um caso de HOMEM HONESTO QUE SOFREU TRAIÇÃO com o fim trágico, que ocorreu aqui ao lado da minha casa (vizinha muito amiga da gente)e marcou minha infância (eu tinha apenas 10 anos) e posso dizer: depois desse caso NUNCA mais confiei em mulher nenhuma. Aguardem amigos leitores. Att Gerson Rav

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço desculpas aos leitores pq não estou arrumando tempo para escrever o relato do caso cabuloso de traição que testemunhei quando era criança; aqui no trampo está um inferno e quando chego tarde em casa estou pregado e destruído pelo calor de 45 graus que está fazendo. Assim que der vou publicar esse caso horrível no blog. mais uma vez: desculpem! Att Gerson Rav

      Excluir
  4. Mano, eu quero usar o computador pra trabalhar, usar auto Cad, planilhas, word, programação, edições no Sony Vegas, desenvolver web sites, estudar enfim, o Linux seria meu perfil ideal ou seria Windows?? Os PCs com Linux estão muito mais baratos mesmo com configuração boa, (não uso o computador para jogos) então por não querer jogar no PC e apenas trabalhar desenvolver apps e tal o Linux seria o melhor pro meu perfil de usuário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, pelos programas que você mencionou, acredito que somente o Windows mesmo pois os programas Open Source genéricos desses programas que você citou por mais que tenham sido desenvolvidos com boas intenções dificilmente alcançam o mesmo desempenho dos softwares proprietários, essa é verdade; recomendo você utilizar os dois sistemas, eu utilizo os dois ao mesmo tempo e não vivo sem eles.

      Excluir
  5. Me esclarece só mais uma dúvida.

    Eu quero comprar um pc mas a grana tá curta, gostaria de saber se o pc acessível q achei é bom para tarefas como:

    Navegar na internet,desenvolver aplicativos para Android, pacote office, edição de vídeos no Sony Vegas, edição de imagens no Photoshop, vídeos no YouTube, e upar vídeos na rede q é basicamente o q vou usar, lembrando q não usarei pra jogos

    Processador J1800 dual core, 4GB de RAM, 500GB de HD, Placa de vídeo onboard(comprarei futuramente uma offboard pra não sobrecarregar processador) para o meu uso esse pc seria bom? Ou mesmo nessas tarefas ele vai travar??

    Posso gastar no máximo até 1200 o que torna inviável ter um pc potente e o valor desse pc é 1100
    Obs:a marca é Positivo

    Obrigado mano

    Dei uma pesquisada na net de leves e a maioria diz ser ruim pra jogos e tal mas jogos não é meu foco, não vi nada específico se para o meu uso ele está de bom tamanho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pc da positivo dependendo do modelo podem render surpresas desagradáveis: se vc abrir um pc da Positivo vc vai notar a tremenda falta de cuidado e relaxo nos modos de montar os hardwares: cola quente pra todo lado, parafusos frouxos ou espanados, fios colocados de qualquer jeito encostando em circuitos correndo risco de queimar tudo de uma vez; tenho um positivo modelo Premium encostado que ganhei de uma rifa: era novinho na caixa e tive de trocar a placa mãe lixo chinesa que queimou com 2 meses de uso e o negócio desliga sem mais nem menos sem ter nenhuma causa para isso já que a fonte é de 500 W e está tudo configurado e montado corretamente, não dá nem pra vender essa droga. Prefiro comprar meus PCS em sucatões e sempre da DELL, depois vou configurando e trocando harware até ficar do meu agrado. Com apenas 250 até 380 reais dá pra levar pra casa um bom PC da Dell usado, se vc vai usar WINDOWS ou Linux recomendo processadores da Intel e pelo menos 2 GB de ram já dão para aguentar essas suas atividades que você citou.

      Excluir
    2. Ta doido? 2gb com toda certeza do planeta pode esquecer photoshop e edição de vídeo. Elas vão demandar MUITA ram, no mínimo 4gb. De nada!

      Excluir
  6. Olá, tudo bem? você poderia me indicar um pc bom para jogos online em 3D tipo farmville2 na faixa de $2.000,00? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, olha, sobre games estou desatualizado uns 5 anos que foi quando parei de configurar o pc para jogar, recomendo o canal do Diolinux que tem alguns vídeos sobre games para Linux.

      Excluir

Ah! A moderação de comentários voltou! Se seu comentário cair no filtro vou analisar sua contribuição intelectual e aprovarei rapidamente amigo! Volte sempre! Somos amigos! Att Gerson Rav

Post Top Ad

Your Ad Spot